Rio de Janeiro (RJ) – No encontro entre dois brasileiros na abertura da rodada noturna do Rio Open nesta terça-feira, João Fonseca levou a melhor sobre Thiago Monteiro e marcou as parciais 7/6 (7-1) e 6/1 em 1h33 de partida.
Esta foi a primeira vitória na temporada para Fonseca, que havia ficado fora dos torneios de Brisbane e Adelaide por lesão nas costas e perdido nas estreias do Australian Open e de Buenos Aires. O carioca de 19 anos e 38º do mundo não vencia desde o Masters 1000 de Paris, em outubro.
Cabeça 3 no Rio Open, Fonseca garante 50 pontos na ATP pela vitória e não defende resultados, já que havia sido superado na estreia do ano passado. Por ora, ele pode recuperar até duas posições. Se vencer mais uma, contra o peruano Ignacio Buse, 91º o mundo, pode voltar ao 35º lugar.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Em chave com seis brasileiros, Fonseca é o primeiro a avançar. Ainda resta a estreia do juvenil Guto Miguel, de 16 anos, contra o lituano Vilius Gaubas. Além de Monteiro nesta terça, Gustavo Heide, João Lucas Reis e Igor Marcondes haviam perdido na última segunda.
First win of 2026 🔒
Brazil’s own Joao Fonseca overcomes compatriot Monteiro 7-6 6-1 in Rio!@RioOpenOficial pic.twitter.com/t0czgm2VrD
— Tennis TV (@TennisTV) February 18, 2026
Próximo adversário de Fonseca no Rio Open, Buse está com 21 anos e teve passagem pelo circuito universitário norte-americano e joga mais perto da linha, buscando a definição dos pontos. O peruano se destacou no ano passado ao chegar à semifinal do ATP de Gstaad, que é jogado no saibro, mas com condições mais rápidas, por conta da altitude.
Ambiente respeitoso com os dois jogadores
Já Monteiro vinha de uma boa participação no quali, em que venceu o paraguaio Daniel Vallejo e o sérvio Dusan Lajovic. O cearense de 31 anos e 208º do ranking recebe 25 pontos na ATP, mas ainda vai cair para o 217º lugar, porque defendia 50 pontos no torneio.
Mesmo com a evidente maioria do público apoiando Fonseca, que joga em sua cidade natal, o ambiente no estádio foi respeitoso com os dois jogadores. Monteiro também recebia gritos de apoio e foi bastante aplaudido na entrada e saída de quadra.
Fonseca não enfrentou break-points
WELCOME TO THE JOAO CARNIVAL 🇧🇷@RioOpenOficial pic.twitter.com/yZCstM72Ct
— Tennis TV (@TennisTV) February 18, 2026
Bastante equilibrado, o primeiro set foi inteiramente sem quebras ou break-points. Foram seis aces para Monteiro contra cinco de Fonseca na parcial. Durante o tiebreak, o carioca conseguiu impor seu tênis agressivo, diante de um rival sólido do fundo de quadra, e conseguiu cinco winners para vencer o primeiro set.
Na segunda parcial, Fonseca seguiu sem ter o saque ameaçado. Ele conseguiu uma quebra logo cedo e saiu vencendo por 3/0. E a partir daquele momento, ele já estava confortável para jogar com o saque e primeira bola, confirmando rapidamente seus games. A segunda quebra na partida veio num ponto em que Monteiro teve várias oportunidades de definição, mas Fonseca se defendeu de dois smashs antes de aplicar a passada. E no game seguinte, definiu a vitória em sets diretos.













isso foi apenas um treino de luxo pro Fonseca o RIO OPEN pra ele só começa na próxima rodada, quando pegar um adversário gringo ,é bom que ele vença sua próxima rodada, caso contrário Thiago monteiro irá ficar chateado, e com a pulga atrás da orelha, olha a pressão pra cima do menino … !!!!!
Continua “só” bom saque e porrada de direita. Sofreu muito para ganhar do “quase aposentado” Monteiro.
Nada animador para o que vem pela frente.
Quase aposentado por que?
Boa João, jogou MT, desde o primeiro set, manteve o nível, agora manter nessa pegada pra enfrentar o peruano, pra cima dele!
Bela vitória do João, meio que esperado, Monteiro jogou muito bem , mas enfrentou a jovialidade do Fonseca. Já fiz esse comentário em outro posto mas estou na bronca com ATP mesmo sabendo que dificilmente lerão esse comentário. Pegador de bola é para pegar bola e não toalha, não deveriam obrigar crianças e adolescentes a manusear toalhas que estão encharcadas de suor, meleca, talvez catarro, sequer usam luvas. Quer se enxugar ? Se enxuguem na virada do saques, simples assim. Não recordo de nenhum outro esporte onde essa prática é permitida. Já imaginaram isso no vôlei ou no basquete ????
