Rio de Janeiro (RJ) – Depois de uma grande campanha no Rio Open, onde venceu dois jogos e foi até as quartas de final do ATP 500 carioca, o promissor João Fonseca tomou uma importante decisão para o seu futuro. Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, ele renunciou ao tênis universitário norte-americano e vai focar no profissional.
Leia na íntegra o comunicado do tenista de apenas 17 anos:
“Para os fãs e amantes de tênis do mundo todo,
Gostaria de anunciar que renunciei a minha ida ao tênis universitário para me tornar tenista profissional.
Foi uma decisão muito difícil que minha família e eu precisamos tomar, especialmente por eu ter sonhado em viver a vida universitária em Charlottesville, jogando o esporte que amo com um time e um técnico incrível. Porém, nos últimos meses, sinto que o tênis profissional me escolheu de uma maneira em que eu simplesmente não poderia dizer “não”.
Gostaria de agradecer à University of Virginia e todas as pessoas envolvidas neste processo. Em nenhum momento me senti pressionado a escolher o tênis universitário. Todos vocês me deram o tempo que eu precisava, e eu realmente não poderia ser mais grato à UVA e ao Coach Andres Pedroso por isso. Sempre seguirei e torcerei por vocês, Cavaliers.
Mesmo não indo à universidade, acredito fortemente que é um caminho extremamente valioso e viável para os jovens tenistas que têm a ambição de se tornarem profissionais no futuro.
Por fim, gostaria de agradecer a todos pelo imenso apoio que venho recebendo.”
AEeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!
Melhor notícia do ano!!!!
Que notícia maravilhosa, mas dava pra sentir que esse seria o caminho.
E digo mais, isso devia estar perturbando a cabeça dele e pra mim ficou nítido no nervosismo que ele demonstrou em Santiago. Imagina jogar com a cabeça: faculdade ou circuito?
Só dele furar o qualy de IW já vai ganhar uma baita grana, não da pra ficar abrindo mais mão desses prêmios como fez no Rio Open não.
E o que ele disse está corretíssimo: o tênis universitário americano é uma baita saída e super recomendada e quem faz com certeza tem um futuro brilhante seja no tênis ou fora dele. Mas o Fonseca é daqueles raios que caem uma vez a cada 10 anos então a escolha tinha que ser diferente.
Agora, meus amigos, SEGUREM O MONSTROOOOOOOO!!!!!!!
Leandro, os atletas da NCAA são prioritariamente atletas. Eles recebem um tratamento diferenciado, com notas de aprovação mais baixas, abonos de faltas e professores particulares. Não estou supondo (tenho experiência nisso).
O Fonseca tomou a decisão certa, pois, no momento, ele não teria muito a evoluir na NCAA, já que o desejo dele é ser tenista profissional. Ele consegue ganhar de Top 100, então é muito mais vantajoso competir e treinar com os atletas da ATP.
Muito legal ter um retorno de quem de fato conhece do assunto, muito obrigado brother!
Temos um exemplo de tenista brasileiro que foi pro tenis universitário americano (Karue Sell) e eu acho que é um baita motivo de orgulho pra família. Mas o Fonseca é um caso a parte.
Lembra do Henrique Cunha? Acho que tinha um futuro promissor como tenista profissional, mas foi pra universidade.
Excelente notícia. Tem tudo para ser o nosso raquete 1 nos próximos anos..Uma dúvida, Será que ainda consegue resgatar a premiação do Rio Open?
Ta preocupado com o prize do menino? Ou quer emprestado
Parece que tinha 90 dias para “sacar” a grana (aceitar o prêmio).
Tomara que tenha mesmo esse prazo…
É uma grana que ele conquistou merecidamente… E vai ajudar muito na questão de estruturar seu inicio de carreira…
Decisão equivocada
Sou a favor do conhecimento
Estudar è sempre a melhor opção
Mas sempre é tempo de quando quiser voltar a estudar! Estou com 56 anos e estou na minha quinta faculdade! Bora ser feliz agora!
Pode estudar depois… com os bolsos cheios ehhehehhe
Penso totalmente diferente. Com cinco anos de profissão, se ele for bem, pode ganhar dinheiro para manter 3 gerações. Se der errado, nada impede que ele vá para universidade, estude e tire seu diploma. Uma escolha não elimina outra.
Eh favor, mas não aplica em si próprio, que adianta?
Ser tenista é uma profissão, assim como a sua de psiquiatra. Ele vai ter todo conhecimento necessário e mais específico sendo na sua área de atuação. Djoko um cara que fala diversas línguas, tem conhecimento de cultura e lugares que jamais podemos imaginar. Ao que o Dancim disse no podcast, ele já é um cara poliglota. Nunca é tarde para se formar em uma faculdade, mas o esporte de alto rendimento tem prazo de validade. Não deve ter sido uma decisão fácil, até pq ele mesmo disse que o circuito universitário era uma decisão (sonho) dele e não da família como a maioria de nós pensávamos. Sucesso nesta decisão, e que torne os nossos domingos emocionantes.
Discordo. Essas oportunidades valem pra tenistas medianos ou pobres que precisam agarrar uma oportunidade única na vida. Nem bolsa ia precisar porque tem grana pra pagar uma universidade em QQ parte do mundo. Hoje quem quer estudar não acha desculpas pq até em casa pode estudar. Agora se é pra juntar passear, namorar , farrear como muitos na universidade aí também ele não vai precisar. Ou vou acha que ele vai estar “velho” com 35 anos se quiser fazer “universidade”??
Verdade, mas… concorda que ele poderá fazer faculdade ao 35, 40 anos? Ele só vai adiar… se quiser, claro
Seria melhor opção se a outra opção não fosse vantajosa.
