São Paulo (SP) – Nesta segunda-feira, a Maria Esther Bueno Cup conheceu os nomes que disputarão a tão sonhada vaga na chave principal do Rio Open. De volta a São Paulo, o torneio que reúne oito jovens promissores do tênis brasileiro e que leva o nome da eterna Bailarina do Tênis, volta a ser realizado no Sociedade Harmonia de Tênis, onde a própria Maria Esther Bueno treinava.
A competição acontecerá entre os dias 5 e 10 de dezembro. Ingressos gratuitos e em quantidade limitada estarão disponíveis para o resgate (até dois por CPF) a partir do dia 30 de novembro, às 11h, no site da Eventim .
A Maria Esther Bueno Cup contará com os seguintes tenistas:
1. Gustavo Heide (21 anos, 248º)
2. João Lucas Reis (23 anos, 325º do mundo)
3. Matheus Pucinelli (22 anos, 358º)
4. Mateus Alves (22 anos, 442º)
5. Gilbert Klier (23 anos, 486º)
6. Igor Gimenez (23 anos, 847º)
7. Nicolas Oliveira (17 anos, melhor juvenil)
8. Henrique Nogueira (20 anos, convidado do clube)
Para estar elegível à competição, o tenista precisa ter até 24 anos completos em 31 de dezembro de 2022. O formato da Maria Esther Bueno Cup consiste em oito tenistas divididos em dois grupos de quatro, como o ATP Finals e a Next Gen Finals. Os dois melhores de cada grupo avançam para a semifinal, com os vencedores seguindo para a grande decisão. Neste ano, os grupos levarão os nomes de duas lendas do tênis brasileiro, Cassio Motta e Luiz Mattar.
Nomeada em homenagem à maior tenista brasileira da história, campeã de 19 Grand Slams, a Maria Esther Bueno Cup é uma iniciativa do Rio Open para incentivar a nova geração do tênis nacional. O campeão da competição recebe um convite na chave principal do ATP 500 brasileiro, enquanto o vice-campeão se garante no qualifying.
Nos últimos anos, Thiago Wild (2018), Felipe Meligeni (2019) e Mateus Alves (2022) ganharam a Maria Esther Bueno Cup e tiveram a oportunidade de estrear na chave principal de um ATP 500.
O Rio Open acontecerá entre os dias 17 e 25 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro e já conta com Carlos Alcaraz, o número 2 do mundo, Stanislas Wawrinka, campeão de três Grand Slams, e Arthur Fils, representante da nova geração do tênis, confirmados no line-up.
Pq o boscardin não foi? E faltou o nome do convidado do clube. Esse Igor gimenez não faz sentido nenhum, era melhor ter dado pro Pedro Rodrígues Tb, sla
O João Fonseca alguém sabe pq não está?
Ele deve ser convidado independente de participar da seletiva
Ele acho que ja recebeu ou vai receber o Wild Card. Agora esse Henrique Nogueira nunca ouvi falar. Porque nao Decamps, Boscardin, Loureiro, ou ate outros, que acho melhor que o Igor???
Trata-se de uma safra tecnicamente medonha para um pais com 200 milhões de habitantes e alguma tradição no esporte. A organização do Rio Open faria melhor em abrir as inscrições desse torneio para jogadores jovens latino-americanos em geral…
Discordo, hoje temos 10 tenistas no top 402( esse eh do Boscardin), o ano passado esses tenistas estavam em media no top 600( inclua o Wild – 430), ou seja, melhoraram muito, dentro do nivel Brasil. Quando nos ultimos 50 anos tivemos 10 tenistas nessas condiçoes e mais 1 no top 100, outros 2 no 200 e um no top 300? Concordo se comparar os 200 milhoes de brasileiros, mas e a China?
Boscardin sumiu? Pedro Rodrigues bem melhor do que Igor Gimenez
Torço para que o Heide ou Pucinelli levem essa
É o ano mais fraco de todos desse torneio até hj. Fraquíssimo o nível. Convidado do clube? Pqp nada av.
Diga-se de passagem, vão apagar meu comentário mas…. O site ficou uma merda
Se ao invés de palavrão, você explicar quais melhorias são ideais, ajudaria bem mais.
Dalcim, infelizmente esta é a cultura do nosso país. Simplesmente dizer que é uma m….agredir e menosprezar quem tenta fazer as coisas. Parabéns pela longevidade do teu trabalho e da tua equipe e parabéns pelo novo site.
Obrigado, Marcus!