Rio de Janeiro (RJ) – Foram sorteadas neste sábado as chaves do Rio Open 2026, definindo o caminho dos tenistas até a final do torneio. Cabeça de chave número 3 e principal esperança de um título inédito para o Brasil nas simples, o carioca João Fonseca abrirá campanha diante de um adversário vindo do qualificatório.
Será a primeira vez em quatro participações no torneio que Fonseca enfrentará logo na primeira rodada um rival de pior ranking. Na sua estreia, em 2023, ele era apenas o 827º colocado quando foi derrotado pelo então top 60 Alex Molcan. Em 2024, João chegou ao Rio ocupando o 655º posto e teve pela frente o top 40 Arthur Fils, batendo o francês em sets diretos. Já no ano passado, o brasileiro vinha embalado pelo título em Buenos Aires e aparecia na 68ª posição, mas acabou superado pelo 60º colocado Alexandre Muller.
Caso avance para a segunda fase da competição, o número 1 do Brasil deverá enfrentar o sérvio Laslo Djere, ex-número 27 e atual 91 do mundo, ou o jovem peruano Ignacio Buse, de 21 anos e 96º do ranking.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O cabeça de chave mais próximo de João é o alemão Daniel Altmaier, sétimo pré-classificado, que também estreia contra um qualifier e pode cruzar com o brasileiro nas quartas de final. Antes, porém, Altmaier teria que passar por um italiano, seja Lorenzo Sonego ou Matteo Berrettini, que se enfrentam na primeira rodada.
Jogador mais bem ranqueado do torneio, Francisco Cerúndolo lidera essa parte de cima da chave e terá um duelo argentino contra o vice-campeão de 2024, Mariano Navone. Quem vencer encara outro compatriota, Thiago Tirante, ou o chileno Cristian Garin.
Três brasileiros no lado inferior
Na parte de baixo da chave, o tênis nacional terá três representantes. Fazendo sua estreia em torneios da ATP, o juvenil Guto Miguel, de apenas 16 anos, deu a sorte de não enfrentar nenhum favorito logo de cara e fará sua estreia contra um tenista vindo do quali. Caso avance, enfrentará o vencedor do duelo argentino entre Tomas Etcheverry, cabeça 8, e Francisco Comesana, que defende a semifinal de 2025.
Destaque do Brasil no duelo contra o Canadá na Copa Davis, o paulista Gustavo Heide abre campanha diante do tcheco Vit Kopriva, número 95 do mundo. Deste confronto sai o adversário de Camilo Ugo Carabelli, quinto principal inscrito, ou o Roman Burruchaga.
Completando a participação brasileira, o pernambucano João Lucas Reis desafia o alemão Yannick Hanfmann, ex-top 50 e hoje 90º do mundo. Quem vencer pode encarar na sequência o cabeça de chave 2 do torneio, o italiano Luciano Darderi, que enfrenta o argentino Juan Manuel Cerúndolo.
O Rio Open 2026 começa já neste fim de semana, com a disputa do qualificatório no sábado e domingo. Já a chave principal terá início na segunda-feira. O torneio oferece 500 pontos e US$ 461.835 ao campeão de simples.
Qual jogo vocês estão mais animados para ver no Rio Open 2026? 👀 pic.twitter.com/QB0kJwGH3s
— Rio Open (@RioOpenOficial) February 14, 2026











Chave convidativa para o João chegar até a semi
Sempre perigosos os “qualifiers”. Vem de uma sequência e são desprovidos de qualquer peso de favoritismo. Bom, se fosse fácil não tinha graça.
Um ótimo sorteio, fugindo do caminho dos favoritos argentinos até as semis. Se João se ajudar, vai longe no torneio
Djere é perigoso. João nessa história de nervoso tá perdendo pontos importantes e Djere é frio. Bora lá com a torcida levantar esse caneco. Aqui João vai ter peso só favoritismo. Tem que lidar com isso.
João não tem como não jogar a semi com Fran Cerundolo, que vai estar cansado depois de jogar a final em Buenos Aires.
Mesmo contra qualyfier Guto aínda vai suar muito pra ganhar 1 set ou até o jogo pela inexperiência e jogo mesmo a ser desenvolvido. Heide e João aí da acredito ganhar primeira rodada porém ninguém passa da segunda rodada. Somente João tem poder de fogo até uma final. Os demais deverão ficar felizes de ganharem a primeira. Ganhar uma segunda rodada ainda aposto num heide “fora da curva” e aí poder ir mais longe.Heide tem jogo pra jogar de igual no nível 100 mas….depende…
Ao contrário da chave do Qualy, os BR todos tiveram bons sorteios dentro de uma chave de ATP 500, factível pelo menos 1 surpreender e fazer R2 junto com o Fonseca..
mamão com açúcar para dois pegarem esse checão de quase 2 milhões e 500 mil Vorcaros. será uma semana na frente da telinha torcendo muito pelos nossos meninos!