Paris (França) – Pela primeira vez em sua carreira profissional, Alexander Bublik disputará uma semifinal de Masters 1000. O cazaque de 28 anos e 16º do ranking segue com bom desempenho nas quadras duras e cobertas de Paris e eliminou o australiano Alex de Minaur, número 6 do mundo, por 6/7 (5-7), 6/4 e 7/5 em 2h22 de partida.
Bublik só havia alcançado as quartas em dois Masters 1000 na carreira, ambos em 2021, em Madri e Miami. A vitória desta sexta-feira foi a segunda em cinco jogos contra De Minaur e a 15ª da carreira contra um top 10, depois de ter vencido Taylor Fritz nas oitavas de final.
A ótima semana em Paris também garante o melhor ranking da carreira pra Bublik, que está saltando para o 13º lugar. Ele ainda pode subir uma ou duas posições se for finalista e até chegar ao top 10 em caso de título. Vencedor de oito torneios da ATP, sendo quatro neste ano, o cazaque busca sua 16ª final da carreira.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O adversário de Bublik na semifinal deste sábado às 10h30 (de Brasília) será o canadense Félix Auger-Aliassime, número 10 do mundo, que mais cedo derrotou o monegasco Valentin Vacherot por duplo 6/2. Aliassime lidera o histórico de confrontos contra o cazaque por 3 a 2.
Thirst for a FIRST 😱
Alexander Bublik reaches his first Masters semi-final, defating De Minaur 6-7 6-4 7-5 at #RolexParisMasters pic.twitter.com/twQtrBj1rN
— Tennis TV (@TennisTV) October 31, 2025
Em um primeiro set inteiramente sem quebras e com apenas dois break-points disputados, De Minaur buscou uma grande reação no tiebreak, depois de estar perdendo por 5-3 e fez quatro pontos seguidos no fim da parcial. Bublik reagiu no segundo set, sacando muito bem. Ele fez seis dos 16 aces que teve na partida, não enfrentou break-points e aproveitou a chance de quebra logo no começo para abrir 3/1 e se manter à frente até o fim.
Os sacadores vinham prevalecendo no último set, mas Bublik ainda era o jogador que confirmava os games de serviço de forma mais tranquila, com direito a oito aces na parcial. De Minaur saiu de um 15-40 no 4/4 e ficou a um game da vitória, mas não conseguia ameaçar o saque do adversário e sofreu a quebra dois games mais tarde, que foi determinante para o resultado. Mais agressivo em quadra, Bublik fez 44 a 25 nos winners e cometeu 54 erros contra 28.













Mais do que merecido. Bublik está jogando mais tênis esse ano do que, pelo menos, metade do top-10 atual. Deu azar em alguns sorteios e pecou em outros momentos, mas o seu desempenho finalmente está mais condizente com a sua qualidade.
Reparastes nos 54 Enfs de Bublik, meu caro ?. Aliassime se vencer vai ao ATP Finals. Semi bastante interessante. Enquanto isso Sinner vai demonstrando a Shelton, como se joga nesta lentidão. Não economiza no Top Spin , como se estivesse no Saibro. Abs !
Sim, são erros condizentes com quem buscou o jogo, quem tentou construir pontos, ao invés de ficar passando bolas.
Também gosto do Aliassime. A 8a vaga estará em boas mãos se ele conseguir se classificar.
Verdade, mas foi um jogão de bolinha, vou torcer pro Bublik levar essa porque o gigante tem muita habilidade e merece terminar a carreira com 1 mísero master, sei que é difícil porque o Sinner ainda está na disputa, mas caso der uma final entre eles quem sabe ele faz a partida perfeita e conquiste a glória, pois pra ele será muito importante a sua carreira.
tecnicamente o melhor jogador do circuito… tem tudo para formar um grande Big 3 ao lado de Sinner e Alcaraz
Duvido que aos 28 anos e pai de família ele vá querer perder a pança e viver para o tênis, no máximo vai abocanhar um Wimbledon que exige menos fisicamente. No jogo de hoje ele já estava nas últimas, e é um melhor de 3 sets
Não dar mais moça, pois Bublik não tem físico para suportar a exigência física anual do tênis, mas quem sabe ele consiga vencer este master porque ele merece ter 1 master e por ser um jogador técnico e muito corajoso.
Se vc acompanhar todos este seu comentário já foi feito outras vezes com outros jogadores só diz isso para que as pessoas comentem discordando
E pensar que o joaozao já venceu uma final desse cara, inclusive foi a partir dessa derrota que o bicho começou a enfileirar títulos e boas campanhas
Tirando Sinner e Alcaraz (menos quadra dura coberta) o resto é muito igual, podem ganhar e perder.
Negativo, pois tirando os 2, citados aí acho que o Djokovic pode levar vantagem contra os demais, mesmo veterano.
Bublik lembra o Gulbis. Muito talento, pouca cabeça. Este ano focou mais pelo jeito e está próximo do TOP10
Pelos números da partida dá para ver que um tenista buscou o jogo, atacou as bolas, procurou as linhas, enquanto o outro jogador estava em quadra com as estatísticas debaixo do braço, passando sempre mais uma bola e jogando no erro do adversário.
O circuito atual está em transformação.
Um dos jogadores mais interessantes de assistir, com grande variedade de golpes e efeitos.
Toda vez que o De Minaur perde o tênis ganha, odeio jogador velocista que só joga empurrando a responsabilidade pro outro lado, parabéns pro Bublik, apesar de cometer um quantidade absurda de erros não forçados ele sempre fez isso tentando comandar o jogo.
Resumiu bem o De Menor, o jogo chato! Mas sempre chega, porque o nivel nao anda bom, entao encontrou esta formula de sucesso! Torcendo pelo Bublik!
Baita jogador. Um dos melhores atuais para se ver jogar nos ultimos anos…
Pena que ele não leve tão a sério a carreira. Da até pra ver o buchinho dele nesse vídeo. É o contrário de alguns sem grande tecnica como Djokovic ou CR9 no futebol, mas que se sobressaem com muito profissionalismo e dedicação.
Djokovic sem técnica? Você está de sacanagem ao falar isso, pois o sérvio sabe volear, usa smash, usar dropshot, alguns slices e também sabe sacar e você disse que não tem técnica. Kkk
Não é que ele nao tenha tecnica. É que o que sobressaía nele é o trabalho duro e alimentação regrada, que o conferia ter um grande preparo fisico e resistência, suas principais armas de jogo e não a tecnica e golpes.
Nem o Nadal tem, comparado a alcaraz e federer. Ele disse GRANDE técnica. Foi infewliz nas palavras mas entendi qdo mencionou o CR7, que tem menos técnica que o Pedro do Flamengo.
O “maluco beleza” do tênis mostrou que por trás do estilo desbocado e das jogadas fora do manual, há um tenista de altíssimo nível. Depois de deixar Taylor Fritz pelo caminho nas oitavas, Bublik detonou De Minaur com 16 aces, 44 winners e uma confiança que beirava a insolência.
No terceiro set, quando tudo indicava equilíbrio, Bublik sacou como um canhão, tirou De Minaur do sério e quebrou no momento decisivo — com a frieza de quem parece não ligar pra nada, mas joga como se o mundo dependesse disso. Avante Casaque!