Berrettini bate Aliassime em dois tiebreaks e desafia Tsitsipas

Foto: ATP Tour

Gstaad (Suíça) – No sétimo duelo contra Félix Auger-Aliassime no circuito, Matteo Berrettini levou a melhor mais uma vez e ampliou sua vantagem para 5 a 2 diante do canadense. Nesta sexta-feira, eles se reencontraram nas quartas de final do ATP 250 de Gstaad, em jogo bastante equilibrado e decidido em dois tiebreaks. Melhor para o italiano, que triunfou por 7/6 (9-7) e 7/6 (7-2) em 2h10 de jogo.

Com o resultado, Berrettini vai à semifinal no saibro suíço pela terceira vez em três participações. Campeão em 2018 e vice na temporada 2022, o ex-número 6 do mundo tem agora o excelente retrospecto de 11 vitórias em 12 partidas no torneio.

Além disso, a campanha nesta semana está levando ele de volta para o top 60, saindo do 82º lugar para o 60º posto. Se for finalista, Matteo pode ganhar mais duas posições, e em caso de um eventual tricampeonato saltaria para a 50ª colocação.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Para isso, no entanto, ele precisará derrotar pela primeira vez na carreira o grego Stefanos Tsitsipas, seu próximo adversário na competição. Os dois já se enfrentaram três vezes em chaves principais na elite do circuito e Tsitsipas levou a melhor em todas, no Aberto da Austrália de 2019, no Masters 1000 de Roma em 2021 e na United Cup de 2023. O italiano também deu um W.O. em Melbourne há três anos, enquanto o grego venceu em três tiebreaks na segunda rodada do qualificatório do US Open no já distante ano de 2017.

Jogo sem quebras e equilibrado do começo ao fim

Em um duelo entre dois bons sacadores, seu deu melhor quem aproveitou as raras chances que apareceram ao longo da partida. Em todo o primeiro set, os sete break-points concedidos aconteceram em apenas dois games, sendo que Aliassime salvou quatro no 2/2 e Berrettini evitou outras três oportunidades do rival no 2/3.

Tamanho equilíbrio levou a decisão para o tiebreak, no qual o italiano esteve apenas uma vez atrás no placar, mas sempre com o canadense em sua cola. No final, levou a melhor por 9-7, abrindo 1 a 0 no jogo.

A parcial terminou com quatro aces de Berrettini contra 2 de Aliassime, além de uma dupla falta para cada lado. Os dois também tiveram aproveitamentos muito parecidos com o serviço: 65% a 60% de acerto no primeiro saque para o italiano, 71% a 70% dos pontos vencidos com a primeira bola e empate em 67% nos pontos ganhos com o segundo saque.

Se o primeiro set havia sido muito apertado, o segundo foi ainda mais, sem que houvesse uma única chance de quebra para qualquer lado e com apenas duas igualdades, ambas no oitavo game no serviço de Aliassime. De novo eles foram ao desempate, mas desta vez Berrettini se sobressaiu e cedeu apenas dois pontos ao rival.

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
João Sawao ando
João Sawao ando
4 meses atrás

Vamos berrettini

Joacir
Joacir
4 meses atrás

Esse é um cara pelo qual torço.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.