Nadal amarga vice, mas pode ser perigoso em Paris

Rafael Nadal voltou ao saibro, somou quatro vitórias num tremendo esforço físico, porém não conseguiu sair de Bastad com o primeiro título em mais de dois anos de uma vida atribulada por tantos problemas médicos. Há uma semana do torneio olímpico, a pergunta que fica é o quanto ele ainda pode ser um perigo para os maiores concorrentes à medalha de ouro.

Seus dois primeiros jogos no lento saibro sueco foram animadores, especialmente a vitória sobre Cameron Norrie. A maratona de quatro horas contra Mariano Navone, ainda que tenha extraído do espanhol sua costumeira força mental e determinação ferrenha que é marca registrada, certamente custaria caro.

Se normalmente já é difícil para um tenista se recuperar em 24 horas, o que dirá então de um jogador já de 38 anos, com poucos jogos feitos nos últimos dois meses? Ele ainda entrou em quadra no sábado para virar em cima do jovem croata Duje Adjukovic, numa partida em que eram claras a maior lentidão de pernas e a falta de potência no serviço. Sua experiência e o magnífico forehand dobraram o inexperiente adversário.

(Como teria sido interessante ver Thiago Monteiro no seu lugar. O cearense, que fez uma partida cheia de forehands descalibrados contra Adjukovic, perdeu grande chance de ganhar seu primeiro ATP com feitos memoráveis.)

Não restou alternativa para Rafa. Abandonou a semifinal de duplas e guardou o que restava de energia para encarar o português Nuno Borges, 51º do ranking aos 27 anos, que já havia declarado na véspera sua admiração pelo ‘rei do saibro’. A rigor, bastou a ele ser consistente e devolver com profundidade para causar muitas dificuldades a Nadal, que cedeu 12 break-points e foi quebrado sete vezes. O jogo foi tecnicamente fraco, especialmente nos quatro primeiros games, mas era nítido que Borges teria muito mais chances se os pontos se alongassem.

A pergunta que fica é o quanto Nadal poderá ser um postulante a medalhas nos Jogos Olímpicos, que começam em uma semana, no quintal de sua casa, num saibro que é bem mais veloz que Bastad. Eu diria que são mínimas. Porém, ainda assim, seria salutar aos cabeças de chave que vissem Rafa o mais longe possível na chave. Porque o campeão olimpico de Pequim pode ser muito perigoso nas duas ou três primeiras rodadas, descansado e sem nada a perder. Daí em diante, com mais horas rodadas, tende a cair de produção.

Poderíamos aliás dizer o mesmo de Matteo Berrettini, o vencedor de Gstaad neste domingo, mas infelizmente o recuperado italiano de saque tão potente não entrou no time italiano.

Enquanto Jannik Sinner, Novak Djokovic e Carlos Alcaraz treinam à espera do sorteio – dois deles fatalmente ficarão do mesmo lado da chave -, Alexander Zverev preferiu prestigar Hamburgo e readquirir ritmo no saibro. Só não contava com a derrota neste domingo para o novato francês Arthur Fils, que parece cada dia mais maduro. É  candidato a surpresas nas Olimpíadas, ainda que a terra não seja seu melhor piso.

Mais um título de ATP totalmente brasileiro

Muito bom comemorar mais um título de dupla genuinamente nacional, como aconteceu semanas atrás em Stuttgart. Em ambas e não por acaso, o canhoto gaúcho Rafael Matos esteve presente. Lá na grama alemã com Marcelo Melo e no lento saibro sueco com Orlando Luz.

Define-se um grande duplista por sua capacidade de se dar bem com diferentes parceiros. Esse é o caso exato de Matos. De seus oito ATPs, esteve com cinco diferentes (Felipe Meligeni, David Vega e Nicolas Barrientos foram os outros), sem falar é claro no título de mistas do Australian Open, com Luísa Stefani.

Matos também se torna o 11º brasileiro a atingir a casa das 100 vitórias de duplas em ATPs ou superior e divide o sexto posto de maior número de títulos com Guga Kuerten.

158 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
André Aguiar
André Aguiar
3 meses atrás

Do X:
Washington update:
OUT: Biden
IN: Harris (LL, will play Trump)

Gustavo
Gustavo
3 meses atrás
Responder para  André Aguiar

By @lobwinners

Ruy Machado
Ruy Machado
3 meses atrás

Nadal fez o que pode para chegar na final de Bastad. Foram jogos longos que exigiram muito de seu físico já debilitado por longos anos de lesões (muitos achavam que não passaria dos 28 anos). Por mais que eu torça pelo Highlander Espanhol, só posso acreditar em algum milagre ou o “Sobrenatural de Almeida” assombrasse seus adversários para faturar o Ouro Olímpico nas simples. Pegar um Top 10 logo no início (tal qual aconteceu em RG 2024) é voltar cedo para casa. Ainda há uma fagulha de esperança do sorteio ajudar ou de Rafa se transformar novamente em Touro no seu quintal… Sonhar não custa nada… Rsrsrs

Rafael
Rafael
3 meses atrás
Responder para  Ruy Machado

Inclusive ele achava, como seu tio falou ora mim pessoalmente no hotel. Se ele não melhorasse iria parar. E acho que era aos 26 anos, não tenho certeza, ms foi aqui em SP

Lucas
Lucas
3 meses atrás
Responder para  Rafael

Vc falou com o tio Tonny?

