Aliassime supera Ruud e desafia Alcaraz na semi olímpica

Foto: ITF

Paris (França) – A primeira semifinal masculina dos Jogos Olímpicos de Paris está definida. Garantido na penúltima fase depois de superar o norte-americano Tommy Paul, o espanhol Carlos Alcaraz terá como adversário o canadense Félix Auger-Aliassime, que poucas horas depois eliminou o norueguês Casper Ruud pelo placar de 6/4, 6/7 (7-9) e 6/3.

Primeiro jogador do Canadá, homem ou mulher, a chegar entre os quatros melhores em simples numa Olimpíada, Aliassime tentará a segunda medalha da história do país, depois que Sebastien Lareau e Daniel Nestor faturaram o ouro nas duplas masculinas em Sydney-2000.

O resultado já é o melhor da carreira do tenista de 23 anos, que nunca passou das oitavas de final em Roland Garros, campanhas as quais obteve em 2022 e 2024. Em Grand Slam, ele foi semifinalista no US Open em 2021 e fez quartas no Aberto da Austrália (2022) e Wimbledon (2021).

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Em busca da final e de garantir um pódio olímpico, Aliassime terá pela frente ninguém menos do que o atual campeão no saibro parisiense, contra quem o retrospecto está rigorosamente empatado em 3 a 3. Depois de três derrotas nos primeiros duelos, Carlos Alcaraz venceu os três encontros mais recentes, incluindo as oitavas de final de Roland Garros há dois meses.

Do lado norueguês, Ruud sofre mais uma decepção na capital francesa. Vice-campeão de Roland Garros em 2022 e 2023, ele também caiu na semifinal desta temporada e agora para nas quartas dos Jogos Olímpicos. Ao menos, ele deixa a competição como o primeiro tenista da história do país a chegar tão longe no evento.

Canadense sofre reação no 2º set, mas vence

A chave para Aliassime na primeira parcial foi a solidez no saque. Com 88% do pontos ganhos no primeiro serviço (cedeu apenas dois em 17 disputados), ele não ofereceu um único break-point para Ruud. Mais do que isso, ele incomodou bastante o saque do adversário e chegou a ter sete oportunidades de quebra, concretizando a última delas no sétimo game. Assim, abriu caminho para a vitória.

O segundo set não poderia começar melhor para o canadense, que obteve uma quebra no game inaugural, jogando a pressão para o outro lado. Ele seguia firme no saque, perdendo poucos pontos, quando então teve seu primeiro momento de baixa e Ruud aproveitou para empatar em 3/3 e ganhar sobrevida na partida.

No nono game, Aliassime voltou a pressionar o rival a chegou três break-points, mas o norueguês se saiu muito bem e evitou uma quebra que poderia ser definitiva, levando a definição para o tiebreak. Tensa, a série de desempate começou a favor do canadense que abriu 3-0, mas Ruud reagiu a tempo, buscou o empate e manteve a disputa equilibrada. O norueguês chegou a salvar match-point com 5-6 e precisou de três set-points para conseguir empatar a partida a levar a decisão para o terceiro set.

Pela terceira vez na partida, foi Aliassime quem pulou na frente no placar, obtendo quebra após um segundo game longo e tenso. A vantagem do canadense se mostraria irreversível, já que ele conseguiu se manter à frente até o fim e finalizar o jogo com tranquilidade.

3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Profeta do Kaos
Profeta do Kaos
3 meses atrás

Treino de luxo pro espanhol. 6/1 6/2.

Rafael Lucena
Rafael Lucena
3 meses atrás
Responder para  Profeta do Kaos

Apesar da derrota ser quase certa, ele vai dar mais trabalho que o mão fofa do Ruud, esse sim tomaria um duplo 6/1 sem precisar correr muito. O Aliassime ainda consegue sacar com potência e deve vencer alguns games.

Rafael Lucena
Rafael Lucena
3 meses atrás
Responder para  Profeta do Kaos

Voltando aqui pra dizer que ele também tomou um duplo 6/1 kkkkk. Pensei que ia dar trabalho com os games de serviço, mas o candense tava mortinho com farofa e errando tudo.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.