Melbourne (Austrália) – Cruz Hewitt, Emerson Jones e Alex De Minaur foram os grandes vencedores do Australian Tennis Awards na noite de segunda-feira. Realizada no Palladium Ballroom do Crown Casino de Melbourne, a cerimônia entregou 13 prêmios, reconhecendo as conquistas das estrelas em ascensão da Austrália em 2025, desde a base até os profissionais.
Hewitt recebeu o prêmio de Atleta Júnior Masculino do Ano. O jovem de 16 anos competiu nos quatro Grand Slam juvenis, conquistando vitórias no Australian Open e em Wimbledon.
“Jogar nesses Grand Slam juvenis me ajudou muito”, disse ele. “A ótima experiência com toda a multidão e os diferentes ambientes e lugares onde você joga, ajudou muito o meu jogo, e aprendi muito para levar para os torneios masculinos”, comentou o filho de Lleyton Hewitt, ex-número 1 do mundo.
Jones ganhou o prêmio de Atleta Júnior Feminina do Ano. No segundo semestre de 2025, a jovem de 17 anos fez a transição para o circuito profissional, atualmente ocupando a 150ª posição no ranking mundial de simples.
“Assim que me tornei a número 1 do mundo no ranking juvenil, pensei: ‘Acho que devo me dedicar ao tênis feminino agora e focar nisso’”. A tenista de Queensland conquistou o prêmio pelo segundo ano consecutivo, depois de dividir o troféu com a número 1 do ranking australiano de simples feminino, Maya Joint, em 2024.
O técnico de Joint, Chris Mahony, também foi reconhecido por seus esforços na noite de segunda-feira, ganhando o Prêmio de Excelência em Treinamento – Performance, que homenageou a longa história de treinadores de elite de alto rendimento na Austrália.
Mahony guiou Joint aos seus dois primeiros títulos da WTA em 2025, em Rabat e Eastbourne. A jovem subiu da 116ª posição no ranking mundial no início do ano para a 32ª, ultrapassando Daria Kasatkina como a australiana mais bem classificada no ranking da WTA. “Ela teve um ano muito consistente. É comum vermos jovens tenistas com altos e baixos ao longo do ano em diferentes superfícies. Maya foi muito consistente em todas elas”, disse ele.
Medalha Newcombe de 2025
Alex de Minaur foi o vencedor da Medalha Newcombe de 2025, celebrando suas conquistas excepcionais no cenário mundial neste ano. O número 1 australiano continuou sua ascensão em 2025, classificando-se para o ATP Finals pelo segundo ano consecutivo e alcançando as semifinais pela primeira vez.
De Minaur conquistou seu 10º título na carreira com uma campanha dominante no ATP 500 de Washington, parte de um total de 43 vitórias em quadra dura na temporada, liderando o circuito nesse quesito.
Sua consistência ao longo do ano incluiu quartas de final no Aberto da Austrália e no Aberto dos Estados Unidos, quartas nos Masters 1000 de Toronto, Monte Carlo, Xangai e Paris, uma semifinal em Viena e uma campanha até a final em Roterdã, terminando a temporada com 55 vitórias e em 7º lugar no ranking, a melhor classificação de final de ano de sua carreira.
“Gostaria de agradecer, em primeiro lugar, ao próprio John Newcombe. É uma honra incrível receber esta medalha. Obrigado a todos os envolvidos neste evento incrível”, disse De Minaur. “Foi um ótimo ano. Estou muito orgulhoso de tudo o que conquistei. Claro, eu não teria conseguido sem uma equipe incrível ao meu redor, que me incentivou constantemente a continuar tentando alcançar meus objetivos e a dar o meu melhor. Agradeço tudo o que recebi e tenho muito orgulho de ser um tenista australiano, com todos os avanços que fizemos. Há uma quantidade imensa de jogadores entrando no top 100, tanto no feminino quanto no masculino”, destacou.
John Newcombe elogiou muito De Minaur. “Tem sido uma jornada interessante para o Alex. Só de observá-lo, ele foi aumentando a pressão gradualmente, subindo no ranking e agora está entre os 10 melhores, com um desempenho cada vez melhor a cada ano”, disse Newcombe.