Rafael
Rafael
3 meses atrás
Responder para  Lucas

Não, mas com o tio Toni, sim, pessoalmente.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
3 meses atrás
Responder para  Ruy Machado

Pode acontecer como aconteceu com Djokovic x Del Potro no Rio. Um jogo digno de final, acontecer em primeira rodada.
Na época, era o Delpo de baixo ranking, porém, com técnica e físico apurados, cujo jogo foi decidido nos detalhes, após longa batalha.

Marcelo Reis
Marcelo Reis
3 meses atrás

A minha opinião sobre o Nadal nas olimpíadas não muda: dependerá de uma combinação de resultados altamente improváveis se quiser beliscar alguma medalha. É uma tarefa hercúlea, quiçá impossível. O imenso sucesso que Nadal tem em RG, palco do evento, é algo tão estratosférico que é difícil mensurar. Mas lucros passados não garantem lucros futuros, como dizem os analistas de investimentos. Torcerei que ele jogue bem, mas meu lado racional teima em dizer que ele não irá longe. Só me resta aguardar.

João Sawao ando
João Sawao ando
3 meses atrás

Três sets fica mais fácil pode ir a final

Maurício Luís *
Maurício Luís *
3 meses atrás

Se o Rafa ‘Pouca telha’ Nadal estiver com o gás acabando nas rodadas finais do torneio olímpico, o Carlos Moya já tem uma arma secreta pra motivá-lo.
Vai falar pra ele que a sogríssima chegou de visita e vai ficar 2 meses… junto com o cunhado folgado que esvazia a geladeira e se esparrama no sofá.
Ele segue em frente nem que seja de muletas.
Hamburgo
O Arthur Fils jogou muito contra o Zverev, mas acho que provocou a torcida sem necessidade.

Marcelo Calmon
Marcelo Calmon
3 meses atrás

Vi vários games de vários jogos do Nadal e só não descarto a chance de medalha em Paris (nas simples) pq se trata dele. Em Roland Garros nunca se sabe, mas foram atuações bem medianas, contra adversários bem inexpressivos. E o Monteiro perdeu uma grande chance de chegar bem mais longe !!
Pena que Matos e Melo não conseguiram a vaga !!
Vi o 3º set do Zverev e o clima ficou bem estranho. Não sei se foi o saque por baixo que o Fils deu ou a rixa com a torcida alemã que irritou o Zverev. O árbitro teve até que descer da cadeira para encerrar uma discussão mais calorosa numa virada de quadra. E no cumprimento final o Zverev nem olhou pro Fils. Não consegui ver a entrevista da quadra nem os discursos na hora da premiação. Eles fizeram as pazes ??

Alexandre G.
Alexandre G.
3 meses atrás

Não, né Dalcim.
Nadal está lento, sem ritmo.
Chegou na final porque ele não é desse mundo.
E os adversários eram bem inexperientes perto dele.

Refaelov
Refaelov
3 meses atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Inexperiente jamais mas, pra mim ficou clr q foi mais o Norrie q se perdeu sozinho a partir da metade do segundo set doq graaandes meritos do Nadal..

Última edição 3 meses atrás by Refaelov
Alexandre G.
Alexandre G.
3 meses atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Norrie com certeza é o mais experiente entre os jogadores que Nadal pegou, mas na minha opinião essa bagagem foi superada pela intensidade dos outros adversários.

Gustavo
Gustavo
3 meses atrás

“…numa partida em que eram claras a maior lentidão de pernas e a falta de potência no serviço.”

E aí, Sérgio Ribeiro? Qdo escrevi isso no post passado vc veio e disse a eu estava errado. O Dalcim tb tá errado?

Ou é vc o errado?

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
3 meses atrás
Responder para  Gustavo

Não cometa o mesmo erro de sempre , pinçando um trecho. “‘ porém ainda assim seria salutar aos cabeças de chave que vissem Nadal o mais longe possível na chave . O Saibro de RG e’ muito mais rápido que o de Bastad “ . Em três Sets sua bola vai andar mais , a meu ver . Aí ele começa a ficar perigoso. Mas todos vimos o que Zverev fez com ele em RG , daí não existir tantas espectativas . Na dupla é outra estória pois Alcaraz vai dar tudo ao lado do Canhoto e ambos voleiam e cobrem a quadra como poucos . Abs!

Gustavo
Gustavo
3 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Mas eu falei do torneio de Bastad e não das olimpíadas.

Rafael
Rafael
3 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Errado. A Terra é 70% coberta por água. Os outros 30% quem cobre é o Djoko, rsrsrsrs.

Essa nunca fica velha.

Lucas
Lucas
3 meses atrás
Responder para  Rafael

É por isso que o mundo está podre, cheio de guerras e violência..

Evaldo Moreira
Evaldo Moreira
3 meses atrás

Rapaz….
O povo aqui é sem noção, viram o diacho do torneio e/ou os melhores momentos.

Disto isto , eu vi os melhores momentos e um pedaço ao vivo, digo o seguinte: Nadal claramente deu uma evoluida , melhorou em alguns aspectos, o jogo contra o Cameron foi uma amostra disso.

Mas em que pese, o jogo das quartas de finais foi muito desgastante, e na sequência nas semifinais idem, desistiu das duplas , para focar na final, e aí claramente ficou claro que não daria certo .

Concordo com o Dalcim, Rafa pode ser perigoso sim, dependendo do sorteio, pode ir longe, desde que o serviço não o deixe na mão…..

