Londres (Inglaterra) – Disputando pela terceira vez na carreira o qualificatório de Wimbledon, o paulista Felipe Meligeni Alves começou muito bem a busca por uma vaga inédita na chave principal do mais antigo torneio de tênis do mundo. Enfrentando o ucraniano Illya Marchenko, 227º do ranking, o atual número 3 do Brasil e 147 do mundo venceu em sets diretos, marcando as parciais de 6/2 e 6/4 em 1h17 de confronto.
Meligeni agora espera pelo vencedor da partida entre o argentino Camilo Ugo Carabelli, 13º principal favorito desta fase prévia, e o belga Joris De Loore. O brasileiro nunca enfrentou De Loore na carreira e venceu o único duelo anterior contra Carabelli, nas quartas de final do ITF M25 do Rio de Janeiro em 2019.
Eliminado na última rodada do quali de Wimbledon no ano passado, Felipe também disputou a etapa classificatória no All England Club em 2021, mas não passou da estreia. Aos 26 anos de idade, ele já participou da chave principal de dois Grand Slam, depois de furar o quali em ambos. No ano passado, ele chegou à segunda rodada do US Open, enquanto na atual temporada caiu na estreia de Roland Garros.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Brasileiro não é ameaçado e vence de forma tranquila
Como pede o jogo na grama, Felipe Meligeni seguiu à risca a solidez nos seus games de saque, não oferecendo um único break-point e indo para a igualdade apenas duas vezes em toda a partida. Ele venceu 18 dos 23 pontos em seu serviço no set inicial e ainda por cima aproveitou duas das três oportunidades de quebra que teve para abrir vantagem e fazer 1 a 0 no placar.
O brasileiro continuou com a mesma firmeza na segunda parcial e ainda chegou a desperdiçar seis break-points ao longo do set, um no sexto game, quatro no oitavo e outro no décimo, antes de aproveitar a sétima oportunidade para fechar a partida e se garantir na segunda fase do quali em Londres.
Boa vitória do Meligeni. Jogo era sem favoritos. Meligeni impôs bem o melhor ranking. Bora pra segunda rodada
Uma pena ter pego a chave mais difícil dos três brasileiros. Porque para mim é o que joga melhor nesse piso hoje.
O João que era uma esperança de furar, conseguiu perder do espanhol.
Boa Felipe! Talvez fosse entre os 3 brasileiros o menos cotado a passar à 2a rodada. Venceu com propriedade, agora é faca nos dentes na próxima fase.
Comentei ontem que via boas possibilidades do Meligeni avançar porque ele costuma se superar nesses qualys de Grand Slam. Se ele mantivesse essa performance nos torneios menores, onde às vezes perde pra adversários menos qualificados, certamente já teria atingido o Top 100 há um bom tempo. De qualquer maneira, acho que vai ter chances na segunda rodada também. Vale a torcida.
Grande notícia!!
Bora acreditar!!
está transmitindo em algum lugar?
Boa Felipe! Nosso “oito ou oitenta” hoje estava no modo “oitenta”. Se mantiver essa pegada, pode avançar (deve enfrentar o De Loore na Q2).
Nosso único sobrevivente no quali masculino :(
Parabéns Meligeni
Meligeni se não pulasse tantos torneios já estaria no top 100 fácil
Parece que o Tenis brasileiro voltou a cortejar a decadência. Único sobrevivente foi o Felipinho, que provavelmente não passa de R2 do Qualy. Triste dia.