Paris (França) – A decisão da última temporada em Roland Garros ganhará uma reedição nas quartas de final em 2024. Depois de Novak Djokovic superar o argentino Francisco Cerúndolo em jogo de cinco sets e mais de quatro horas de duração, foi a vez de Casper Ruud confirmar o bom momento e derrotar o norte-americano Taylor Fritz por 3 a 1, com o placar de 7/6 (8-6), 3/6, 6/4 e 6/2.
Com isso, o sérvio e o norueguês se encontrarão pelo segundo ano consecutivo na Philippe Chatrier, desta vez valendo uma vaga na semifinal. No ano passado, Nole levou a melhor em sets diretos e ficou com o título. O atual número 1 do mundo é também quem lidera o confronto direto, com cinco vitórias em seis jogos, mas Ruud foi quem venceu o último duelo, na semi de Monte Carlo em abril.
Aos 25 anos, Ruud alcança as quartas de final no saibro parisiense pelo terceiro ano consecutivo, tendo também ficado com o vice-campeonato em 2022, após cair para Rafael Nadal na decisão. Ele ainda tem outra final de Grand Slam no currículo, disputada no US Open há duas temporadas.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Do outro lado, Fritz perde a chance de alcançar as quartas de final em todos os Slam, mas se despede de Roland Garros com sua melhor campanha em oito participações. Antes, ele jamais havia superado a terceira rodada em Paris, resultado que obteve no ano passado e em 2020.
Altos e baixos e chances perdidas
Em um primeiro set de muitas oscilações, quebras de serviço e oportunidades desperdiçadas pelos dois lados, inclusive dois set-points que Ruud não concretizou no saque de Fritz no décimo game, a parcial só foi decidida nos detalhes do tiebreak. O norte-americano chegou a abrir 5-1 no desempate e teve um set-point com saque a favor no 6-5, mas não aproveitou a vantagem e viu o norueguês sair na frente.
Precisando reagir, Fritz começou muito bem o segundo set e foi quem obteve a primeira e única quebra da parcial, abrindo 3/0 de frente. A partir daí, entre breaks salvos e desperdiçados pelos dois jogadores, ele apenas administrou o placar e empatou o jogo.
E a virada tinha tudo para acontecer, principalmente depois de o norte-americano superar o serviço do rival no terceiro game do set seguinte, mas a vantagem durou pouco tempo e Ruud tratou de empatar e virar logo em seguida, com duas quebras consecutivas no quarto e sexto games. Fritz ainda esboçou uma reação, devolvendo o break, mas novamente perdeu o saque e a parcial no décimo game.
Ruud deslancha e confirma a vitória
O quarto e último set até começou bastante equilibrado e com domínio dos sacadores até o sexto game, quando o norueguês aproveitou rara chance e abriu preciosa vantagem. Depois confirmar o serviço de zero por duas vezes consecutivos, o vice-campeão das duas últimas edições confirmou seu retorno às quartas de final com uma nova quebra no oitavo game.
Djoko vem extenuado por duas maratonas! Essa é a grande chance do norueguês!
Concordo contigo. No entanto, vem motivado também, afinal, saiu de duas situações dificílimas. Hoje, a lógica aponta para vitória do Norueguês, por todo o contexto do que vimos esse ano, desde a derrota para o Sinner na Austrália. Mas é apenas a lógica.
Acho que Ruud ganha do Nole
Bom, tem as suas chances. O H2H é 5×1 em favor de Djokovic, mas Ruud ganhou a ultima em Roma. E a pressão de enfrentar Djokovic nas quartas é muito menor que enfrentar em uma final de RG como no ano passado. Então força Ruud. Apesar da torcida, acho que Djoko leva mais essa…
Acho que o H2H não tá vendo o contexto da situação. O que vem acontecendo desde a Austrália deixa claro que o Djokovic vai ter que “suar muito” novamente para passar. Não está no melhor momento, tanto fisicamente como tecnicamente. Então não acho que o favoritismo seja dele, e sim do Ruud. Mas o favoritismo não garante nada, o que vale é o que vai acontecer no jogo.
Ruud é um dos melhores tenisras do circuito e tem grandes chances de vencer pois venceu o último encontro entre eles.É bom lembrar que Djokovik é o melhor tenista de todos os tempos. Já atingiu o nível de insuperabilidade mas mesmo assim continua arregaçando. È um professor ambulante de tênis e consegue fazer com que seus adversários evoluam em cada confronto com êle. Posue um estilo vencedor que pouquíssimos enxergam ou conseguem ler. A grande maioria dos comentaristas e narradores, principalmente o(a)s tenistas, ficam embasbacados.
Torcendo pelo ruud
Será a 4° quartas de Slam para o Ruud, 3 em RG. Djokovic talvez nem jogue as quartas. Sentiu o joelho. Se jogar, não estará no seu melhor. Ruud tem boas chances
O norueguês deve ganhar com facilidade.
Djoko jogador experiente e carismático. Ruud bom.jogador sem carisma.algum ( água com açucar)..Ruud não tem culpa alguma de o Big 3 ter destruído a geração dele. Big 3 foram tão fantásticos que desmotivaram muitos bons jogadores. Ficaram inatingíveis. É outro jogo que pode ir pra 5 set e adivinha quem vai ganhar?
Se for pra 5 set o Ruud vai tremer e nem estou dizendo isso pra desmerecer, porém é só imaginar como que não deve ficar abalado o psicológico do adversário
Se o Djokovic desistir por causa do problema no joelho a e ele tem tudo para chegar final pois vai ter um dia a mais de descanso e em Grand Slam isso é uma vantagem muito grande.
Talvez Djoko nem entre em quadra, e se entrasse o norueguês seria favorito. Não só acho que já está com um pé na final, como diria que tem chances de ser campeão domingo.
Obviamente, tirando o Djokovic o Ruud é o jogador mais forte no saibro de todos os que sobraram principalmente se tratando de Roland Garros, se passar do Nole é uma mão na taça e um abraço
Ruud não tem nada de espetacular. Vai ser presa fácil para Djocovid.