Lucas
Lucas
3 meses atrás
Responder para  Evaldo Moreira

Vc é tão sem noção qto

Marcos
Marcos
3 meses atrás

Oi Dalcin, queria te fazer uma pergunta já fora do contexto, eu devia ter feito no post anterior, mas lá vai: Voce acha que se o Dojokovic ainda estivesse com o Ivanisevic no time, a surra que tomou na final de Wimbledon seria menor ?

Última edição 3 meses atrás by Marcos
Rafael
Rafael
3 meses atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

O Goran era todo machão, mas como treinador se sentia intimidado pela personalidade do Djoko, e não o culpo. A maior função dos treinadores de Djoko (Becker, Vajda, Goran) era escutar os xingamentos para o box quando a coisa ia mal. |Por sorte conseguiram melhorar aspectos do seu jogo (voleio, saque, etc), mas o próprio Novak já disse que trabalhar com ele não é fácil.

Luiz Henrique
Luiz Henrique
3 meses atrás

Dalcim talvez não seria interessante o Nadal jogar só as duplas? Com a experiência que ele tem, além do parceiro Alcaraz, teria chances de medalha e com bem menos desgaste físico.

Julio Marinho
Julio Marinho
3 meses atrás
Responder para  Luiz Henrique

É isso que o Dalcim respondeu. Ele quer e pode, então vai jogar: mas eu concordo com você. Em duplas, ainda mais com Alcaraz, muito menos quadra para cobrir e mais fácil a recuperação entre os jogos, as chances são bem maiores. Eu também vejo chances mínimas para ele em simples. A chave das olimpíadas será incrivelmente mais difícil e Nadal, sem qualquer demérito pelo gigante que é, está apenas como uma sombra do que já foi. Não dá para ver o nome Nadal e RG e puxar pelo passado automaticamente que vai conseguir encontrar alguma solução mágica. O tempo chega, infelizmente, é o dele já foi.

Rafael
Rafael
3 meses atrás
Responder para  Julio Marinho

Concordo com tudo, Marinho. Infelizmente.

Padrinho
Padrinho
3 meses atrás

Nadal é como o tempo. Vários “profissionais opinam…”

Os mais experientes (meteriologistas que nunca erram pq é previsão de 12 a 35°) sempre se vangloriam.

Fato: Nadal não é o mesmo fisicamente (apesar de colocar no bolso Vários adolescentes). Mentalmente só perde para o professor Xavier e mesmo assim com dureza.

Tirando isso… veremos.

Dupla é diferente. Unir a inteligência de Nadal e a juventude inteligente de alcaraz é maneiro.

Rafael
Rafael
3 meses atrás
Responder para  Padrinho

Adorei o mentalmente só perde para o professor Xavier. Espero que seja o dos quadrinhos e não o ator que faz Star Trek. Nada contra o ator, mas sou fiel aos quadrinhos.

Paulo A.
Paulo A.
3 meses atrás

Mais um excelente post, como sempre, mas só vou discordar que o Thiago teria chances de ganhar em Bastad. Além de duvidar que ele poderia derrotar o Nadal, na final o português jogou bem e não acredito que o cearense conseguisse derrotá-lo, até porque o nervosismo de uma final iria atrapalhá-lo.

Will
Will
3 meses atrás

Se pegar djocko logo de cara vai ganhar fácil. 6X1 6X0. Se não for uma bicicleta. Pode anotar.

Lucas
Lucas
3 meses atrás
Responder para  Will

Quem é djocko?

JUKA B
JUKA B
3 meses atrás

‘”Poderíamos aliás dizer o mesmo de Matteo Berrettini, o VENCEDOR de HAMBURGO NESTE DOMINGO, mas infelizmente o recuperado italiano de saque tão potente não entrou no time italiano””.

Hamburgo, na Suíça ?

Olha, vi alguns lances do Nadal nesse torneio. Não sei é um golpe tático ou se foi “espanadas”, mas vi bastante balões, sobretudo de backhand. Com bolas tão altas assim, o jogo fica desagradável de assistir.
Pode ter sido o pior saibro pra ele ? A realidade é que “Nadal suou sangue” contra adversários ainda não relevantes no circuito. Norrie, embora bem mais novo que Nadal, tbm não está no nível antigo.
Fiquei com má impressão, acho que acabou pra ele. Não irá se “arrastar” em quadra. Não irá se contentar com certa competividade em ATP’s 250.
Foi atropelado por um jogador mediano de 27 anos, que nunca havia sito campeão de ATP’s.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
3 meses atrás
Responder para  JUKA B

Os Italianos sabiamente deram preferência aos vencedores da Copa Davis . E Berrettini tirou de boa . Abs!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
3 meses atrás

Puxa, quer dizer que Novak Djokovic vai às olimpíadas somente para “esculhambar” as chaves novamente?

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
3 meses atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Não , LF 2 . Ele vai pra apanhar de novo de Alcaraz . Vai se inscrever em Dupla pra tumultuar novamente , e tome de coça pro Touro Miura e Tourinho Assassino. A conferir …Rsrsrs, Abs !

Lucas F.
Lucas F.
3 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Para vc, Nadal vice em Bastad, “nossa, que baita resultado, tá jogando muito bem”. Já o vice de Nole recém feito cirurgia em Wimbledon (o torneio tão reverenciado pela maioria), “apanhou do Alcaraz, etc”.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
3 meses atrás
Responder para  Lucas F.

