Pequim (China) – Na temporada passada, a polonesa Iga Swiatek não competiu na temporada asiática enquanto cumpria uma suspensão por doping. De volta ao continente, ela conquistou o título em Seul e estreou com vitória no WTA 1000 de Pequim batendo a tenista da casa Yue Yuan por 6/0 e 6/3, em 76 minutos de partida.
“Meu retorno à Ásia foi ótimo, e a China também. Adoro este estádio, é lindo. E me sinto bem nesta quadra. Mesmo assim, esta primeira partida não foi fácil, apesar do que o placar mostra, porque todos os games do segundo set foram muito equilibrados”, analisou Iga, que terá agora pela frente a colombiana Camila Osorio.
Segunda colocada no ranking e na corrida para o WTA Finals, a polonesa pode aproveitar a ausência da líder Aryna Sabalenka para diminuir a distância entre elas. Contudo, Swiatek garante que não fica pensando muito no assunto. “Talvez seja um pouco diferente porque sou mais velha e mais experiente”, falou.
“No começo do ano, pensei demais em ser a número 1 e tive que compartilhar meus pensamentos no Instagram. Mas isso foi só por algumas semanas. Não posso mudar a minha forma de jogar. Não seria saudável e teria um impacto muito grande”, acrescentou a polonesa de 24 anos.
Swiatek prefere pensar em um passo de cada vez e em se concentrar apenas no próximo jogo. “Esta primeira partida foi uma ótima oportunidade para experimentar a quadra e sentir as condições. Haverá outras adversárias com estilos diferentes e só porque joguei bem hoje não significa que jogarei bem o resto da semana”, afirmou.