Nova York (EUA) – A rivalidade entre Jannik Sinner e Carlos Alcaraz terá um novo capítulo no próximo domingo às 15h (de Brasília). Protagonistas das duas últimas finais de Grand Slam, em Roland Garros e Wimbledon, o espanhol e o italiano vão decidir também o US Open. E o vencedor será o número 1 do mundo. Após a classificação de Alcaraz no início da rodada desta sexta-feira, Sinner também avançou ao superar o canadense Félix Auger-Aliassime por 6/1, 3/6, 6/3 e 6/4 em 3h21 de partida.
Atual campeão do US Open, Sinner chega à sua sexta final de Grand Slam. Com quatro troféus na carreira, o jogador de 24 anos tem a chance de igualar os cinco títulos de Alcaraz. Será também um tira-teima entre eles nos grandes palcos, após as conquistas do espanhol no saibro de Paris e do italiano na grama do All England Club. Outro número especial para Sinner nesta sexta-feira foi a vitória número 300 da carreira.
Sinner também defende uma longa série invicta nos Grand Slam disputados em quadras duras, com dois títulos no Australian Open e um em Nova York. Ele iguala as 27 vitórias seguidas de Novak Djokovic entre 2011 e 2012 nesses dois eventos, mas ainda está distante do recorde de 40 vitórias nos Slam em piso sintético, que Roger Federer teve entre 2005 e 2008. O italiano também se torna apenas o quarto jogador na Era Aberta a ser finalista de todos os Grand Slam no mesmo ano.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
No duelo com Alcaraz, que ainda não perdeu sets neste US Open e sofreu apenas duas quebras de serviço em todo o torneio, Sinner também precisa reverter um histórico negativo. O espanhol lidera o histórico de confrontos por 9 a 5. O encontro mais recente foi abreviado, eles ficaram em quadra por apenas cinco games na final do Masters 1000 de Cincinnati, quando o italiano abandonou, depois de ter passado mal no dia anterior e não conseguir se recuperar. Ele relatou na ocasião que fez o possível para entrar em quadra em respeito ao público.
Já Aliassime igualou a melhor campanha da carreira em Grand Slam, outra semifinal no US Open em 2021. O canadense de 25 anos e 27º do ranking eliminou dois top 10, Alexander Zverev na terceira rodada e Alex De Minaur nas quartas de final. Ex-número 6 do mundo e vencedor de sete torneios na ATP, ele recupera posições no ranking e retorna ao 13º lugar.
Após bom início, Sinner encontrou maior resistência
Sinner teve um ótimo início de partida e já saiu vencendo por 3/0. O italiano conseguiu duas quebras no primeiro set, não enfrentou break-points e cedeu apenas seis pontos em seus games de serviço. No segundo set, Aliassime conseguiu equilibrar as ações, graças também a um ótimo desempenho no saque. Depois de escapar de um 0-40 no início da parcial, não teve mais o serviço ameaçado. E após o empate por 3/3, o canadense venceu 12 dos últimos 13 pontos, com direito a dois aces seguidos na hora de definir a parcial.
Back on track.
Jannik Sinner takes the third set 6-3. pic.twitter.com/jLFrjILEGF
— US Open Tennis (@usopen) September 6, 2025
A partida também teve um momento de preocupação para Sinner, que recebeu atendimento do fisioterapeuta por três minutos fora da quadra. Na volta, o italiano ainda jogou alguns games com baixa intensidade, mas apostando em boas colocações no saque. O número 1 do mundo precisou de tempo até se sentir realmente confortável em quadra para voltar a quebrar e vencer o set. Foi a vez, então, de Aliassime sentir um pouco do desgaste e não ter o mesmo desempenho nos ralis mais longos.
O quarto set começou com games muito equilibrados e oportunidades para os dois lados. Sinner teve que salvar cinco break-points, escapando inclusive de um 15-40. Um dos break-points foi com uma bola espetacular na cruzada, mas em outros, Aliassime pagava caro pelos erros, principalmente nas devoluções. Uma nova quebra aconteceria no quinto game, permitindo ao italiano fazer 3/2 e saque. O canadense seguiu lutando para confirmar os próprios games de serviço e prolongar a partida, mas não conseguia criar novas oportunidades no serviço do atual campeão, que consolidou sua vitória mais difícil no torneio.