Espero que também tenhas o mesmo senso crítico em relação à falta de saneamento no Brasil. Vale a pena verificar quem votou contra o Marco Legal do Saneamento em 2020 – lei que estabeleceu a meta de universalização até 2033 (99% de acesso à água potável e 90% de coleta e tratamento de esgoto).
fim do jejum! graças! ufa! desde outubro! quas meio ano! vai amassar o Busão amanhã. vamos Thiago! digo, João!!!!
“Jejum” de três partidas? Que talento… Já que és gaúcha, deves ter ouvido falar do Festival da Mentira, em Nova Bréscia. Vai te preparando para a competição. Beijinhos!
Um primeiro set mais equilibrado do que eu esperava. Monteiro sacou muito bem, incomodando bastante o Fonseca no saque aberto na esquerda. Fonseca também estava bem apressado, principalmente de esquerda, com muitos erros não forçados. Mas no tie break, subiu o nível. E seguiu assim no 2° set. Diminuiu os erros não forçados, dominou sempre que o Monteiro ia pro 2° set. Thiago até tentou, mas não conseguiu manter a intensidade. Fonseca ainda tem muito trabalho a fazer. Enfrentará mais resistência contra o peruano Buse nas oitavas. Mas será o favorito. Espero que essa 1° vitória tenha sido o necessário pra destravar o João. Vamos um jogo de cada vez, mas seria fantástico um título dele no Rio de Janeiro
Bela vitória do João, meio que esperado, Monteiro jogou muito bem , mas enfrentou a jovialidade do Fonseca. Já fiz esse comentário em outro post mas estou na bronca com ATP mesmo sabendo que dificilmente lerão esse comentário. Pegador de bola é para pegar bola e não toalha, não deveriam obrigar crianças e adolescentes a manusear toalhas que estão encharcadas de suor, meleca, talvez catarro, sequer usam luvas. Quer se enxugar ? Se enxuguem na virada do saques, simples assim. Não recordo de nenhum outro esporte onde essa prática é permitida. Já imaginaram isso no vôlei ou no basquete ????
Vitamina S
Monteiro fez o que pode. Depois da primeira quebra, não teve como….. Torcer pelo Fonseca ser Campeão!
Monteiro fez um jogo bem aceitável. Saque muito firme no primeiro set, chegou a levar perigo, ao ficar a 2 pontos de fechar o set. Fonseca claramente se soltou no 2o set, passando a distribuir torpedos do forehand. Provavelmente encontrará mais problemas contra os argentinos, que fatalmente buscarão o seu backhand com bolas defensivas.
Foi um bom jogo. Vitória merecida do João.
Monteiro, jogou muito. Mantendo o volume de jogo apresentado hoje, logo retornará ao top100.
O melhor tenista brasileiro perdeu.
Jura ???. Paulinho sempre acompanhando um Circuito paralelo… Rsrsrs, Abs !
Jogo bom pro Fonseca ir calibrando seu jogo, ainda exagerando na força, tem um baita potencial. E o Monteiro, como sacou no primeiro set, nunca tinha visto assim! Dá pra pensar em melhorar a posição no ranking ainda se manter assim.
Só jogou assim pq foi contra o João. No segundo set, voltou ao normal
Comentário sem noção. Thiagp sacou muito bem durante todo o Qualy.
Sofreu até demais, no primeiro set, devolveu mal até o tie break, no tie break e segundo set ganhou fácil.
Vamos João, bora recuperar a confiança.
Tem tudo para ir longe no Rio Open.
Resultado esperado. O 1º set foi mais disputado do que se esperava. Monteiro fez um bom 1º set, e sufocou o João com um jogo de fundo de quadra muito seguro. Mas o tiebreak foi totalmente dominado pelo João.
O jogo acabou no 1º set, pois Monteiro nitidamente entregou no 2º set. Thiago não tem jogo pra vencer o João de virada. Se tivesse vencido o 1º set, o jogo mudaria de cara, porque jogaria pressão sobre o Fonseca.
Foi um bom teste pro João, que tá precisando dessa pressão pra assumir uma atitude mais enfática sobre sua carreira.
O jogo só foi válido pelo 1º set. Mas poderia ter sido um match de Oitavas, se a organização do torneio não tivesse pisado na bola com o Thiago na questão do Qualy.
Atitude mais ” enfática ” ???. O cara foi tratar da lesão, e essa e’ apenas sua Terceira partida desde Outubro. Precisou pular também os dois preparatórios para o AOPEN. Mostrou que não sente nada além da falta de ritmo , daí pecar muito no movimento lateral. De todo modo pode aprontar neste Rio Open. Aguardemos. Abs !
Sim. Atitude enfática. Você entendeu errado o que eu disse?
João passou quase todo o 2º semestre de 2025 jogando mal. Ele também estava contudido todo o 2º semestre?
