Além de ser o caçula no top 100 do ranking mundial, João Fonseca foi também o campeão mais jovem da temporada de 2025, de acordo com o consolidado de estatísticas divulgado pela ATP. Junto com o brasileiro, os dois únicos tenistas a conquistarem títulos de primeira linha com menos de 20 anos foram o norte-americano Learner Tien e o tcheco Jakub Mensik.
Fonseca conquistou seu primeiro título de ATP no saibro de Buenos Aires, no início de fevereiro, aos 18 anos e 5 meses. O carioca completou 19 anos em agosto. E dois meses depois, garantiu seu segundo troféu na elite do circuito no ATP 500 da Basileia.
O canhoto Learner Tien venceu seu primeiro título já no fim da temporada, nas quadras duras e cobertas de Metz, aos 19 anos e seis meses. Por sua vez, Jakub Mensik estava com 19 anos e 11 meses quando conquistou o Masters 1000 de Miami, em março, superando seu ídolo Novak Djokovic na final.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O trio também está muito próximo no ranking da ATP que encerra a temporada: Mensik, hoje com 20 anos, é o 19º do mundo, com Fonseca na 24ª posição e Tien no 28º lugar. Um ano atrás, o tcheco era o 48º do ranking, o norte-americano ocupava o 122º lugar, enquanto o atual número 1 do Brasil estava apenas na 145ª colocação.
Nove campeões inéditos no circuito
Ao todo, nove jogadores conquistaram seus primeiros títulos de ATP em 2025. Além de Fonseca, Tien e Mensik, integram essa lista o francês Alexandre Muller, o tcheco Tomas Machac, o italiano Flavio Cobolli, o norte-americano Jenson Brooksby, o canadense Gabriel Diallo e o monegasco Valentin Vacherot.
Curiosamente, a final mais jovem da temporada não teve nenhum deles em quadra: O confronto entre Carlos Alcaraz e Holger Rune, ambos com 21 anos, no saibro de Barcelona, foi o com menor idade somada entre os finalistas. Em segundo lugar, aparece a final de Pequim, onde Tien desafiou Jannik Sinner. Já a decisão entre Fonseca e o anfitrião Francisco Cerúndolo na capital argentina, fica em terceiro nesse aspecto.
Fonseca também foi um dos jogadores que salvaram match-points no caminho para um título. Ele escapou duas vezes da derrota contra Mariano Navone, nas quartas em Buenos Aires. Ao todo, nove campeões de ATP enfrentaram match-points na temporada. Destaque também para Carlos Alcaraz, que salvou três na final de Roland Garros contra Jannik Sinner, e também para o norte-americano Jenson Brooksby, que salvou quatro na semana em que foi campeão em Houston, sendo três na segunda rodada contra Alejandro Tabilo e um na semifinal contra Tommy Paul.
Apenas quatro títulos para os ‘trintões’
Em contrapartida, Novak Djokovic e e Gael Monfils foram os campeões mais velhos da temporada. O sérvio, aos 38 anos e 5 meses em Atenas, e o francês aos 38 anos e 4 meses em Auckland. Djokovic também foi campeão no saibro de Genebra, onde venceu seu centésimo título de ATP na carreira. Apenas quatro torneios foram vencidos por jogadores com mais de trinta anos. Além de Djokovic e Monfils, o húngaro Marton Fucsovics, foi campeão em Winston-Salem aos 33 anos e seis meses.











Nossa,surpreso com apenas 4 títulos para os atletas acima de 30 anos