Muito legal ver o Aliassime jogando em cima da linha, botando seus golpes pesados pra andar e fazendo o número 1 correr. Na prática Aliassime jogou em um nível top 5. Tudo isso para perder de 3 x 1, rs…
Do lado do Sinner, impressiona como venceu sem jogar bem, faz parte. A final de domingo pode vir a ser um jogaço, caso o italiano esteja bem fisicamente (depois de hoje tenho minhas dúvidas sobre a condição dele).
Aliacima, como diria Pessanha, fez muito mesmo e poderia ter complicado o italiano no terceiro set naquele game longo.
Aliassime jogou muito tênis hoje. Em boa parte do jogo bateu de frente com o Sinner, de igual para igual.
O que fez diferença foi a experiência do número 1 nos pontos decisivos.
No mais, excelente ver Aliassime jogando neste nível. Torço para que evolua e possa ir mais longe na carreira. Talento tem de sobra, precisa de consistência.
Foi um jogaço de tênis!
O problema do Aliassime é o back. Ele tem jogo de saque e forehand muito bom. Mas o back se atrofia depois de umas 3 bolas e costuma mascar. E aí, não tem jeito. E os toques são bem ruins, então fica difícil variar com drops, já que normalmente são bem altos. O próprio slice flutua bastante. É aquilo, bom plano A, mas uns bons buracos.
De acordo, é uma geração incompleta tecnicamente. Zverev é um grande jogador, mas todo mundo sabe que tem uma falha na direita dele. Fritz tem ótima direita e um backhand plano, muito pouco para sonhar alto. Aliassime tem uma cratera no backhand dele.
Rapaz, agora é que ficou difícil mesmo de prever o que vai ocorrer na final. Parece que o espanhol está um pouco mais inteiro para a final. Mas Sinner já mostrou poder de reação em vários jogos. Porém, contra o Alcaraz penso que se o italiano não estiver na ponta dos cascos talvez não aguente o excelente preparo físico do espanhol. Esta final parece um quebra cabeças difícil de montar. Minha opinião: Alcaraz vence por 3 sets a 2.
É uma opinião controversa, caro Sérgio, mas acho que Alcaraz leva em 3-0. É aquilo da semana mesmo. Em outros momentos, Sinner poderia levar por 3-0. Sets difíceis claro, mas ele está muito focado e errando pouco. Com a meia lesão desconhecida do Sinner, fica ainda mais difícil, porque com Alcaraz de hoje a vida nunca será fácil para o adversário. Tem que trabalhar bastante, correr riscos. Mesmo para quem acha que o jogo pode se mais parelho em sets, não vejo um bom argumento para considerar Sinner como favorito (6-2 na hard para Alcaraz, com vitória nos últimos 3 jogos, Vitória no US open, 9-5 no confronto direto, jogando melhor no torneio). A favor de Sinner temos as 27 vitórias seguidas nos slams de quadra dura, mas é bom lembrar que ele não enfrentou Alcaraz em nenhum desses jogos, que hoje é o único adversário de verdade dele. Abraço!
Se não surgir alguém pra rivalizar, Alcaraz e Sinner vão alternar conquistas de GS. Simplesmente, os dois vão ter ganho os últimos 8 GS.
Isso mesmo Marcelo. Os últimos 8 Slams só tiverem ou terão um vencedor: Sinner ou Alcaraz. Nem na era Fedal acho que isso aconteceu. Alguém sabe se aconteceu algo semelhante na era Fedal?!
De Roland Garros de 2005 até Usopen de 2007 foram 11 GS vencidos por Nadal ou Federer.
Nadal venceu em RG (2005, 2006 e 2007) e Federer venceu nos demais GS.
Alcaraz e sinner os melhores da história, os saudosistas estao bravos aqui kkkkkkkk,vão ficar 10 anos ganhando 2 títulos por ano e ainda vão ter 33 34 anos chegam aos 28 slams,e sinner bate as semana na liderança do ranking ate os 29 anos
É uma bonita previsão. Mas a tendência é surgirem rivais no caminho no decorrer desses 10 anos que você “previu”. Fora isso, nem toda temporada é igual, mesmo os “melhores da história” terão percalços. Mas é certo que estão exercendo um domínio fora de série nessa temporada.
Também acho .
Não jogou tão bem mas final é final. Quinta final seguida de Slam mostra o seu talento. Fenômeno. Promessa de uma grande batalha no domingo e a grande rivalidade Sinner x Alcaraz q dure por anos. E quem sabe o Fonseca faça seja top 10 no futuro p brigar com a turma do 1 andar.