Ele não viu aos 37, a cor da bolinha em WIMBLEDON 2024 . Já em 2019 penou pra vencer um Sr de 38 , somente nos 14 x 13 do Quinto Set , não sem antes levar 94 WINNERS. Bem diferente não achas caríssimo L.F 3 ??? rsrs. Abs !

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
3 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

94 tão eterno quanto 40×15!

Rafael
Rafael
3 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Um outro tenista também não viu a cor da bola no US Open contra Nole, onde conseguiu a FAÇANHA de aproveitar ZERO de 24 break points!

Prefiro não criar nenhum do que criar 24 e não converter nenhum.

pau que bate em Chico bate em Francisco. Do pneu em Wimbledon já citei mais acima, srsrsrsrs

Abraços, Sérgio! Vc se diverte falando tanto desse jogo com Sinner que esquece as vergonhas que um certo suíço passou, como se fosse proibido perder.

Para um sempre tem desculpas, para outro é quase uma “vergonha”.

Vamos ser coerentes!

A conferir, abraços!

PS: Tem mais gente que acompanha tênis por aqui, amigão. E estamos sempre conferindo, para evitar que haja apenas uma narrativa, vai que o narrador tem um certo “viés” contra o maior vencedor de todas as épocas, né?

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
3 meses atrás
Responder para  Rafael

Eita Rafael, que surra de pelica!

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
3 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Depois de quase duas décadas e próximo do final da carreira de Djoko você está feliz com as recentes derrotas do goat. Um dia esse momento tinha que chegar. Só faltam 21 majors para Alcaraz completar sua alegria rs.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
3 meses atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Pelo contrário. Alcaraz aos 21 , já possui os mesmos 4 ” majors ” que o ” goat ” atingiu no final de 2011, ou seja , com 24 e meio , caríssimo Paulinho rs. Abs!

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
3 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Essa é a prova que ele terá mais de 24 majors aos 37 anos? A conferir rs.

Lucas
Lucas
3 meses atrás
Responder para  Paulo Sérgio

Se vai ter mais slam eu não sei, mas que joga mais que Novak, joga!

Paulo Almeida
Paulo Almeida
3 meses atrás
Responder para  Lucas

Jogou mais na última partida, diante de um sérvio de 37 anos e voltando de cirurgia. Não joga mais do que suas melhores versões ainda.

Rafael
Rafael
3 meses atrás
Responder para  Lucas

Um jogou e tornou-se o maior vencedor da galáxia, o outro que “joga mais que Novak” ainda temos que conferir, rsrsrs

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
3 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Ainda continuam faltando 21…

Rafael
Rafael
3 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Perfeito, para alcançar Nole falta apenas um Federer de slams. Está simples.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
3 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Prata ou bronze serão excelentes resultados para o GOATaço a essa altura da carreira.

Abs!

Rafael
Rafael
3 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Chega uma altura na carreira, quando o tenista ainda não se tocou que está na hora de parar, que acontecem essas coisas, como visto com um certo alguém que tomou 6×0 no quintal de sua casa, OCTACAMPEÂO por lá, de Herbert Hurkacz.

Foi lá só pra perder, rsrsrss

A gente também sabe cornetar, rsrsrs

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
3 meses atrás
Responder para  Rafael

E olha que tu és grande admirador desse certo alguém aí.

Eduardo Luiz Casanova
Eduardo Luiz Casanova
3 meses atrás

Dalcim !
Se fosse escolher um favorito hoje , nas olimpiadas seria quem ?
Alcaraz ou Djokovic

Victor Martins
Victor Martins
3 meses atrás

Uma coisa que não entendi, e jamais vou entender. Como o cara volta ao circuito depois de um tempão sem jogar, vai jogar um Atp 250, que teoricamente tem mais chances de ganhar partidas, e ele vai jogar duplas tbm? A conta chega é óbvio. Tudo bem que nas quartas jogou por 4 horas, e teve que virar um jogo na semifinal, mas se não tivesse jogado duplas, seria um desgaste a menos. Enfim, não dá pra entender…

Paulo Almeida
Paulo Almeida
3 meses atrás
Responder para  Victor Martins

Treino para as Olimpíadas.

Gustavo
Gustavo
3 meses atrás
Responder para  Paulo Almeida

Faz sentido

Tercio
Tercio
3 meses atrás

Dalcim, só duas observações… Berrettine foi campeão do 250 de Gstaad – Suiça…. Do torneio 500 de Hamburgo foi o Fils, conforme vc comentou acima….

Tercio
Tercio
3 meses atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Disponha mestre… aproveitando… pq alguns tenistas se sentem ofendidos quando seu adversário saca por baixo (como foi em Hamburgo entre Zverev e Fils)? Nao é um recurso do jogo como um dropshot?

João Sawao ando
João Sawao ando
3 meses atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Havia um brasileiro o Márcio Pascual que foi vice campeão brasileiro de duplas acredito lá pelos anos 60/70 e dava saque por baixo …era bem indigesto jogar contra ele simples e duplas .e um dos homens mais ricos do Brasil. Ouviu falar dele dalcim?conheci ele no Marina Barra clube ….

Rafael
Rafael
3 meses atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Até o Dalcim já relatou que ficou nervoso quando seu adversário sacou por baixo quando Kyrgios popularizou essa moda, rsrs. Acho que acabou aceitando mais pra frente, rsrs

Eu pessoalmente não gosto e não acho que deveria acontecer. Já todo um posicionamento do atleta na quadra, quando o jogo está rolando, beleza, você tenta bater onde o adversário não pode chegar.

