Campeã do SP Open relembra grande virada na estreia: “Tudo mudou ali”

Tiantsoa Rajaonah (Foto: Luiz Doro Neto)

Mário Sérgio Cruz
Especial para TenisBrasil

Campeã do SP Open na tarde deste domingo, a francesa Tiantsoa Rajaonah comemorou seu primeiro título de WTA 250 aos 19 anos e logo na terceira chave principal que disputou na elite do circuito. Mas a história do título na capital paulista quase terminou ainda na primeira rodada contra a mexicana Ana Sofia Sanchez, que chegou a liderar o terceiro set por 5/0 e teve três match-points. A francesa conseguiu uma grande virada e não perdeu mais sets até ser campeã.

“É uma experiência nova e estou muito feliz por isso e ainda não consigo acreditar. Estava muito perto de perder na primeira rodada, 5/0 no último set e salvando match-point. Então é incrível estar aqui hoje. Acho que tudo começou ali. Vencer aquele primeiro jogo me deixou mais confiante”, disse Rajaonah, que superou na final a indonésia Janice Tjen, 130ª colocada, com parciais de 6/3 e 6/4. “Eu vim de tão longe. É um troféu que vou manter no meu coração. Um jogo pode fazer a diferença. Um ponto pode fazer a diferença”.

A tenista nascida em Madagascar começou a jogar por influência de sua irmã mais velha e recordou sua trajetória no esporte e os momentos de transição da carreira, primeiro do juvenil para o profissional e depois dos torneios menores para a elite do circuito. “Eu nasci em Madagascar, mas saí de lá quando tinha cinco ou seis anos. E comecei a jogar tênis aos oito anos, em Montpellier, na França. Minha irmã mais velha também jogava, eu segui o exemplo dela e comecei a gostar. Mas hoje a irmã não joga mais”.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

“Fiquei em Montpellier até mais ou menos os dez anos. E agora estou em Paris e agora estou em Paris na Smash It Tennis Center, uma academia próxima de Versailles”, explicou. “Fiz a transição do juvenil para o profissional há dois anos, joguei muitos torneios da ITF. E neste ano foquei em melhorar o meu ranking para estar em mais torneios da WTA. E agora já tenho que mudar alguns planos, porque eu jogaria alguns torneios da ITF na França e talvez eu mude isso para jogar mais WTA”.

Perguntada sobre tenistas que mais admira, destacou Rafael Nadal, “por sua atitude e experiência”. Já ao falar sobre suas melhores memórias do torneio na capital paulista, a francesa agradeceu ao público brasileiro pelo carinho. “Acho que a torcida. Todo mundo foi muito legal comigo. Duas meninas me deram um presente e sou muito grata a elas por isso. Já havia jogado com a torcida a favor em Roland Garros, mas é muito bom ter esse apoio em outro país. Eu me senti muito bem recebida desde a primeira rodada”.

Subscribe
Notificar
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Alex william
Alex william
2 horas atrás

Vendo que as finalistad do wta 500 de guadalajara e do wta 250 de sp dois torneios hiper esvaziados dava pra bia hadad ter copado ao menos 1 dos dois guadalajara foi uma top 80 e uma acima do top 100 nun torneio de 500 pontos , que eu acho que bia devia ter jogado.la enfim os 2 se ela jogasse o tenis que sabe compararo as adversarias dava pra copar … eh foda um 250 com nivel de w100 e um 500 com nivel de 125 maximo 250 e nossa brasuca deixar escapar …

Roberto lima
Roberto lima
52 minutos atrás
Responder para  Alex william

Vc diz coisas nada haver, primeiro que um profissional vai escolher o melhor pra ele jga, e não o que o zezinho diz que é melhor, segundo que é um torneio no país dela, no estado que ela nasceu, queria joga aqui, ela já joga torneios grandes o ano todo .

Sergio
Sergio
37 minutos atrás

Novamente um tenista (seja no masculino ou no feminino) a lembrar o grande exemplo Rafael Nadal. Vejam quantos jovens estão aí hoje se inspirando no gigantesco tenista espanhol. É a prova do que eu sempre digo aqui no site da grandeza do Nadal, não só como grande tenista que ele foi mas também pela sua postura e atitudes sempre excelentes fora das quadras. Para os detratores do espanhol fica aí mais um pouco de que realmente Nadal deixou um esplêndido legado para os mais jovens e para todos nós.

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.