Paris (França) – As coisas esquentaram nos últimos dias no tênis francês, com o ex-top 10 Jo-Wilfried Tsonga e o treinador Patrick Mouratoglou batendo boca através de declarações nas redes sociais. Tudo começou com uma declaração de Tsonga comparando o circuito atual com o da sua época.
Meses atrás, Tsonga questionou se o italiano Jannik Sinner conseguiria os feitos que tem alcançado se jogasse no auge de Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic, destacando ainda nomes como o britânico Andy Murray e o argentino Juan Martin del Potro.
“Quem pensa que (Carlos) Alcaraz e Sinner dominam o jogo porque seus adversários são mais fracos do que os de Federer, Nadal e Djokovic sempre me encontrará em seu caminho. Essa é uma das maiores ideias equivocadas sobre o tênis hoje em dia. Não concordo com o que o Jo disse”, rebateu Mouratoglou.
“(Jack) Draper, (Holger) Rune, (Alex) De Minaur, (Taylor) Fritz, (Ben) Shelton ou (Félix) Auger-Aliassime são jogadores imensos. Desculpe, mas não acho que você os venceria com frequência. Não vamos esquecer que Alcaraz e Sinner derrotaram Djokovic para começar a ganhar Grand Slams”, acrescentou o treinador.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
As falas de Mouratoglou não passaram despercebidas por Tsonga, que se defendeu através de um vídeo nas redes sociais. “ Você precisa mostrar um pouco de respeito pelo jogador que eu fui quando afirma em seus comentários que eu só joguei bem por uma temporada”, afirmou o ex-top 10.
“Acho que tenho o direito de me perguntar se eu gostaria de ter visto Sinner e Alcaraz no mesmo Grand Slam que Federer, Nadal, Djokovic, Murray, (Stan) Wawrinka, Del Potro e muitos outros jogadores. Acho que você será lembrado apenas como ‘O Técnico’, o comentarista, o organizador do evento, o mecenas e, honestamente, eu o parabenizo por isso. Mas você nunca sentirá na pele o que é ser um tenista e entrar na quadra”, acrescentou o tenista francês.
“Você não sabe como é isso. Você não está na melhor posição para me corrigir ou me dar lições sobre tênis de alto nível. Ligue para mim se quiser conversar sobre tênis. Mas não precisa me constranger nas redes sociais e usar minha imagem”, finalizou Tsonga.












Concordo com Tsonga. Dificilmente haverá uma geração como a que reuniu, ao mesmo tempo, Nadal, Federer, Djokovic, Murray, Wawrinka e Del Potro.
Tsonga quer falar demais, então, aguenta!!! Tsonga é um Zé Verev do passado, ou seja, aquele cara que foi TOP 10, mas que nunca ganhou Grand Slam, que parece ser o mesmo destino de Zé Verev!!! Dominic Thien, por exemplo, teve uma carreira muito mais curta que a de Tsonga, mas pelo menos teve um Grand Slam no currículo para desbancar o falastrão Tsonga!!!
Em resultados, nao vejo grande diferença entre Thiem e Zverev. Esse Slam do Thiem nao muda nada da agua pro vinho. Zverev tem ate um carreira mais solida. Mas eu gosto mais do jogo do Thiem.
Agora, se o Zverev tivesse o mental do Thiem a história era outra.
Os 2 também poderiam emitir suas opiniões sem cancelamentos ou faniquitos.
Jo tsonga está correto, não precisa fazer muitos cálculos, hoje por exemplo o Djokovic com 39 anos só perde para o alcaraz e o Sinner , pronto está resolvido..
Eu concordo com Tsonga. Do jeito que está o circuito, só vai dar Alcaraz e Sinner. Talvez o João entre na briga? Porque se for esperar por Sverev, Rune, Fritz, Stefano, De Minaur,
Muito dificilmente alcaraz e sinner venceria nole no auge. ou Nadal no seu auge em RG.
Isso nunca saberemos, especulação não muda nada a grandeza que o Alcaraz e o Sinner já tem. O alcaraz derrotou o Djokovic em 2023 e eu tenho certeza que o Djokovic achava que iria ganhar esse jogo tendo em vista que ele havia derrotado o Alcaraz na semi de Roland Garros, e ele estava embalado em Wimbledon e 7 títulos lá. Acredito que os 5 nos auge seria bem acirrado os titulos.
Já é ainda muito difícil vencer hoje numa reta final de carreira do nole.