Paris (França) – O tênis brasileiro ainda não sabe o que é perder no qualificatório para Roland Garros. Com quatro na busca de um lugar na chave principal, três já conseguiram o objetivo, o último deles o cearense Thiago Monteiro. Nesta sexta-feira, ele levou a melhor sobre o espanhol Daniel Rincón em sets diretos, com parciais de 6/4 e 6/2, depois de 1h13 de confronto.
Com a classificação de Monteiro, todos os três brasileiros que estavam na chave masculina do classificatório em Paris conseguiram avançar para a disputa principal. A última vez que o Brasil teve quatro tenistas homens juntos em um Grand Slam foi no US Open de 2011, com os paulistas Thomaz Bellucci, Rogerio Silva, Ricardo Mello e João Souza, o Feijão.
Em Roland Garros, não vimos quatro brasileiros juntos na competição principal desde 2009, com Thomaz Bellucci, Thiago Alves, Marcos Daniel e Franco Ferreiro. Ao todo já são cinco tenistas do País saibro parisiense, já que a paulista Beatriz Haddad Maia também está classificada entre as mulheres. O país não tinha tantos jogadores desde 1989 e pode ter ainda mais uma se Laura Pigossi também furar.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Monteiro vai para sua sexta participação em Roland Garros, onde conquistou sua melhor campanha em 2020, indo até a terceira rodada, o melhor desempenho no geral em Grand Slam. Será a 21ª aparição do canhoto de Fortaleza em uma chave principal dos quatros maiores torneios de tênis do circuito.
Quebra no começo e jogo sob controle
A vitória na última rodada do quali começou a ser costurada já no primeiro game, quando Monteiro quebrou o saque do rival. Em seguida, ele salvou dois break-points e abriu 2/0. O cearense chegou a ter uma nova chance de quebra no sétimo game e foi ameaçado no oitavo, com dois break-points contra, mas em ambos os casos as quebras não foram concretizadas e a vantagem mínima permaneceu até o final.
Rincón começou a segunda parcial tentando agredir mais depois de sair atrás no placar, começando com dois ótimos games de serviço. Só que a tática não funcionou tão bem no decorrer da disputa, e após abrir 2/1, ele não conseguiu vencer mais um game sequer. Muito sólido, Monteiro anotou duas quebras seguidas, a primeira delas de zero, e venceu os últimos cinco games da partida.
Embora não tenha anotado um ace sequer e quatro duplas faltas, Monteiro foi bem com o serviço, vencendo 75% dos pontos disputados, contra 62% do rival espanhol. Ele cometeu apenas dois erros não forçados a mais do que Rincón (14 a 12), mas compensou com oito bolas vencedoras também a mais (21 a 13).
Parabéns pela terceira vitória, mais um na chave principal. Agora so falta a Pigossi. Bora torcer.
Agora so falta 1, vamo que dá
Laura já tá tratorando. Imagina o pesadelo, nesse exato momento, de quem disse que nenhum furava kkkkkkk
Isso mesmo no 1⁰ de quali teve um que falou, que talvez só o Monteiro passava , passou todos
E com autoridade, esse deve ter perdido tudo a banca apostando
Contra os brasucas
Excelente. Venceu com autoridade. 4 brasileiros na chave principal. Fantástico
Vamos Monteiro
que fantástico, parabéns
6/4, 6/2, mesmo placar do Meligeni.
Só uma correção ali no ano campanha até R3 do Monteiro tá errada. Ano passado ele não chegou tão longe. Entrou de LL e perdeu na primeira rodada em 5 sets para o Hanfmann
Sim, a informação estava errada…na verdade a melhor campanha de Monteiro em Roland Garros foi em 2020 e não em 2023. Já corrigimos, obrigado!
Ele entrou direto ano passado
Que absurdo. Os 3 passaram com facilidade. 2×0 rápidos. Fantástico.
Possíveis adversários para os 3:
O’Connell, Mannarino, Davidovich, Giron, Cobolli, Struff, Bublik, Kecmanovic, Nishikori, Purcell, Draper, Alcaraz, Hurkacz, Tiafoe, Tabilo, Marozsan, Baez.
Tem alguma que obviamente seria bom fugir, mas me arrisco a dizer que contra a maioria desses possíveis eles batem de frente ou são até favoritos em alguns casos.
Sim. Contra Alcaraz, Hurcacz, Tabilo, Baez, Struff, Kecmanovic e Maroszan seria muito difícil passar da 1a rodada. Já contra Mannarino, Nishikori e Tiafoe,além de dar pra passar, daria pra ir longe na chave.
Se pegarem o Purcell, O’Connell e Giron seria o mais adequado entre os nomes disponíveis e o Nishikori tbm pois está sem ritmo
Tem rabos de foguete, como Alcaraz, Hurkacz, Tabilo, Baez, Bublik e Struff e tem uns bem acessíveis também, como O”Connell, Purcell, Nishikori, Giron, Mannarino, que está em péssima fase. Pode dar qualquer coisa neste sorteio. Torcer para ser bom, principalmente para o Monteiro, que está jogando um tênis que pode ir mais longe no torneiro.
O’Connel, Giron, Cobolli, Bublik no saibro, Nishikori isso se jogar, Purcell e Draper tudo ganhável. O Heide gostaria que ele pegasse o Alcaraz, seria uma oportunidade imensa pra ele de desfrutar.
EXCEPCIONAL !!!!
E mais uns 300 mil na conta !
72.000 euros pra ser mais exato. Ou seja, passa dos R$ 400.000. Isso livra o ano dos 4 brasileiros que furaram o qualy. Excelente!!!!