Mas no saque eu acho sacanagem, trapaça.

Tercio
Tercio
3 meses atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Obrigado, Dalcim! Nao sabia dessa “etica” rsss… acho pode ser eficiente inclusive contra um Medvedev q fica tao longe para receber… se nao me engano no inicio do esporte os saques eram feitos dessa forma… enfim é a evolução das técnicas… grande abraço!

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
3 meses atrás
Responder para  Tercio

Nadal, Dominic Thiem também abrem bastante a quadra para receber o saque.

Alexandre
Alexandre
3 meses atrás

Olá Dalcim,
Caso aconteça uma “surpresa” e o Miura consiga ir para as finais de simples e duplas, será que ele teria a coragem de deixar o alcaraz na mão para se preservar para a final de simples? Pelo passado que vemos do Nadal ele costuma fazer essas coisas….
Abraço

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
3 meses atrás

JOSÉ NILTON, dois comentários meus a um colega nosso de confraria, postados anteontem e ontem pela manhã, não deviam ter sido vetados, no entanto, foram. Não há ali ofensas pessoais nem palavrões, e, nesse caso, qual o problema? Cadê minhas postagens? Não adianta nada você ter aberto uma via extra para reclamações de quem colabora no seu blog, enquanto os problemas aqui se reiteram, ou seja, quando não parece tratar-se da funcionalidade no modus operandi da casa, é o conservadorismo da administração a editar mal nossas postagens, comprometendo o sentido do que se quer dizer, e também a excluir as mesmas…

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
3 meses atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

NÃO, JOSÉ NILTON, NÃO QUERO NADA DO SR. PAULO ALMEIDA, tudo o que for egresso de sua pessoa não me interessa. O que almejo é senso democrático da administração desta casa. Nossa confraria está repleta do que você chama de “diálogo paralelo”, e você acha de estacionar seu ônibus justo no meu caminho!! E mais: peço que ao editar meus comentários, o faça de forma que o sentido não venha a ficar comprometido, já que se propõe a tal expediente, pois não estou a fim de passar por maluco que não diz coisa com coisa. O agradeço…

Rafael
Rafael
3 meses atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Palavrões? O VALMIR escreve palavrões???

rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Grande abraço, Valmir, é brincadeira. Abraços extensivos à família e ao filho!

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
3 meses atrás
Responder para  Rafael

MUITO OBRIGADO, RAFAEL…

Rogerio Silva
Rogerio Silva
3 meses atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Nessa hora faz falta a possibilidade de dar o deslike !
Rsrsrs

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
3 meses atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

EDITAR SOMENTE PELO ASPECTO moral não é justo, há que respeitar o que se quer dizer, pois deixar o comentário sem sentido, passa a ideia de que o trabalho de edição na sua confraria não é bem realizado. Creio que “facilita muito se você evitar” fazê-lo com a mente fechada. Em sendo o contrário, além do sentido do comentário ficar comprometido, o colaborador que postou o original acaba ficando com a imagem de alguém que escreve e publica seus comentários de forma desleixada. Em outras palavras, passa por burro…

Marcia Dalcim
Editor
3 meses atrás
Responder para  Valmir da Silva Batista

Faça um grande esforço para não ofender e nem escrever palavrões e tudo isso será resolvido.

Rafael Azevedo
Rafael Azevedo
3 meses atrás

O Nadal de Bastad não tem a menor chance nas Olimpíadas. Mas, sempre o vimos evoluir absurdamente entre torneios preparatórios e até mesmo dentro de um mesmo torneio. Pode ser que ele consiga alcançar um nível suficiente para medalha. Porém, esse ano ele ainda não conseguiu elevar o nível como sempre vimos. As chances disso acontecer nas Olimpíadas é pequena. Mas, vou torcer!

Gustavo
Gustavo
3 meses atrás

A BBC apresentou uma lista dos 10 melhores tenistas masculinos

Este é o top 10 deles

1.Djokovic
2. Federer
3. Nadal
4. Murray
5. Agassi
6. Alcaraz
7. Sampras
8. Roddick
9. Wawrinka
10. Hewitt

Ainda bem que a grande mídia está finalmente vendo a luz.
Djokogoat

Paulo Almeida
Paulo Almeida
3 meses atrás
Responder para  Gustavo

Sampras em sétimo, atrás de Agassi, Murray e Alcaraz?

Lista horrível também, exceto pelos 3 primeiros lugares.

Gustavo
Gustavo
3 meses atrás
Responder para  Paulo Almeida

Simmmm kkkk

Refaelov
Refaelov
3 meses atrás
Responder para  Paulo Almeida

Ia dizer isso tbm: ridículo Agassi e Sampras atrás do Murray, haja bairrismo dos britânicos para justificar isso..

E o Alcaraz: provavelmente vai ao final da carreira ficar, na pior das hipóteses, abaixo somente do big3 mas, hj, com o currículo atual, é um tremendo desrespeito coloca-lo a frente de um Sampras, por exemplo..

Última edição 3 meses atrás by Refaelov
Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
3 meses atrás
Responder para  Gustavo

Agassi na frente de Pistol Pete Sampras ??? Sei.. rs. Abs !

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
3 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

E outra. Roddick, WAWRINKA e Hewitt não entram em TOP 10 algum . Estão anos luz , atrás de LAVER , Borg , Connors, Lendl , McEnroe, Becker, Edberg, Willander, etc , CIA…rs . Abs!

