Varsóvia (Polônia) – Iga Swiatek não disputará a United Cup de 2027, competição em que a Polônia defenderá o título conquistado em janeiro deste ano. A ex-número 1 do mundo decidiu mudar sua preparação para a próxima temporada e fará sua estreia no WTA 500 de Brisbane, entre 3 e 10 de janeiro. Será a primeira vez que ficará fora do torneio por equipes, criado em 2023.
A decisão foi confirmada pelo espanhol Francisco Roig, treinador da atual número 9 do mundo, ao jornal Przegląd Sportowy Onet. O principal motivo é o de manter o foco no Aberto da Austrália, único torneio de Grand Slam que ainda falta no currículo da tenista de 25 anos.
“Decidimos juntos que Iga começará a nova temporada em Brisbane. Levamos em conta principalmente o planejamento da preparação e o calendário de competições, especialmente pensando no Aberto da Austrália. Isso significa que ela não participará da United Cup”, explicou Roig, que passou a trabalhar com a ex-líder da WTA neste ano.
Iga Świątek nie zagra w United Cup 2027 ❌
Jak dowiedział się Przegląd Sportowy Onet, nasza tenisistka wybrała start w turnieju WTA 500 w Brisbane (03-10.01.2027) ✅
Celem nakreślonym przez team ma być jak najlepsze przygotowanie się do Australian Open.
📸 DongfengVoyahWuhanOpen/VCG | #BrisbaneTennis | #UnitedCup | #zkortu
— Z kortu – informacje tenisowe (@z_kortu) November 1, 2026
O treinador ressaltou que a mudança não diminui a importância de representar o país para sua pupila. “Sei o quanto suas participações nesse torneio significaram para ela nos últimos anos. Representar a Polônia sempre foi e continua sendo muito importante para Iga”, afirmou.
A atleta de Varsóvia disputou as quatro primeiras edições da United Cup. Foi vice-campeã em 2024 e 2025, antes de conquistar o título neste ano, quando a equipe derrotou a Suíça por 2 a 1 na decisão. Na final, Swiatek foi superada por Belinda Bencic por 3/6, 6/0 e 6/3, mas a Polônia garantiu o troféu com as vitórias nas outras duas partidas. Sem sua principal atleta, a seleção terá Hubert Hurkacz e Maja Chwalinska entre os representantes previstos para 2027.
A dona de seis títulos de Grand Slam encerrou antecipadamente a temporada por causa de uma lesão na coxa esquerda, sofrida em Wuhan. Ela ficou fora do WTA Finals pela primeira vez desde 2020 e terminou o ano com apenas um título, conquistado no WTA 1000 de Toronto.
Em entrevista recente à imprensa chinesa, Swiatek já havia destacado a necessidade de aproveitar a preparação para aprimorar o saque, os voleios e as subidas à rede. Também reconheceu que o calendário dificulta a introdução de mudanças técnicas durante a temporada.
“Não é fácil introduzir muitas mudanças e evoluir constantemente, porque, durante grande parte da temporada, você precisa se concentrar em se adaptar às condições de cada lugar. Não temos dois ou três meses de pré-temporada. Para nós, é mais complicado”, avaliou.
Antes de iniciar a temporada oficial em Brisbane, Swiatek disputará a exibição milionária The Six, marcada para dezembro, na Coreia do Sul. O evento, nos moldes do Six Kings Slam masculino, reunirá outras cinco estrelas do circuito feminino, entre elas a cazaque Elena Rybakina, atual número 1 do mundo, e a bielorrussa Aryna Sabalenka, vice-líder da WTA.










