Nova York (EUA) – Dois jogadores que costumam produzir bem nas quadras sintéticas, o dinamarquês Holger Rune e o norte-americano Frances Tiafoe passaram pela estreia do US Open e, em caso de nova vitória, irão se cruzar por vaga nas oitavas de final. Os dois estão no mesmo quadrante do tetracampeão Novak Djokovic.
Tiafoe vinha de duas derrotas seguidas para o canhoto japonês Yoshihito Nishioka, ambas na quadra dura e a mais recente em Dallas de fevereiro, mas desta vez conseguiu controlar melhor a situação e marcou as parciais de 6/3, 7/6 (8-6) e 6/3.
Chega assim a sua vitória de número 55 em Grand Slam e à 23ª no US Open, onde por duas vezes foi semifinalista (2022 e 2024). O cabeça 17 terá pela frente na quarta-feira o compatriota Martin Damm, que não teve trabalho para ganhar do também americano Darwin Blanch, por 6/3, 6/4 e 6/4.
Já Rune marcou sua terceira vitória consecutiva sobre o bom holandês Botic van de Zandschulp, desta vez por 6/3, 7/6 (7-4) e 7/6 (7-2). Foi Zandschulp quem surpreendeu o espanhol Carlos Alcaraz na segunda rodada do ano passado em Nova York. Curiosamente, esta foi apenas a segunda vitória de Rune em Flushing Meadows em cinco participações.
O dinamarquês terá pela frente agora o vencedor da partida entre o veterano alemão Jan-Lennard Struff, ex-top 30 mas que precisou disputar o qualificatório neste ano, e o norte-americano Mackenzie McDonald.
Quem suou muito para sair com a vitória foi Flavio Cobolli, ao encarar um duelo italiano com Francesco Passaro, 120º do mundo, e prevaleceu em cinco sets e parciais de 7/5, 4/6, 6/4, 3/6 e 6/3, em esforço de 3h46. O cabeça 24 pode ter outro jogo pela frente, que sai do duelo entre Jenson Brooksby e Aleksandar Vukic.