Marcilio Aguiar
Marcilio Aguiar
3 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Caro Sergio. Quem fez essa lista ou só começou a acompanhar tênis a partir do século 21 ou esqueceu de mencionar o período em que considerou esse ranking. Abc

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
3 meses atrás
Responder para  Marcilio Aguiar

Pois é,caro Marcílio . Não sei como a bbc de Londres não botou Murray no TOP1 … rsrs. Abs!

Refaelov
Refaelov
3 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Né? Tênis começou nos anos 2000 pra essa galera parece..

Marcelo Costa
Marcelo Costa
3 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Minha lista:

Papel higiênico
Óleo de soja
Guardanapo
Palito de dente
Gelatina

Essa da bbc eu desconsidero veementemente

Gustavo
Gustavo
3 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Pois é

Rafael
Rafael
3 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Ué, não concordo também, mas a rede BBC é uma das mais respeitadas do mundo em informação e jornalismo, além de entretenimento, E é britânica, e a Bretanha não gosta muito do Nole. Pau que bate em Chico bate em Francisco, ou só a ESPN americana tem direito ou credibilidade para “listas”?

A Bretanha rende-se a Novak Djokovic! O reconhecimento mundial que o amigo Sérgio vive procurando quando virá começou, rsrsrs. Agora será um tsunami de reconhecimento do tenista mais vencedor da galáxia, rsrsrsrs!

Vamos conferir…

Gustavo
Gustavo
3 meses atrás
Responder para  Rafael

Perfeito

Maurício Luís *
Maurício Luís *
3 meses atrás
Responder para  Gustavo

Tudo errado. Cadê John Mckenroe, Borg, Jimmy Connors, Stefan Edberg, Boris Becker… E Sampras em SÉTIMO?! Com 14 Slams nas costas??

Gustavo
Gustavo
3 meses atrás
Responder para  Maurício Luís *

Viu? A da vogue nem estava tão ruim assim kkkk

Fernando
Fernando
3 meses atrás
Responder para  Gustavo

É bom deixar claro que essa lista da BBC se refere aos melhores tenistas do século 21…
Ainda assim há erros nessa lista.
Medvedev já tem números superiores aos de Roddick, e nem na lista apareceu

Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
3 meses atrás
Responder para  Gustavo

GUSTAVO, afora o Hewitt, que nunca achei grande coisa, a lista até está a contento. Só acho palhaçada publicar “uma lista dos 10 melhores tenistas masculinos”, considerando apenas os anos 90 e 2000. Mas caso a intenção tenha sido mesmo esta, uma das duas partes pecou quanto ao enunciado, ou a BBC ou você, GUSTAVO…

Última edição 3 meses atrás by Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
Valmir da Silva Batista
3 meses atrás
Responder para  Gustavo

CARTA À BBC E AO GUSTAVO

1 – Serena Williams
2 – Monica Seles
4 – Justine Henin
5 – Steffi Graf
6 – Martina Hingis
7 – Jennifer Capriati
8 – Ashleigh Barty
9 – Maria Sharapova
10 – Lindsay Davenport
11 – Amélie Mauresmo

Última edição 3 meses atrás by Valmir da Silva Batista
Lucas
Lucas
3 meses atrás
Responder para  Gustavo

Novak à frente de Federer e Sampras;?!?

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
3 meses atrás
Responder para  Lucas

Lógico!
Quem ganhou mais e mais vezes?

Gustavo
Gustavo
3 meses atrás

Estou espantado com a quantidade de jogadores qualificados para as Olimpíadas (que começam já neste sábado), mas jogando torneios esta semana que terminam no domingo. Vão perder de propósito? Vão avançar e desistir? Qual será a desses caras?

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
3 meses atrás
Responder para  Gustavo

Tudo culpa da ATP que odeia os jogos Olímpicos . Apreendeu com a Dona FIFA que somente permite 3 jogadores acima dos 23 . Tudo porque a Celeste Olímpica Uruguaia obteve fama mundial…Abs!

levI sIlvA
levI sIlvA
3 meses atrás

Já pensou, Dalcim…em todo momento delicado encaixar um saque desse aí?!?

https://youtube.com/shorts/k5ydUUzMZdI?si=sWfXHph_QZeWazma

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
3 meses atrás

E Tourinho já arrumou nome pra dupla : NADALCARAZ . Quero ver perder…rs. Abs !

Gustavo
Gustavo
3 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Pelo visto vc se rendeu às redes sociais rs

João Sawao ando
João Sawao ando
3 meses atrás

E mais fácil nole conseguir uma prata do que rafa pegar um ouro

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
3 meses atrás
Responder para  João Sawao ando

Depende ,caro ando. BI- OLÍMPICO nas duplas é possível…Abs !

Gustavo
Gustavo
3 meses atrás

Novak Djokovic não permanecerá na Vila Olímpica e manterá a privacidade enquanto se concentra totalmente na conquista da medalha de ouro para a Sérvia.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
3 meses atrás
Responder para  Gustavo

E tu não sabias ? . Dissestes que TODOS ficariam em hotel… Procure saber onde está a dupla NADALCARAZ ? . Logo Servio que foi um Popstar em Tóquio resolveu largar as duplas também. Muito concentrado o ” goat ” …Abs !

Gustavo
Gustavo
3 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

E vc disse que todos ficariam na vila kkkk

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
3 meses atrás
Responder para  Gustavo

Djokovic não ficou por não estar se sentindo confiante. Simples assim. Abs!