Mais excelente, ainda, porque não parece ser o primeiro objetivo de nenhum deles, mas uma consequência inevitável e muito boa. Eles querem se destacar e merecem, junto com o garoto prodígio Fonseca!
Jogou 21 Grand Slams?? Podemos chamar isso de uma carreira de sucesso parece….
Momento mágico do tênis masculino brasileiro,4 tenistas na chave principal de um GS, futuro promissor para o nosso tênis,senhores haters,todos caladinhos por favor!!!
Nosso tênis está no melhor dos mundos. Quem diria que chegássemos a este ponto em 2024. Visualizo Monteiro e Wild no top 50 neste 2024.
Bora pra cima.
Fecharemos o ano com 4 Top 100 a continuar assim.
Fonseca, no apagar das luzes de 2024, pode chegar aí também rs
Parabéns brazucas show
Cumpriu muito bem o seu papel. Excelente!!!
A verdade é que o tenis brasileiro vem em clara e franca ascensão há pelo menos uns 3 anos. São muitos resultados bons, recordes sendo batidos, promessas surgindo, o esporte sendo mais conhecido e reconhecido pelo país, mais empresas interessadas e querendo patrocinar os nossos atletas, mais tenistas subindo no ranking e batendo os seus recordes, profissionais do meio surgindo cada vez mais e por aí vai…
Se continuar nessa pegada vamos colher ainda mais frutos com o passar do anos, a tendência desse jeito é crescer ainda mais.
No mais, parabéns ao Monteiro e Meligeni por hoje, já são 5 garantidos na chave principal e pode aumentar com a Laura hoje, fora os duplistas.
Com certeza !!!!!!!
Parabéns Monteiro.
Acreditando.
Lutando.
Vencendo.
Jogadores Brasileiros estão de parabéns, pelos bons resultados conquistados nos últimos meses.
Força Brasileiros.
O qualy estava facilimo. Mas parabéns ao Monteiro, que fez sua parte.
Facílimo? Como o senhor explica somente 7 dos 32 cabeças de chave furando o Qualy? Sendo dois brasileiros. E o terceiro brasileiro eliminou dous cabeças de chave. Hater tem sérias dificuldades de aceitar o óbvio: que os brasileiros estão dando show em Roland Garros
Ele não é Hater. Ele é apenas um apostadorzinho de arranque que perdeu muito dinheiro neste qual, sempre apostando contra os brasileiros. Tadinho. kkkkkkkkkkkkkkk
Dando show? O torneio já começou e já teve algum brasileiro chegando nas semi finais no mínimo? Quem dava show em RG era o Guga tri campeão, passar do qualificatório não é show nenhum
Kkkkkkkkkkkkkk
Verdade, esse ano que mudaram a regra e colocaram no qualy os jogadores com ranking entre 400 e 600 ficou muito facil mesmo, mas….. Monteiro fez sua parte
Vc não cansa de escrever tanta asneira?
vc quer seu post de domingo ou 2a. feira passada. Ridículo seu comentário..perdeu grana né? A sua vida deve ser uma perda de tempo.
Moleza mesmo. Os outros só tinham raquete. O Monteiro, um trator!!!!!
Cliquem abaixo e vejam o que esse Scott disse antes do qualy.
https://tenisbrasil.uol.com.br/pigossi-monteiro-e-meligeni-estreiam-no-quali-de-rg-na-terca.html
Parecia um profissional, contra um amador com o saque do Karlovic.
Alquingel Scott, não perde tempo em atacar, e desmerecer os jogadores Brasileiros.
Sempre assim, mudo de cognome, mas atacando os jogadores Brasileiros de tabela.
Agora vem falar que estava fácil, só os Heide, Meligeni e Monteiro sabem que não foi fácil.
Scott, se poupe, errou todas.
Alquingel.
Laura acaba de vencer. 100% de aproveitamento no quali. Grande momento do tênis brasileiro. E a Laura merece demais. Parabéns para o Heide, Meligeni, Monteiro e Laura pelo que fizeram no quali
Parabéns !! Vitória bem tranquila !!! Realmente é outro jogador ! Na má fase perdeu pro espanhol, hoje ganhou sem sustos !! Torcer para um bom sorteio !!
Brazilian Storm
Monteirão da massa mantendo a constância. Merecia ter entrado direto, mas o ranking pra RG fechou antes dele bater #84. Buscou a vaga no qualy, mostrando que o bom momento veio pra ficar. Brazilian storm na França!!!
Sim, realmente parece q virou msm a chave do confiantrix após a vitória contra o Tsitsipas, se o sorteio ajudar, tem boas chances de avançar na chave principal..
75% e a fila andando… PArabéns
Como melhorou a devolução de saque do Monteiro. O espanhol saca muito bem, em outros tempos seria jogo para dois ou três tiebreaks, mas a melhora nesse fundamento tornou tudo mais fácil. Juntando isso a um ótimo aproveitamento de primeiro saque – passando dos 200 km/h em algumas oportunidades, permitiu a ele liderar o placar na maior parte do jogo e jogar solto e agressivo o tempo todo, colocando pressão com o forehand como ele gosta. Muito bom ver esse sucesso se materializando. O Monteiro é exemplo de raça e determinação. Orgulho para todos os brasileiros amantes do tênis.
Sorteio bem ruim, nenhum dos 3 pegou os mais fáceis. Monteiro com mais chances !!
Sorteio ingrato com os brasileiros agora! Acho que só o Monteiro tem chance…
Parabéns Monteiro, guerreiro do Brasil