O garoto tem muito talento, é um ponto fora da curva. Acabou de ganhar mais de 500 mil reais em menos de uma semana de trabalho.
Vai trocar isso por um simples canudo de faculdade debaixo do braço?
Besteira ….. tá certíssimo o garoto
Estudar para ganhar dinheiro ou ganhar dinheiro para estudar?
Discordo, estudar nem sempre é a melhor opção, como por exemplo neste caso.
Concordo. Dá-lhe trabalho “infantil”
É… imagine só se você não estudasse… se estudando, está nesse nível…
ja ouviu falar de cursos online ?
com todo esse talento aos 17 anos batendo pros, a primeira coisa que iria ouvir dos colegas e coachs seria : what are you doing here ? are you outta your mind ? KKKK
A melhor decisão!!!!
Agora é seguir em frente com foco e determinação. Prenuncio de um futuro brilhante!
Quebra tudo, menino!
Ótima escolha
Decisão mais que correta, se ele de fato deseja ser um jogador profissional. O universitário americano vira um âncora no desenvolvimento do atleta em alto rendimento (e isso não apenas no tênis).
É uma decisão muito precoce. Não acho que o atp do Rio seja parâmetro para algo, os tenistas mais Pros encaram como uma semana de festas e aproveitam o carnaval também. O Fils mesmo, foi ganhar apenas do Wild nessa gira de saibro. Garin está numa fase bem estranha.
Precoce? Ele foi nº1 juvenil. Voce esta julgando algo que não tem conhecimento. Ele não decediiu ser tenista profissional por conta do ATP do Rio, mas sim por vários anos jogando tenis e vendo que pode evoluir muito.
Lá na frente ele vai descobrir se acertou ou não. Julgar, ou opinar, sobre essa decisão pessoal/familiar aqui é meio estranho pra mim. Em todo caso, o circuito hoje é um moedor de carne e exige maturidade pra evoluir. Vamos torcer por ele. Tem qualidades técnicas inegáveis. Mas como temos visto no caso do Wild, isso só não basta.
Carlos, acho que a sua resposta é a mais coerente, o futuro dirá, lembrando que para ser um atleta de auto nível em qualquer esporte , não é obrigatoriamente necessário fazer uma Universiade. ele está escolhendo a profissão de ser um excelente tenista, então tem que abrir mão do estudo por enquanto. Sou professor faz 40 anos e sei da importância que o conhecimento , cultura agrega a vida da pessoa, mas ao esportista de alto nivel , em um esporte, individual, step-by-step, acho que foi boa escolha neste caso. E está melhor assessorado que o Wild de 4 a 5 anos atrás. Agora para terminar , o pessoal preocupado com a grana do Rio Open, vocês não tem ideia da grana que ele vai ganhar , só até o final deste ano isso se ele for mal..Deve ter fila de patrocinador, além dos torneios que já o chamaram. Alguém lembra que no finals de 2023 ele foi convidado para treinar com os top 8?
Mas no caso do Fonsece ele demonstra justamente um temperamento muito melhor que o “selvagem”.
Estão falando que pai dele tem dinheiro para bancar uma universidade nos EUA, então deve ser bem rico mesmo. University of Virgínia é uma das melhores dos EUA. Agora se ele jogar como jogou os 2 primeiros jogos no Rio Open e ir se aprimorando tem tudo para ficar mais rico que o pai, a não ser que o mesmo seja um grande industrial. Mas no final o que vale são as conquistas pessoais, sejam elas materiais ou não.
Ficar mais rico que o pai seria bem difícil, mas não seria impossível, creio.
Será que ele consegue ainda a grana do Rio Open ? Seria muito importante para conseguir manter uma equipe de profissionais viajando o circuito com ele.
Ele não depende dessa grana pra manter uma equipe com ele em tempo integral.
Ele não precisa desse dinheiro. O pai dele é milionário.
Depois da campanha no Rio Open, definitivamente, não foi uma escolha difícil optar pelo tênis profissional em detrimento do College! Boa sorte, João!!
Uma boa notícia para os torcedores, ávidos por ver um brasileiro crescer no circuito e estar nos principais torneios. João tem potencial para isso. E espero que se confirme, mostrando o acerto da decisão.
Pronto, resolvido!
Nem precisou esperar mais na frente.
No embalo que vinha, lá na frente só aumentaria o tamanho da coisa e não faria sentido algum qualquer outra decisão diferente.
Agora é aproveitar os convites, fazer bem os contratos e planejar os treinamentos e o calendário de acordo com as mudanças que virão.
Decisão arriscada, mas compreensível.
Risco pois se ele tiver resultados inferiores as do Belucci por exemplo, o cara virará aqui um fracassado e piada nacional, afinal no aqui no BR o valor está só quem ganha titulo grande e não em quem faz carreira sólida.
O dinhiero do Rio Open pesou
Opa!!
Hummmm … B.O a vista
Se conseguir ser top 50 pelo menos, jogar os grandes torneios, a escolha terá valido à pena… se ficar patinando em posições piores, ainda poderá estudar, claro, mas terá um tempo valioso a menos. E no padrão que o tênis atual está, com todo mundo voando fisicamente, marretando a bola e sem grandes variações, ter ou não sucesso parece uma grande loteria.
Optou pelo óbvio.
Ok
Parabéns Fonseca,boa sorte nessa nova e já promissora jornada,o Brasil está com você garoto!!!
Decisão super dificil, esta realmente jogando muito, mas ja que tomou esta decisão e se a familia tiver condições eu procuraria um Tony Nadal ou outro tecnico de ponta mesmo pegando empréstimo para evoluir mais rapido ainda. Tecnico top e empresário top arrumando os torneios. Agora e hora de pensar como profissional e não com o coração.