Acredito no nosso Fonseca brigando com esses dois grandes tenistas em breve tempo.
Felix jogou bem, um ótimo saque hoje, teve chances de levar o jogo para o quinto set, no final estava sem “gasolina”, deu uma arriada.
Sinner esteve longe do modo “exterminador”, bastante desgastado, surpreendentemente errático, em alguns momentos não conseguia colocar o primeiro saque, na trocação pesada do fundo de quadra, não teve aquela vantagem que todos esperavam.
Vai precisar fazer algo melhor para continuar como número um.
Sei nao, sinner passou pra final, mas ao meu ver, não é tão favorito assim, tem essa questão da lesão no braço , alcaraz jogará Mais descansado, além de ter um preparo melhor que siiner, não esqueçamos da final de ciincinatti, onde o italiano chegou sem condições de jogo, sinner tem minha torcida, mas pra mim é 60 a 40% pra alcaraz.
Não consigo ver favorito num duelo Sinner x Alcaraz. Cada jogo, uma história.
67% vs 33% , vantagem Alcaraz. Tb sou cenourinha, mss o espanhol é melhor em quase tudo e como disse Ferrero, está no auge. Não tô dizendo que será uma zebra Sinner ganhar, mas o historico h2h fala por si só.
Esses comentários da espn podia melhorar, Félix jogou um tênis gigante , jogou demais, bom ver ele de volta, quando Félix ganhou o 2 set, se dissiparam os elogios a sinner, e quase não falou nada do ótimo set do canadense, na reta final cansou o Félix, mas é bom ver ele de volta, tem tênis de alto nível.
Assista no Sportv com o grande Eusebio Resende e os excelentes comentários de Domingos Venancio tá bem melhor que a ESPN.
Tem comentarista aí, que achou que ia ser fácil, sinner teve q suar demais.
Dor no abdómen! Sinner e Alcaraz estão forçando demais seus corpos, não vão aguentar muito nesse ritmo absurdo, e 20 anos nem pensar, e ainda mais com M1000 de 2 semanas agora! Que aproveitem bem as chances atuais enquanto os 2 1tem saúde!
Acho que é um pouco por aí Edu. Vejam o caso (atípico, é verdade) do Nadal. Muito jovem ainda e já tinha diversas lesões porque ele jogava sempre no limite. Mas Nadal era uma exceção porque sempre se recuperava e voltava bem. Óbvio que Sinner e Alcaraz irão sempre jogar o máximo e o melhor que puderem. Mas acho que terão que ter muito cuidado com a recuperação pós jogos e ter uma disciplina muito grande para se manterem neste altíssimo nível em que estão jogando atualmente.
Sim, se o Sinner é o Nole 2.0 (vi alguns falando), terá que ser na saúde tbém, vão ter que encontrar fórmulas quase que mágicas pra se preservarem, o rítmo do Sinner tem hora que parece tenis de mesa (ping pong), só que numa extensão de quadra de tenis, é muito pro corpo, só o tempo dirá, esperando que primeira cirurgia não apareça tão cedo pra eles!
Senão tiver 100% fisicamente, Sinner vai levar um pau na final.
Nada de novo no front
O placar do terceiro set está errado (6-1), e foi 6-3. Abraço!
Agradecemos a colaboração.
Quando o aliassime jogava ATP com 17 anos torcia demais para ele! Tomara q evolua, principalmente no mental para ver ele lutar com os dois monstros. O moleque foi para trocacao com Sinner, teve alguns erros cruciais nos pontos importantes. Agora para o Sinner… No domingo o caroço é bem mais embaixo.
Alcaraz e Sinner chegaram num patamar absurdo nessa temporada, bem distante dos demais. Os duelos entre os dois são sempre difíceis e imprevisíveis, na minha opinião. Se os dois estão bem fisicamente, o jogo deve ser dos bons.
Alcaraz já havia descansado por 2 dias antes do jogo contra Djokovic e acabou ganhando por 3×0,agora está esperando a grande final com o físico impecável,a missão de Sinner será ganhar 1 SET,caso contrário o espanhol vencerá o US OPEN sem perder SETS,uma façanha realmente impressionante.
Contanto q o Sinner não sinta nenhuma dor, nenhuma lesão, já está ótimo. O esporte agradece a presença desses dois na final. Que vença quem ganhar o match point.