Santiago (Chile) – Chegou ao fim a ótima campanha de Gustavo Heide no challenger de Santiago. Disputando sua quarta semifinal neste nível de evento, o paulista de 22 anos e 240º ranking foi superado pelo experiente argentino Facundo Bagnis, ex-número 55 do mundo e quarto cabeça de chave da competição, com placar final de 6/4 e 7/6 (7-1) em 2h16 de partida.
Apesar da eliminação, Heide terá o melhor ranking da carreira na próxima semana, alcançando o 225º lugar, sete acima do seu recorde anterior, obtido em outubro do ano passado. No circuito challenger ele tem agora quatro semis, uma final e segue em busca do primeiro título.
Já o argentino Facundo Bagnis, de 34 anos, tentará o seu 18º troféu de challenger da carreira e o segundo no ano, depois de ser campeão em Buenos Aires no mês de janeiro. Atualmente na 147ª posição da ATP, ele está escalando 17 postos e assumindo provisoriamente a 130ª colocação. Se for campeão, pode chegar ao 119º lugar.
Seu adversário na final será o peruano Juan Pablo Varillas, 110º do mundo e segundo principal favorito do torneio, que na outra semi derrotou o canadense Liam Draxl por 6/3 e 6/2 em 1h47. Também ex-top 60 e com 28 anos de idade, Varillas busca o seu sexto troféu de challenger e o primeiro título desde 2022, quando triunfou em São Leopoldo justamente batendo Bagnis na decisão. Além desse duelo, o peruano e o argentino já se enfrentaram outras seis vezes, com mais quatro vitórias de Varillas, duas delas no circuito da ATP, e duas de Bagnis.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O jogo deste sábado começou melhor para Gustavo Heide, que logo de cara conseguiu uma quebra de serviço e chegou a abrir 2/0, desperdiçando novo break-point no terceiro game, o que lhe daria boa margem de frente no placar. No entanto, Bagnis aos poucos foi impondo melhor seu jogo, conseguiu o empate no quarto game e salvou mais três breaks na sequência, evitando nova vantagem do brasileiro. Depois de um bom momento dos sacadores na partida, o argentino enfim conseguiu a quebra definitiva no décimo game.
Assim como no set inicial, foi Heide quem conseguiu a primeira quebra na segunda parcial, chegando a abrir 3/1. Depois um longo sexto game, ele não conseguiu manter a vantagem e viu Bagnis novamente empatar o jogo. O brasileiro ainda teve três chances de quebra no 4/4 antes de salvar um match-point no décimo game. Com isso, a definição foi para o tiebreak, e o argentino prevaleceu, perdendo apenas um ponto no desempate.
Gustavo Heide terminou a partida com seis aces (um a menos do que o rival) e cinco duplas faltas (quatro a mais que o oponente). Além disso, acertou apenas 51% do primeiro serviço, vencendo 65% dos pontos que colocou a primeira bola em quadra e 46% com o segundo saque.
parabéns!!!!
Sim. Foi uma bela campanha. Avante por mais.
o jogo foi bem parelho mas nos pontos decisivos Bagnis foi melhor.
Chama a atenção e impressiona no Gustavo Heide, a péssima condição atlética e linguagem corporal, isso acaba vitaminando os adversários.
Para progredir na carreira tem que melhorar muito nesses aspectos.
Ele joga num desânimo que chega dar agonia!
Único Brasileiro que eu vejo jogar bem TB é o Monteiro,os demais são péssimos
Um resultado esperado. Não cobrem do rapaz. Não tem bola pra muito mais do que um 150 do mundo.
Heide perdeu boas chances,esteve com quebra acima em ambos os sets,e permitiu a reação do argentino, não sacou muito bem hoje e também cometeu muitos erros não forçados,bora pra próxima!!!
Jogo equilibrado. O Bagnis está numa fase melhor, foi vice recentemente no ATP de Córdoba. O Heide não era favorito neste jogo, bola pra frente, fez um bom torneio, venceu o Vera, cabeça de chave número 1, na primeira rodada.
Lamentável sobretudo pelo 1° set, onde teve chance pra abrir 2 quebras de vantagem e dpois abriu 0-40 pra ficar com uma quebra a frente, desperdiçando ambas as oportunidades e perdendo o set..
No 2° set jogou num nível mais próximo do restante da semana, salvou MP inclusive, no Tie Break foi muito mal realmente mas, é do jogo..
No frigir dos ovos foi uma boa semana(sobretudo pensando q estreiou contra o cabeça de chave n°1), vai bater o seu melhor ranking e se aproxima do Qualy de RG.. só espero q agora n venha com mais 3 semanas de folga para “recuperar o folego”..
Parabéns Heide pela semana. Precisa corrigir o aspecto de mais garra nos pontos decisivos. Vamos pra próxima.
Tudo certo, bola pra frente. Só um conselho que eu daria ao Heide: arrume essa postura desanimada, vibre consigo mesmo, nunca vi um tenista de cabeça baixa fazer sucesso no circuito! Se for timidez, ajuste isso, vc é ótimo garoto, queixo pra cima e dane se o resto !