Londres (Inglaterra) – Embora tenha repetido a mesma campanha do ano passado, novamente indo para a final de Wimbledon e ficando com o vice-campeonato, o sérvio Novak Djokovic conseguiu ainda somar pontos no ranking da Associação masculina desta segunda-feira.
Isso porque houve uma mudança na pontuação distribuída nos Grand Slam a partir desta temporada, aumentando de 1.200 para 1.300 os pontos dados aos vice-campeões.
Com isso, ‘Nole’ conseguiu diminuir a distância entre ele e o atual número 1 do mundo Jannik Sinner, que não defendeu a semi do ano passado no All England Club, caiu nas quartas e com isso perdeu 320 pontos. Ainda assim, ele tem uma confortável vantagem de 1.110 pontos em relação ao sérvio.
Alcaraz se mantém no terceiro posto
Terceiro colocado no ranking, o espanhol Carlos Alcaraz ficou exatamente com a mesma pontuação e segue um pouco mais atrás de Sinner, com 1.440 pontos de desvantagem. Completam o top 5, que permaneceu intacto, o alemão Alexander Zverev (4º), que somou 110 pontos, e o russo Daniil Medvedev (5º), com 80 pontos a mais.
O espanhol conquistou neste domingo o seu quarto título de Grand Slam e o seu segundo no piso de grama e se tornou apenas o sexto tenista na Era Aberta, e o mais novo, a vencer seguidamente os dois Slam disputados na Europa, no saibro de Roland Garros e na grama de Wimbledon, além de ser o primeiro neste século fora do Big 3. Rafael Nadal obteve o feito em 2008 e 2010, Roger Federer em 2009 e Novak Djokovic em 2021. Os outros foram Rod Laver, em 1969, e Bjorn Borg, de 1978 até 1980.
Mudanças no top 10
O top 10 teve algumas mudanças, com destaque para o australiano Alex de Minaur, que ganhou três lugares e agora é o número 6 do mundo, a melhor marca da carreira. O pupilo de Lleyton Hewitt foi forçado a abandonar o torneio sem entrar em quadra nas oitavas de final por conta de uma contusão no quadril.
Para que houvesse a ascensão de De Minaur, o norueguês Casper Ruud perdeu uma colocação, indo para o nono lugar, e o russo Andrey Rublev perdeu duas, caindo para oitavo, já que o primeiro foi eliminado na segunda partida e o russo sequer passou da estreia em Wimbledon.
O polonês Hubert Hurkacz se manteve em 7º e o búlgaro Grigor Dimitrov em 10º.
É muito difícil cair da ponta do ranking, mas é um péssimo ano do Djokovic. Conseguiu uma única final e com ajuda de w.o e chave fácil.
A tendência é iniciar uma queda mais acentuada após o US Open e se aposenta em 2025
exato, mas o problema é que essa chave incrivelmente fácil que arranjaram pra ele em WB vai permitir que ele continue com ranking inflado por mais um ano
Os critérios usados para o cálculo do ranking do Djokovic são os mesmos adotados para o cálculo do ranking dos demais tenistas. Então, afirmar que o ranking do Djokovic é inflado é uma afirmação totalmente incorreta, pra não ser ofensivo. Falar que o chaveamento foi arranjado para o Djokovic demonstra também uma grande apelação por fazer suposições sem qualquer prova. Isso só comprova o grande medo que os torcedores anti-Djokovic estão sentindo de o sérvio ganhar mais títulos importantes e aumentar a diferença para seus dois grandes rivais. O GOAT é o sexto colocado no ranking da temporada.
Ou nao
E tem jogador no top 10 que nunca chegou a uma final de Slam. Djokovic chegou a uma semi final e uma Final de Slam com 37 anos não dá para desmerecer o ano dele não. Começou o ano já com uma lesão e jogou Wimbledon após uma cirurgia. O Murray com a mesma idade do Djokovic já está se aposentando e o Nadal também após os 37 anos não ganhou mais nada. Naturalmente 2025 vai ser o último ano que o Djokovic vai poder disputar tendo alguma chance em 2026 provavelmente vai ser seu ano de despedida.
kkkkkkkkkk Entrou na chave só pra jogar o Alcaraz pro lado do Sinner e acabou derrotado pelo próprio Alcaraz… kkkkkkkkkkk o mundo dá voltas…
É plausível. Na verdade ele entrou para perder para o Hurkacz.
Federer vai perder o US Open na primeira rodada.
Federer??? Vc não lê o que escreve não???
chora mais, loser… kkkkkkkk
Recorde preservado… é isso que importa.
Os deuses do tênis não permitiram que essa injustiça histórica acontecesse…
Vamos aguardar a opinião do Pai do Djokovic , que ficou no Pé do Federer implorando pra ele abandonar.
Talvez seria o caso do Djokovic agora
Djokovic chegou na final em WB, não tá perdendo na primeira rodada em RG como o Nadal ou tomando 6/0 como o federer… mais o fim dele está próximo
Federer perdeu de quem de 6/0. Creio que não acompanha o tênis.
Levou 6×0 do Hurkacz, em sua última partida em Wimbledon.
1300 pontos sem enfrentar ninguém de peso… é surreal…
Chora mais
O fato é que Djokovic nunca teve a maestria, a genialidade dos grandes jogadores de tênis como Borg, Lendl, Laver, Sampras, Ashe, Federer, dentre outros. Usava apenas do físico, da correria.
Nadal e Djoko são só físico, Federer é um verdadeiro gênio
Quem ganhou mais slam depois dos 30 anos?
Vá lá que cultuem seus idolos mas desmerecer e desqualificar o mérito de quem tem seus meritos é coisa de bobo, mais que bobo: bobo bobo.
Verdade, tem que respeitar o Nole, ele é único e é o cara que mais ganhou em pisos diversificados, Nadal só na terra, Federer mais na grama e Nole, em todos