CBT realiza mentorias com treinadores do tênis feminino

Luiz Peniza e Laura Pigossi. (Foto: Luiz Candido/CBT)

Florianópolis (SC) – Dando sequência ao Programa de Desenvolvimento do Tênis Feminino, a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) anunciou, nesta quarta-feira, uma ação de suporte para treinadores(as) da área. A iniciativa tem o capitão do Brasil  na Billie Jean King Cup, Luiz Peniza, como coordenador e prevê mentorias de agosto a dezembro, com a participação de 20 profissionais que atuam em processos de formação do tênis feminino.

O projeto é uma ação conjunta da CBT com o Comitê Olímpico do Brasil (COB). Ao todo, serão 11 encontros, sendo oito online e três presenciais, realizados no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC). Despesas de transporte e hospedagem serão custeados pela CBT e os profissionais serão convidados através de critérios.

A iniciativa pretende desenvolver os profissionais que atuam diretamente nas categorias de base, e serão chamados treinadores(as) que atuam com atletas das categorias 12, 14, 16 e 18 anos. Em cada encontro presencial serão realizadas semanas de treinamentos com diferentes categorias juvenis, em que as discussões nos encontros online serão desenvolvidas na parte prática, de forma presencial.

Durante os encontros, os profissionais irão debater sobre as dificuldades nos trabalhos com as atletas e buscar soluções para que a modalidade possa alçar voos ainda maiores. Além de ajudar no crescimento da modalidade feminina no país, a mentoria também visa desenvolver uma filosofia de trabalho para o desenvolvimento do tênis feminino nacional.

“Esta é a etapa mais intensa do programa e talvez a mais importante, porque nos permite adquirir e disseminar o conhecimento para que a modalidade continue crescendo. A melhor forma de continuar dando passos importantes no tênis feminino é entender os contextos de cada treinador para que juntos consigamos encontrar soluções adequadas de desenvolvimento”, ressaltou Peniza.

Programa já vem desenvolvendo o tênis feminino desde fevereiro

As mentorias com os profissionais fazem parte do Programa de Desenvolvimento do Tênis Feminino. Iniciado em fevereiro deste ano, a primeira etapa, intitulada etapa “Imersão In Loco”, levou Peniza a torneios juvenis da CBT e da Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat), como também a competições de nível WTA 1000 e Grand Slam, para observar e acompanhar o trabalho diário das nossas atletas.

Já em abril, foi realizado o Programa de Acolhimento “Estar lá”, em que as jogadoras do time na Billie Jean King Cup receberam algumas das principais juvenis em São Paulo (SP) durante a preparação para o confronto contra a Alemanha. Na ocasião, os convidados puderam acompanhar e participar do dia a dia da equipe na semana anterior aos jogos.

“O programa visa fazer com que o tênis feminino cresça a curto, médio e longo prazo. Pensamos em gerar oportunidades e experiências para as atletas juvenis junto com nossas jogadoras de referência a nível profissional. Além disso, poder construir uma filosofia de trabalho através da ação de suporte com os treinadores fazendo com que o nosso ambiente se fortaleça como um todo”, completou Peniza.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.