Roma (Itália) – O norte-americano Taylor Fritz vem se mostrando cada vez mais adaptado ao saibro. Nesta terça-feira, ele obteve uma grande vitória no Masters 1000 de Roma. Enfrentando o búlgaro Grigor Dimitrov, o atual número 13 do mundo batalhou por 2h42 minutos para triunfar em três sets, com o placar final de 6/2, 6/7 (11-13) e 6/1.
Classificado para as quartas de final de um torneio ATP pela 50ª vez na carreira, Fritz enfrentará o vencedor da partida entre o alemão Alexander Zverev e o português Nuno Borges. O norte-americano já encarou Zverev sete vezes, nenhuma delas no saibro, com três vitórias e quatro derrotas, e levou a melhor na única vez que cruzou com Borges no circuito.
O norte-americano largou bem na partida, converteu dois dois seis break-points que teve no primeiro set e salvou os sete que enfrentou. Porém, a segunda parcial não teve quebras e foi decidida no tiebreak. “Para ser sincero, sinto que normalmente nessas situações ficaria muito mais tenso e nervoso, mas sinceramente me senti bastante calmo”, disse Fritz, quando questionado sobre o desempate de 24 pontos.
How dramatic 😮@GrigorDimitrov with the closest of set points…#IBI24 pic.twitter.com/HoDbvTnFnc
— Tennis TV (@TennisTV) May 14, 2024
“Acho que foi difícil porque o sol se moveu lentamente durante toda a partida e logo no desempate foi a primeira vez que me senti mal naquele lado. Então cometi a dupla falta”, lamentou o norte-americano, que lidou bem com o match-point perdido e foi firme na terceira e decisiva parcial, cedendo apenas um game a Dimitrov.
“Tive uma oportunidade muito boa na devolução do segundo saque, match point, e ele acertou no meu corpo e um pouco mais devagar que antes. Eu apenas percebi um pouco mais cedo tentando sair do caminho. Seria fácil ficar pensando nisso durante todo o terceiro set, mas fiz um ótimo trabalho simplesmente deixei para trás”, acrescentou Fritz.,
Consistente apesar da agressividade, o norte-americano terminou a partida com 10 bolas vencedoras a menos (27 a 37), mas compensou com três vezes menos erros não forçados, cometendo apenas 9 contra 31 de Dimitrov. O saque de Fritz também fez efeito, com 13 aces, apenas uma dupla falta e 72% de aproveitamento, enquanto o búlgaro venceu 60% dos pontos com o serviço.
Firing into the quarters 🔥@Taylor_Fritz97 overcomes a tough battle with Dimitrov 6-2 6-7 6-1 and is through to the last 8#IBI24 pic.twitter.com/8h4NUrz8AD
— Tennis TV (@TennisTV) May 14, 2024
Fritz indo relativamente bem no saibro. Fará sua 11º quartas de final em Master 1000 na carreira, a 1º em Roma. E com isso, só falta Canadá e Shangai para fechar quartas em todo os Masters atuais.