Curitiba (PR) – O paranaense João Schiessl marcou a primeira vitória brasileira na chave principal da Copa Internacional de Tênis, nas quadras de saibro do Graciosa Country Club, em Curitiba. O canhoto de 21 anos e 564º do ranking aproveitou o convite e venceu o argentino Alex Barrena, cabeça 8 do torneio e 170º do mundo, com parciais de 6/3 e 6/4.
Esta é a primeira vitória de Schiessl em uma chave principal de challenger. Na temporada, ele venceu outros 24 jogos por torneios da ITF, com um título em Cluj Napoca, na Romênia. O próximo adversário de Schiessl pode ser o paulista Matheus Pucinelli ou o mexicano Alex Hernandez, que veio do quali. A partida acontece nesta terça, por volta de 11h30 (de Brasília).
Foi uma noite especial para mim. Sinceramente não podia ter esperado por mais. Poder fazer o que amo e sair com a vitória e meu melhor resultado em challenger. Quero seguir jogando e espero que seja ainda mais especial”, analisou Schiessl após a partida desta segunda-feira.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já na chave de duplas, o dia foi de vitória para o juvenil de 16 anos Guto Miguel ao lado do experiente José Pereira. Eles venceram os argentinos Andrea Collarini e Nicolas Kicker de virada, com parciais de 5/7, 7/6 (7-3) e 10-7. Eles podem enfrentar Ryan dos Santos e João Schiessl ou o chileno Matias Soto e o boliviano Federico Zeballo, cabeças 3.
Guto Miguel estreia com vitória nas duplas no challenger de Curitiba, jogando ao lado do experiente José Pereira. Eles venceram os argentinos Andrea Collarini e Nicolas Kicker de virada, com parciais de 5/7, 7/6 (7-3) e 10-7.
Os próximos rivais podem ser Ryan dos Santos e João… pic.twitter.com/yaWb7uUb8N
— TenisBrasil (@sitetenisbrasil) October 14, 2025
Nove brasileiros em quadra na terça
A rodada de terça complementa a primeira fase da chave principal, com nove brasileiros em quadra. Destaque para o cearense Thiago Monteiro, cabeça 9 do torneio, que enfrenta o experiente argentino Nicolas Kicker, de 33 anos, às 18h30 (de Brasília).
O dia também terá nomes como o paulista Gustavo Heide, que enfrenta o jovem boliviano Juan Carlos Prado Angelo, além do pernambucano João Lucas Reis, adversário do chileno Tomas Barrios Vera, e do duelo nacional entre Eduardo Ribeiro e Pedro Boscardin. A estreia de Guto Miguel em simples será contra o argentino Roman Burruchaga às 16h.
Confira os horários dos jogos dos brasileiros nesta terça-feira em Curitiba
Quadra Central – 10h
[Q]Gustavo Heide (BRA) vs. Juan Carlos Prado Angelo (BOL)
Não antes de 11h
João Lucas Reis (BRA) vs. [6]Tomas Barrios Vera (CHI)
[4]Hugo Dellien (BOL) vs. [Q]Mateus Alves (BRA)
Não antes de 16h
[5]Roman Andres Burruchaga (ARG) vs. [C]Guto Miguel (BRA)
Não antes de 18h30
[Alt]Nicolas Kicker (ARG) vs. [9]Thiago Monteiro (BRA)
Quadra 1 – 10h
[C]Eduardo Ribeiro (BRA) vs. [Q]Pedro Boscardin (BRA)
[Alt]Matheus Pucinelli (BRA) vs. [Q]Alex Hernandez (MEX)
[Q]Aristotelis Thanos (GRE) vs. [LL]Daniel Dutra da Silva (BRA)














Muito bom,Schiessl evoluindo
O Schiessl já mostrou que o convite foi merecido… Tomara que continue avançando…
Que vitória do Schiessl. Sua maior da carreira, a 1º contra um TOP200. Esperava ele furar o TOP500 esse ano. Ainda na torcida para um gás neste final de ano e furar o TOP500
Grande e surpreendente vitória do João! Mostrando que tem nível, também, para jogar CH.
Rapaz esse barrena tinha que sair preso da quadra , desculpa pessoal nao desmerecendo o Schiessl mas o alex barrena fez 2 ou 3 finais de chalenger recentenente cara ta solido , se ele quisesse jogar mesmo era jogo pra no minimo duplo 6-2 pra quem acompanha o jogo do cara era nitido a falta de vontade de bater na bola tava so passando pro adverdario ganhar o ponto so jogou um pouco serio os 3 primeoios games , os games q ele tomou quebra foi ridiculo , no minimo fede se procurar vai achar odd do cara era 1.15 pra vencer kkkkk enfim parabens ao Schiessl que ñ tem.nada com isso mas ñ vejo surpresas no proximo jogoo deve ser amassado
Tem certeza que quer manter este post acusatório? Pode render problemas com a Justiça.
Jogou muito.
Equilibrado e estratégico.
Parabéns Schiessl.