Londres (Inglaterra) – Assim como havia acontecido na final do Australian Open em janeiro, a eslovaca Renata Jamrichova levou a melhor sobre a auastraliana Emerson Jones e conquistou também o torneio juvenil de Wimbledon. A canhota de 17 anos marcou as parciais de 6/3 e 6/4 e voltará à liderança do ranking mundial da categoria.
“Estou muito feliz e grata agora por poder ter essa lembrança de jogar meu último torneio juvenil aqui, em um ambiente tão bonito e nesta quadra incrível e contra a Emerson”, disse Jamrichova na cerimônia de premiação. “Foi uma das melhores partidas juvenis que já joguei. E sinto que estou melhorando como pessoa fora e dentro das quadras a cada dia”.
Este é o segundo ano consecutivo que uma juvenil conquista dois Grand Slam na mesma temporada. Ano passado, a russa Alina Korneeva ganhou o Australian Open e Roland Garros. Antes delas, as últimas a conseguirem esse feito havia sido a suíça Belinda Bencic e a croata Ana Konjuh no ano de 2013, Bencic foi campeã de Roland Garros e Wimbledon, enquanto Konjuh ganhou o Australian Open e o US Open.
Joy for Jamrichova
The Slovakian defeats Australia’s Emerson Jones 6-3, 6-4 to win her second girls’ singles Grand Slam title of 2024
#Wimbledon pic.twitter.com/g6NSjW5oyf
— Wimbledon (@Wimbledon) July 14, 2024
Primeira juvenil de seu país a conquistar Wimbledon, Jamrichova venceu na atual temporada seus dois primeiros torneios como profissional, em Telde na Espanha e Sharm ElSheikh no Egito. Ela ocupa o 546º lugar no ranking da WTA e tem duas vitórias contra adversárias do top 100, diante da compatriota Anna Karolina Schmiedlova e da argentina Nadia Podoroska.
Vice-campeã, Jones tem 16 anos e ocupa o terceiro lugar no ranking mundial da categoria. Ela conseguiu o melhor resultado de uma juvenil australiana em Wimbledon desde o título de Ashleigh Barty em 2011. Dez anos mais tarde, em 2021, Barty também foi campeã entre as profissionais. Ela ocupa o 630º lugar no ranking profissional da WTA.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Jamrichova teve um início de partida arrasador, vencendo 12 dos primeiros 14 pontos disputados para sair vencendo por 3/0. Ela não teve o saque ameaçado durante o primeiro set e cedeu apenas dois pontos em seus games de serviço. Já no segundo set, a eslovaca começou atrás no placar, estava perdendo por 3/1, mas devolveu a quebra na sequência. Ela ainda salvou break-point no oitavo game e ganhou confiança para voltar a quebrar para vencer os últimos três games da partida.
Grant e Jovic vencem mais um Slam nas duplas, tcheca vence nos 14 anos
Presenting the 2024 Girls’ Doubles champions
American duo Tyra Caterina Grant and Iva Jovic defeat Great Britain’s Mingge Xu and Mika Stojsavljevic 7-5, 4-6 [10-8]
#Wimbledon pic.twitter.com/OlN8EPv50N
— Wimbledon (@Wimbledon) July 14, 2024
O título de duplas também ficou com uma parceira campeã do Australian Open, as norte-americanas Tyra Caterina Grant e Iva Jovic, que derrotaram as britânicas Mika Stojsavljevic e Mingge Xu por 7/5, 4/6 e 10-8. Grant e Jovic também foram finalistas de Roland Garros nas duplas e fizeram parte da equipe campeã da Billie Jean King Cup Junior no fim do ano passado.
Já na categoria 14 anos, o título é de Jana Kovackova, que derrotou na final a letã Keisija Berzina por 5/7, 6/3 e 10-2. Kovackova passou invicta pela fase de grupos contra a norte-americana Margaret Sohns, a britânica Daniella Britton e a paraguaia Zoe Doldan. E na semifinal, venceu a britânica Megan Knight.