Programa Esporte Seguro da ATP completa um ano e faz balanço

Foto: Arte gráfica da ATP

Londres (Inglaterra) – Em seu ano de estreia, a iniciativa Esporte Seguro (Safe Sport) da ATP analisou mais de 3,1 milhões de comentários em redes sociais, sinalizando mais de 162.000 direcionados a 245 jogadores como “graves” e ocultando comentários abusivos à medida que eram detectados, em uma tentativa de proteger os principais jogadores da ATP de conteúdo digital prejudicial.

Desenvolvido em parceria com a Tennis Data Innovations (TDI), a empresa de tecnologia esportiva Sportradar e a Arwen AI, o Safe Sport utiliza IA em tempo real para detectar e ocultar conteúdo abusivo nas contas de mídia social dos jogadores. O serviço foi lançado em julho de 2024 e está disponível para jogadores do Grupo 1 (250 melhores de simples e 50 melhores de duplas). A iniciativa também abrange os canais de mídia social da ATP.

“O Safe Sport cria um ambiente online mais saudável, livre de comentários de ódio e mensagens negativas. Dessa forma, minha presença nas redes sociais é definida por quem eu sou, não pelo meu desempenho em quadra”, disse Dušan Lajović, membro do Conselho Consultivo de Jogadores da ATP.

Andrew Azzopardi, diretor de Proteção da ATP, afirmou: “O Safe Sport mudou fundamentalmente a forma como protegemos nossos atletas online. Mais de 1 em cada 10 comentários em postagens de jogadores eram abusivos – chegando a 50% em casos extremos. Embora não elimine o abuso da noite para o dia, é nossa primeira linha de defesa. Proteger o bem-estar dos jogadores é um compromisso de longo prazo.”

A equipe de Serviços de Integridade da Sportradar encaminhou mais de 3.300 comentários durante o ano, identificando 68 autores e iniciando 28 encaminhamentos às autoridades policiais.

“Cada comentário é visto, cada ameaça é levada a sério”, disse Adam Pennock, vice-presidente de Riscos e Investigações da Sportradar. “Nosso compromisso em investigar, identificar e punir os infratores demonstra cada vez mais que as ações online têm consequências reais.”

Além das redes sociais, o Safe Sport agora oferece suporte a jogadores que enfrentam ameaças por e-mail, falsificação de identidade, deepfakes e golpes. O programa também está expandindo seu alcance educacional por meio da ATP University, promovendo a alfabetização digital e a autoproteção proativa dos jogadores.

Olhando para o futuro, a ATP aprimorará os protocolos de resposta a incidentes, ampliará as proteções e defenderá uma maior responsabilização das plataformas, mantendo a segurança e a saúde mental dos atletas como prioridade máxima na era digital.

Subscribe
Notificar
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.