Sua atitude estava errante em quadra. Tanto que pra esse jogo do Rio Open, muitas pessoas estavam receosas com o resultado do João. E o jogo realmente foi duro além do esperado no 1º set. Mas ele finalmente mostrou um pouco do seu nível.
Não sei quanto tempo acompanhas o Esporte, mas dá para contar no dedo , quantos ao completar 19 anos em Agosto, obteve uma performance melhor que JF . Sem essa de entender errado. Quando João venceu ATP 500 da Basiléia ? . Ninguém sai de 145 em Janeiro para Top 24 em novembro , jogando mal . Pelo jeito és mais um resultadista de plantão. E muito rápido esquecestes as inconsistências de novatos como Jannik Sinner na mesma idade. Por aqui neste Site somente sai mais do mesmo… rs. Abs !
Ué, vc é um dos que falam que o Monteiro é lutador e agora vem falar que entregou o segundo set?
Não é mais Realista aceitar que ele é mais fraco e não tem recursos para ganhar?
E o que tem a ver uma coisa com a outra? Outro comentário troll vindo de você (não se pode esoerar outra coisa).
O fato de Monteiro ser lutador em quadra, não o torna inconsciente (ao contrário de você que sempre procura pretexto pra criticar o rapaz e trollar os membros do fórum, com teus 1001 fakes).
Monteiro sabe (e todos aqui também) que João tem um nível de jogo maior. Após perder o 1º set apertado, e ser quebrado já no início do 2º, Thiago sabia que ficou inviável pra ele virar a partida. E entregou o jogo. Sem abandonar, claro (como fazem outros tenistas que você idolatra por trollagem).
Sua rejeição ao Monteiro, simplesmente pelo cara ser nordestino, é deprimente. Coisa de gente tosca.
Ok, Monteiro é lutador e não desiste, mesmo desistindo ontem de acordo com você. Kkkk
Mas os outros tipo o Wild, desistem né? E vc viu que ele nem jogo o rio pq era lesão mesmo.
Sim, Wild está contundido. É um bom jogador também. Mas quantas vezes Wild desistiu de jogos sem estar contundido?
Quantas vezes abandonou partidas ou perdeu jogos por desequilíbrio emocional (As vezes até brigando com o público)?
A questão toda envolvendo Monteiro, não é seu nível de jogo. Ele é um bom jogador, tem uma carreira vitoriosa (com mais de 20 milhões de reais em prêmios), foi top 100 por 7 anos seguidos e chegou a 61 do mundo. Mas nada disso é o foco.
A grande questão do Monteiro é seu compromisso com a carreira. Seu respeito e civilidade com o público e os adversários. Tanto que mesmo perdendo pro João, Monteiro saiu aplaudido pelo público carioca. Porque a seriedade dele conquista o público.
A não ser que você seja amigo pessoal dos 2, você nunca vai saber se alguém desistiu ou não. Esse é o ponto. Você faz apenas suposições abalizadas favoravelmente aos tenistas que vc idolatra.
Um primeiro set muito equilibrado por conta do bom saque do Monteiro, a pressa e os erros do João Fonseca. No tiebreak o Fonseca subiu o nível e dominou.
O segundo set foi todo do Fonseca que fechou o jogo com muita tranquilidade.
Vi alguns avanços no jogo do João Fonseca que ainda pode melhorar muito.
Estou na torcida.
Essa, a melhor análise do jogo até agora.
Thiago Monteiro jogou como nunca no 1º set, e perdeu como sempre, no 2º. Na maioria dos jogos que fez contra jogadores Top 10, sempre foi assim, podem fazer uma retrospectiva dos jogos dele aí. Foi assim que chegou a ser Top 70. Ele não lida muito bem com perder o 1º set, como se isso o desanimasse pro restante do jogo. Ele precisa ver jogos do Djokovic, principalmente os de 5 sets, onde o GOAT sempre virava esses jogos.
Mas aí…comparar o Monteiro com o Djokovic é querer demais…
Monteiro tem sim um grande problema de confiança. É uma grande dificuldade dele lidar com quebras. E no tênis, quando a confiança fica em baixa, o jogador perde mais da metade de seu desempenho. O tênis é um esporte muito psicológico.
Esse problema de confiança do Thiago é um problema de 80% dos tenistas brazucas. Sentem dificuldade enorme pra confirmar o serviço, pra fechar sets e jogos, pra quebrar o serviço do adversário ou pra lidar com quebras contra.
Mas o Thiago Monteiro já fez jogos memoráveis cobtra top 10. Venceu vários jogadores de alto quilate, como Tsonga, Rune, Tsitsipas. E mesmo quando perdeu pra top 10, foi derrotado jogando bem (mas deixando de fechar o jogo por falta de confiança, como na derrota pro Nishikori).