Hong Kong (China) – A grande semana de Juncheng Shang no ATP 250 de Hong Kong ganhou mais um capítulo nesta sexta-feira, quando o jovem chinês de 18 anos venceu seu terceiro jogo no torneio e garantiu vaga na semifinal. Depois de salvar match-points nas duas primeiras rodadas, contra o sérvio Laslo Djere e o holandês Botic van de Zandschulp, Shang conseguiu a maior vitória da carreira ao vencer o norte-americano Frances Tiafoe, cabeça 3 do torneio e número 16 do mundo, por duplo 6/4.
Convidado para jogar nesta semana em Hong Kong e também anunciado para o Australian Open, Shang aparece no 183º lugar do ranking e tem como melhor marca da carreira a 149ª posição, alcançada em julho. Ex-número 1 juvenil, o canhoto chinês já está ganhando 40 posições com a semifinal e tem chance de se aproximar do 110º lugar da ATP em caso de título.
Jerry Shang with the biggest win of his career! He defeats Tiafoe 6-4 6-4 👏@Hkto_mens pic.twitter.com/LN91uNqKld
— Tennis TV (@TennisTV) January 5, 2024
Apesar dos 12 aces de Tiafoe na partida, foi Shang quem sacou melhor nos momentos decisivos. O chinês não sofreu quebras de serviço e enfrentou somente um break-point na partida. Ele conseguiu pressionar o saque do norte-americano em diferentes momentos na partida, criando seis chances de quebra no primeiro set, aproveitando uma delas, e também quebrando no início da segunda parcial para sustentar a vantagem até o fim da partida.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no whatsapp
O adversário de Shang na semifinal neste sábado será o russo Andrey Rublev, principal cabeça de chave do torneio e número 5 do mundo, que venceu o francês Arthur Fils, jovem de 19 anos e já 36º do ranking, por 6/4, 1/6 e 6/2. Rublev, de 26 anos, tem 14 títulos de ATP e esteve em outras nove finais no circuito.
Ruusuvuori enfrenta Ofner na outra semifinal
Into the last 4! @EmilRuusuvuori defeats Kotov 6-3 7-6 🇫🇮💪@Hkto_mens pic.twitter.com/9zaDDdGfbU
— Tennis TV (@TennisTV) January 5, 2024
A outra semifinal em Hong Kong será entre o finlandês Emil Ruusuvuori e o austríaco Sebastian Ofner. Ambos ainda perseguem o primeiro título de ATP, sendo que Ruusuvuori é o único a já ter disputado uma final no circuito, no início de 2022 na Índia. O finlandês também levou a melhor no único duelo anteiror contra o austríaco.
Algoz do top 15 Karen Khachanov nas oitavas de final em Hong Kong, Ruusuvuori aproveitou o embalo. O finlandês de 24 anos e 69º do ranking venceu o russo Pavel Kotov por 6/3 e 7/6 (7-4). Já a vaga de Ofner, de 27 anos e 43º do ranking, veio com vitória sobre o experiente espanhol de 35 anos Roberto Bautista Agut.
Leia mais:
Shang Tsung wins!