Há muito se discute a diferença entre o tênis masculino e o feminino e, por isso, a exibição deste domingo entre Aryna Sabalenka e Nick Kyrgios serviu a seu propósito principal: mostrar o quanto os homens dominam na força das pernas e o quanto o jogo das meninas evoluiu nas últimas décadas com preparo físico mais apurado e a evolução do material que são fazem as raquetes e cordas de hoje.
Por isso mesmo, a vencedora do jogo festivo de Dubai foi mesmo a número 1 do mundo, ainda que o placar tenha sido favorável ao australiano, um dos tenistas mais habilidosos que já surgiram em todos os tempos. Sabalenka disparou incríveis paralelas dos dois lados – claramente buscou um estilo ofensivo de poucas bolas trocadas, uma vez que isso lhe traria sempre desvantagem -, chegou em curtinhas, fez voleios e ousou com devoluções potentes, apesar da dificuldade óbvia de devolver o saque alto e cheio de efeito do rapaz.
Não gostei mesmo foi da decisão de forçar os dois tenistas a jogar apenas com um saque. É bem provável que Kyrgios fizesse muito mais estragos caso pudesse arriscar seu bombástico primeiro serviço, daí o motivo da regra inusitada, mas ao mesmo tempo tirou de Sabalenka um dos golpes essenciais de seu estilo, que é o primeiro saque forçado para dominar com a segunda bola. Assim, o que mais se viu neste domingo foram os dois jogadores empurrando o primeiro serviço para garantir a disputa do ponto, o que não combina com nenhum deles.
De qualquer forma, foi ótimo ver que Sabalenka tem potência e precisão para competir com os homens – muitas meninas treinam com o sexo oposto -, porque a rigor técnica e força não são os pontos que mais os distinguem no tênis profissional. Faltam, e isso todo mundo sabe, pernas mais rápidas para cobrir a quadra e, acima de tudo, chegar no equilíbrio perfeito para disparar o golpe. Essa diferença seria sentida quem quer que estivesse do outro lado da rede contra Kyrgios, até mesmo uma ágil Iga Swiatek.
Também positivo o fato de o duelo não ter tido gracinhas desnecessárias, como jogadas de efeito ou convidados entrando em quadra para jogar algum ponto. Ao contrário, viu Kyrgios tentando seus temidos saques por baixo e uma camiseta encharcada pelo esforço exigido pela líder do ranking.









Boa noite, o que é fato, nunca homens e mulheres vão jogar de igual para igual em atp, mas muito bonito ver esta maravilha que é o tenis, um esporte que beira a perfeição, e cujas regras são excelentes. Dubai ganhou um super evento, e os arabes querem muito levar tudo da atp para lá, mas é impossível, ainda bem…rssss A Saba é de uma simpatia ímpar e o Kyrgius foi muito legal hoje. Devem ter ganhado um bom dinheiro para isto, mas mérito deles.
Também achei bizarro tirarem o primeiro saque da Sabalenka, o jogo seria totalmente diferente.
Seria. Seria ainda mais fácil pro australiano.
Dalcim, estava vendo o jogo na CazeTv e a comentarista estava escancaradamente torcendo pela mulher
A questão é, se o comentarista homem tivesse torcendo por Kyrgios, ele seria chamado de misóginia depois?
Vc acharia justo depois ele fazer um pedido de desculpa, ou acharia que ele não deveria pedir desculpas por nada?
Não vi nada de errado.
Eu acho que a Sabalenka não faria nenhum ponto enfrentando um cara como Nadal ou o Djokovic antigos. Ou até mesmo Sinner e Alcaraz. Kyrgios é praticamente um tenista aposentado, jogou 6 partidas nos últimos 3 anos. Mesmo assim, jogando numa quadra maior, ganhou a partida quando quis. Abs
Mais armado que o cabelo da minha mãe nos anos 80.
Em 1975, Ion Tiriac venceu Abgail Maynard por duplo 60, pelo circuito profissional masculino misto, conforme Wikipédia.
Dalcim, fiquei curioso, teria sido uma tentativa de implantar um circuito misto? Pelo jeito, não deu certo.
Nunca soube desse circuito. Vou tentar descobrir detalhes.
Mas o que eu mais achei interessante nesta partida foi justamente não haver o “Segundo Serviço” tornando o jogo mais rápido e dinâmico… Gostei muito do que vi em quadra de ambas as partes, vi uma Sabalenka dedicada buscando muito a vitória e vi um Kyrgios no começo tenso, mas extremamente focado na vitória, jogando sério, sem fazer gracinhas… A partida foi excelente com jogadas muito interessantes e de alta qualidade! Em termos de entretenimento, superou todas as expectativas e o público ficou muito satisfeito com o que viu e ambos os jogadores também curtiram muito a partida… Parabéns a todos os envolvidos neste evento de sucesso!!!
Na minha modesta (e teimosa) opinião ninguém venceu essa exibição estranha.
Não passou mesmo de um. caça níquel entre a #1 do mundo e o mulambo aposentado
“Sabalenka tem potência e precisão para competir com os homens”
Hummmm… será?
Se quem quer que estivesse do outro lado da rede, como foi dito, iria sentir com força a óbvia diferença de constituição física entre homens e mulheres (mesmo atletas), o tal propósito do jogo dos sexos é justificável?
Lembremos, qualquer delas iria sentir o óbvio. Então, todas irão perder. E se ganhar, vai ser porque o homem não jogou tudo, a quadra não tem as mesmas medidas, etc. É justo, louvável isso?
Tenistas treinarem entre si, independente se homem ou mulher, tudo bem. Mas, não é o caso. Não agrega a meu ver, embora assistir Sabalenka e Kyrgius é sempre bom.