Indian Wells (EUA) – O Masters 1000 de Indian Wells terá cinco tenistas do top 10 do ranking de simples disputando o torneio de duplas em 2024. Além do alemão Alexander Zverev, que formará parceria com o mineiro Marcelo Melo, estão inscritos na chave o italiano Jannik Sinner, o russo Andrey Rublev, o polonês Hubert Hurkacz e o australiano Alex de Minaur.
Dono de apenas um título na prova, conquistado em Atlanta na temporada de 2021 ao lado do norte-americano Reilly Opelka, Sinner jogará com o compatriota Lorenzo Sonego. Juntos, eles ajudaram a levar a Itália ao título da última Copa Davis e também fizeram quartas em Adelaide no início de 2023.
A estreia dos italianos será contra a parceria russa formada por Karen Khachanov, atual número 15 no ranking de simples, e Andrey Rublev, quinto colocado. Os dois, inclusive, possuem um título de Masters 1000 juntos, obtido em Madrid no ano passado. Os vencedores desse duelo podem encarar na sequência o espanhol Marcel Granollers e o argentino Horacio Zeballos, cabeças de chave 5, que estreiam contra os locais Christopher Eubanks e Ben Shelton.
Outra dupla 100% nacional será a dos australianos Alex de Minaur, atual décimo colocado no ranking individual, e Alexei Popyrin, que nunca jogaram juntos. Campeão em Cincinnati com o espanhol Pablo Carreño há quatro temporadas, De Minaur busca o segundo troféu da carreira. Porém, logo de cara ele terá o desafio de enfrentar o estadunidense Rajeev Ram e o britânico Joe Salisbury, terceiros pré-inscritos da chave e atuais tricampeões do US Open.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Quem também estará na disputa é o polonês Hubert Hurkacz, hoje oitavo melhor jogador de simples, e que fará um dueto com o holandês Tallon Griekspoor. Eles, no entanto, não deram muita sorte no chaveamento e iniciarão campanha contra a segunda principal dupla do torneio, formada pelo croata Ivan Dodig e o norte-americano Austin Krajicek, que possuem oito títulos juntos, dentre eles Roland Garros e Monte Carlo em 2023. Hurkacz tem quatro troféus na prova, o último há dois anos na grama de Stuttgart.
Por fim, Alexander Zverev, ex-top 2 e atualmente sexto colocado nas simples, jogará ao lado de Marcelo Melo pela 14ª vez, tendo como melhores resultados as quartas de final de Cincinnati e Pequim no ano passado, de Monte Carlo em 2022 e de Shenzhen em 2017. Se passarem pela estreia diante do búlgaro Grigor Dimitrov, 13º no ranking individual, e do britânico Daniel Evans, o alemão e o brasileiro encaram quem passar do duelo entre Hurkacz/Griekspoor e Dodig/Krajicek.
Alguém sabe dizer pq jogadores de simples jogam nas duplas em IW? Haveria cachê ou apenas para mais ritmo?
Um dos motivos que pode explicar tantos nomes importantes de simples na chave de duplas na Califórnia é uma possível preparação para a Olimpíada, visando entrosamento, apesar de o torneio olímpico ser disputado no saibro. Nos casos de Sinner, Rublev e De Minaur isso fica ainda mais evidente ao formarem parceria com compatriotas e potenciais companheiros em Paris.
Mas Indian Wells sempre teve essa característica de os jogadores de simples jogarem duplas, lembro que Federer, Nadal e Djokovic sempre jogavam… Sempre foi um torneio cheio de simplistas jogando duplas…