Maurício Luís *
Maurício Luís *
3 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Pois eu acho que não ficou porque é podre de rico.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
3 meses atrás
Responder para  Maurício Luís *

Talvez ele não fosse podre ainda em outras, mas não era por não ter dinheiro para pagar o melhor hotel, com certeza. O objetivo agora é outro.
Guga em Paris 2000, se concentrou ao máximo. Safin, seu maior concorrente declarou que iria aproveitar Paris ao máximo
Afinal, tinha certeza que não teria 20 anos novamente.
Guga levantou a taça.
Safin levantou todas as taças.
E ambos voltaram de lá felizes.

Rafael
Rafael
3 meses atrás
Responder para  Maurício Luís *

Óbvio, né? La vai o Sérgio…. O que teria a ver falta de confiança com ficar na Vila Olímpica?

Gustavo
Gustavo
3 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Errado kkk. Não ficou porque vila é para jovem kkkk. Eu iria adorar ficar lá, apesar de não ser mais jovem. Vila é para quem quer agito, barulho, conhecer estrelas e atletas e lendas do esporte, beijos e amassos e tals kkkk (foram distribuídas muitas camisinhas em
Paris mas menos que no Brasil – 450 mil). Djoko precisa e quer conforto, tranquilidade, silêncio e concentração. Cada um sabe de si. E ele já viveu o clima da vila 4 anos atrás. O Nadal tá lá talvez porque seja a despedida. E tá grudado no Alcaraz tb kkk.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
3 meses atrás
Responder para  Gustavo

Djokovic “viveu” nas vilas em todas as anteriores.

Gustavo
Gustavo
3 meses atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

Obrigado

Gustavo
Gustavo
3 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

E Alcaraz tá super circulando pela vila, tirando fotos com vários atletas e curtindo muito o clima olímpico.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
3 meses atrás
Responder para  Gustavo

GUGA sempre afirmou que ficar na Vila Olímpica é tudo de bom para um ATLETA. O contato com Lendas de TODOS os Esportes é impagável. Abs!

Merlin
Merlin
3 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

ele já ficou quatro vezes e não levou, dessa vez resolveu ficar na concentração absoluta, creio que recorreu à feitiçaria para tentar desamarrar este último nó

Rafael
Rafael
3 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Isso mesmo, por isso o maior vencedor de todos já vivenciou essa experiência!

Sandra
Sandra
3 meses atrás

Boa dia , Dalcim e por grupo ou e eliminado se perder as olimpíadas ?

Gustavo
Gustavo
3 meses atrás

A Coco Gauff vai levar, junto com o Lebron, a bandeira dos Estados Unidos na cerimônia de abertura de Paris 2024.

Gustavo
Gustavo
3 meses atrás

Com a desistência do Sinner, Djokovic-Alcaraz só acontecerá na final ou na disputa pelo bronze.

Lucas F.
Lucas F.
3 meses atrás
Responder para  Gustavo

É meio hilário para sua equipe tentar encontrar uma lesão que o deixe de fora das Olimpíadas, mas que lhe permita jogar contra o Canadá, que começa dois dias depois.

Gustavo
Gustavo
3 meses atrás
Responder para  Gustavo

Ele quer vencer o USO e não acha que jogar no saibro seja bom no momento. E é justo. Dalcim, o tenista pode simplesmente dizer “não vou” ou tem q justificar?

Quero ver se Carlos ganha as Olimpíadas e o USO. Seria muito engraçado

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
3 meses atrás
Responder para  Gustavo

Errado : somente deixei de ter febre de 40 ° com Amigdalite quando as extrai . Tinha 24 anos na Época. Um atleta do calibre de JANNIK SINNER estará inteiro 10 de Setembro. Não entendo tu embarcares neste devaneio do L.F .3 . JANNIK levou a Davis 2023 derrubando Djokovic, e se tivesse que largar algo jamais seria a possibilidade do Ouro Olímpico. Não foi ele que após a surra no AOPEN 2024, deixou a Sérvia cair do grupo Mundial por não aparecer pra jogar mesmo escalado… Abs!

Gustavo
Gustavo
3 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Errado. Kkkk
Vc mistura tudo.

João Sawao ando
João Sawao ando
3 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Caro Sérgio.tenho amigdalite de repetição não as extrai .normalmente tomou um antibiótico e um anti inflamatório e em dois dias fico bom .o sinner deu uma desculpa para não jogar os jogos olímpicos

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
3 meses atrás
Responder para  João Sawao ando

Jannik Sinner e João Sawao Ando, dois atletas de alto rendimento, deveriam ter sintomas, restaurações e objetivos absolutamente iguais, não?

João Sawao ando
João Sawao ando
3 meses atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

O Thiago Monteiro está com amigdalite e vai jogar

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
3 meses atrás
Responder para  João Sawao ando

O que convenhamos, não faz diferença para ele, como não faria para mim.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
3 meses atrás
Responder para  Gustavo

Ps. Em fevereiro a Sérvia caiu do grupo Mundial jogando em Casa contra a Eslováquia. Abs !

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
3 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

A Eslováquia inteira teve amigdalite, foi isso?

Luiz Fernando
Luiz Fernando
3 meses atrás

Sinner está fora dos JO em razão de uma amigdalite, que estranho, em geral esse tipo de infecção é de simples tratamento e de ótima evolução. Difícil imaginar q isso tenha alijado da competição um atleta jovem com a condição física dele. Como se trata de um jogador excepcional, tomara q seja só isso.
A ausência dele torna Alcaraz o maior candidato a medalha de ouro em simples, creio q a maioria absoluta deve ter a mesma opinião…

Rafael
Rafael
3 meses atrás
Responder para  Luiz Fernando

Concordo,Luiz. Mas se Norrie participar E Alcaraz vencê-lo, teremos mais certeza de seu favoritismo. Norrie é como Moisés, o divisor de águas, kkkkkk

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
3 meses atrás

Chefe Dalcim, queira me satisfazer uma curiosidade antiga, por favor.
O que define a posição do nome do tenista no placar e na legenda da TV, uma vez que não é ranking ou ordem alfabética?
Apenas aleatório mesmo de quem fez a edição?
Desde já, valeu!

Marcia Dalcim
Editor
3 meses atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

O que define é a ordem da chave, ou seja como os nomes estão dispostos na chave.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
3 meses atrás
Responder para  Marcia Dalcim

Entendi.
O cabeça 1 está no topo e o cabeça 2, na base. A medida que vão caminhando, vão ficando de acordo com os que evoluem nela.

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
3 meses atrás

Putz mano. Mas que vergonha esse Fognini, não? 6/1 e 6/0. Quase saiu da quadra pedalando uma Caloi.

Por que não aposenta logo, pô?

Cara preguiçoso, relaxado. Parece até o Garfield.

Faz o seguinte, cara: aproveita que vc é italiano e pare com o tênis. Vá comer lasanha…

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
3 meses atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

Mas Rodrigo, ele foi até bem em Londres, poucos dias atrás.
Agora, sair de Caloi, é por que é italiana?
Rsss

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
3 meses atrás
Responder para  Luiz Fabriciano

(rs) não sei se Caloi é italiana, mas eu sei que o Garfield é folgado, gordo, e come lasanha.

Brincadeiras a parte, eu torço pelo Fognini, sempre torci.

Mas se eu já tinha ficado com raiva da virada que ele tomou em Wimbledon, imagina desse vareio aí em UMAG.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
3 meses atrás

Esse sorteio de hoje me trouxe sentimentos antagônicos: um especial, legal, pois Rafa vs Djoko é um dos maiores senão o maior clássico da história do tênis, seria quase q uma homenagem a ambos no final das carreiras; outro de tristeza, não vejo como o espanhol possa vencer essa partida…

RODRIGO
RODRIGO
3 meses atrás
Responder para  Luiz Fernando

Maior que um Federer X Nadal? Você veio de que planeta, amigo?

Paulo Almeida
Paulo Almeida
3 meses atrás
Responder para  RODRIGO

59 confrontos com 30×29 pro GOAT ou 40 confrontos com 24×16 pro espanhol, sendo que já foi 23×10 com freguesia no hard court? Qual é rivalidade e qual é paternidade?

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
3 meses atrás
Responder para  Paulo Almeida

Não adianta citar esses números quando se fala de maior clássico. Porque aí entram a subjetividade e a expectativa do duelo.

É consenso que o mundo INTEIRO sempre falou e deu bem mais destaque ao Fedal do que a Djokal.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
3 meses atrás
Responder para  Rodrigo S. Cruz

Acho que depende do momento histórico.

Desde que o Djoko se intrometeu na rivalidade Fedal pra valer, a expectativa cresceu tanto nos confrontos com o espanhol como contra o suíço. Exemplos: Djokal era o jogo que chamava mais a atenção em 2011/2012 e Fedjoko em 2015 (aquela final na Basileia passou praticamente despercebida). Já em 2017, com o Djoko mal das pernas e fora no 2° semestre, admito que o Fedal voltou com mais força e era o confronto mais aguardado.

Rodrigo S. Cruz
Rodrigo S. Cruz
3 meses atrás
Responder para  RODRIGO

Tudo que tiver o nome “Federer” no meio jamais espere nada positivo vindo do Luiz Fernando.

O maior sonho dele era também poder apelidar o suíço de “magistral” kkkkk

Luiz Fernando
Luiz Fernando
3 meses atrás
Responder para  RODRIGO

Basta ver os números e o equilíbrio. Agora opinião cada um tem uma, ou sera q a sua não pode ser contestada?

Belarmino Jr
Belarmino Jr
3 meses atrás
Responder para  Luiz Fernando

Eu já penso que Nadal tem boas chances de vencer sim! Mas não será um jogo fácil, será desgastante e com certeza vai desgastar quem vencer para a sequência do torneio.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
3 meses atrás

Dalcim bom dia, que chances de medalha vc vê para a dupla Nadal e Alcaraz? Há duplas fixas bem competitivas pela frente…

Felipe
Felipe
3 meses atrás

Será que Novak Djokovic x Rafa Nadal vai acontecer?

Segundo relatos, Nadal cancelou os dois treinos de hoje e reclamou de dores na coxa após o sorteio.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
3 meses atrás

Vários nomes importantes desistiram do torneio, coisa que duvido que aconteceria se fosse Slam. As Olimpíadas importam, mas já jamais terão status de Major.

A chave do Djoko é bem complicada, enquanto a do Alcaraz não tem um nome sequer que possa tirar um set no saibro.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
3 meses atrás

Fiquei pessimista com a participação do Rafa depois dessas dores na coxa, algo q nunca é bom, ainda mais num cara q vem de lesões seguidas. Que droga…

Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br
Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.