Rybakina derruba Sabalenka e desafia Iga na semifinal de Cincinnati

Foto: Kathryn Riley/Cincinnati Open

Cincinnati (EUA) – A boa fase de Elena Rybakina nos torneios preparatórios para o US Open fez a diferença no confronto com Aryna Sabalenka, nesta sexta-feira em Cincinnati. De volta ao top 10 após as semifinais de Washington e Montréal, a cazaque chega a mais uma semi depois de vencer a número 1 do mundo por 6/1 e 6/4 em 1h14 de partida.

Esta foi a quinta vitória de Rybakina em 12 jogos contra Sabalenka. O resultado também serviu de revanche para a cazaque, que havia perdido quatro match-points no último duelo entre elas, vencido pela bielorrussa na grama de Berlim em junho.

Vencedora de nove torneios da WTA, Rybakina busca a 21ª final da carreira. Em torneios de nível 1000, a cazaque foi campeã de Indian Wells e Roma em 2023. A jogadora de 26 anos chega à semifinal de Cincinnati pela primeira vez em seis participações.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

A adversária de Rybakina na semifinal do próximo domingo será a polonesa Iga Swiatek, número 3 do ranking, que mais cedo venceu a russa Anna Kalinskaya por 6/3 e 6/4. Swiatek lidera o histórico de confrontos por 5 a 4 e venceu os três duelos deste ano, na United Cup, Doha e Roland Garros. A jogadora de 24 anos chega à sua terceira semifinal seguida em Cincinnati e, embora já tenha vencido 10 WTA 1000 na carreira, busca um título inédito.

Em Cincinnati, Rybakina disputa seu primeiro torneio após a volta do técnico Stefano Vukov, que foi suspenso pela WTA no início da temporada, sob a acusação de violar os códigos de conduta da entidade. Desde a semana passada, ele foi autorizado a se credenciar para os torneios do circuito. A cazaque também conta com apoio do treinador italiano Davide Sanguinetti.

Já Sabalenka era a atual campeã em Cincinnati e precisava defender 1000 pontos no ranking. Ela fica com apenas 215 e vê Swiatek e permite que Swiatek e também a vice-líder do ranking Coco Gauff diminuam a diferença na disputa pela liderança do ranking. Embora tenha mais de 4 mil pontos de vantagem para Gauff no ranking atual, a situação na corrida para o Finals é bem mais equilibrada. Ela tem 1.292 pontos de vantagem para Swiatek, que já reduz também essa margem às vésperas do último Grand Slam do ano.

Rybakina disparou 11 aces e não sofreu quebras

Apesar de ter enfrentado um break-point logo no game de abertura, Rybakina logo assumiu o controle da partida e se aproveitou das condições mais rápidas de Cincinnati para apostar em seu ótimo saque e na potência dos golpes. Contando também com os erros de Sabalenka do fundo de quadra, a cazaque conseguiu duas quebras no primeiro set e venceu cinco games seguidos.

Logo no início do segundo set, Rybakina voltou a quebrar e foi sustentando a vantagem. O momento de maior risco foi quando a cazaque liderava por 4/3 e salvou dois break-points com aces, terminando a partida com 11 no total. E depois, com bolas novas, fez um ótimo game de serviço para definir a partida. A cazaque fez 22 a 14 nos winners e cometeu 18 erros contra 16.

Subscribe
Notificar
guest
18 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Vivi
Vivi
1 mês atrás

Menina Rybakina, depois que o treinador voltou, tem jogado muito bem. Hoje ele praticamente cantou o jogo todo pra ela. Sabalenka parecia que nem queria estar em quadra, tamanha apatia. Não sei se era do calor, mas ela não deu nem sinais de reação. Pra mim, a Sabalenka só funciona pra valer quando tem o jogo nas mãos. Quando pega uma Iga, uma Rybakina da vida, as coisas mudam. Vamos ver como vai ser sair no UsOpen, onde defende o título também.

Flávio
Flávio
1 mês atrás
Responder para  Vivi

Menos moça, não acho bem assim, claro fez um bom jogo hoje só que pelo que mostrou a Ribakina este ano é 8 ou 80, aliás, acho que a Sabalenka esta se complicando um pouco à toa ao achar que é mais modelo de redes sociais do que atleta, assim perde o foco ou ela volta a realidade ou vai sofrer mais revés neste segundo semestre. Sobre enfrentar a Iga ou Ribakina ela colheu bons resultados sobre ambas este ano, ou você se esqueceu que a Iga tomou um pneu pra Sabalenka em RG? Então o jogo entre elas é nivelado só acho que a Sabalenka esta com foco um pouco abaixo ao contrário da Iga que esta sempre focada mesmo perdendo.

Vivi
Vivi
1 mês atrás
Responder para  Flávio

Não esqueci do pneu não. Mas ali, além da Sabalenka estar jogando bem, a Iga estava completamente sem confiança. Acho que em outras condições, o resultado seria outro, não sei.

Flávio
Flávio
1 mês atrás
Responder para  Vivi

Pois é, então por isso que vejo que é nivelado os confrontos entre elas, atualmente não há uma supremacia assim no tênis feminino,não estou contando os últimos 2 nos que o estilo da Iga dominou após a saída da ótima jogadora Barti e sim o atual, veja que a Sabalenka, número 1, perdeu para Anisimova na semi de Winbledom que a mesma não tinha condições emocionais de fazer a final com a Iga, ou seja, lá não tem este domínio todo seja quem for no atual tênis feminino, então é o que eu vejo.

José Tadeu
José Tadeu
1 mês atrás
Responder para  Vivi

Não concordo que a Sabalenka só funciona com o jogo nas mãos …
Já a vi virar jogos impressionantes !
Creio que o calor muito forte tenha afetado o potencial dela assim como outros atletas neste mesmo torneio .
É a atual número 01 do mundo com méritos !

Flávio
Flávio
1 mês atrás

Surpreendente essa classificação, mas a Sabalenka ,ultimamente, se acha erradamente mais modelo do que atleta assim vai perder o foco devido à falta de concentração, pois a Ribakina vem tendo oscilações tenebrosas neste ano que nem merecia ocupar o top 10, ou seja, vem com mais baixo do que altos e mesmo assim a Sabalenka conseguiu perder merecidamente hoje. Ribakina fez um bom jogo, mas como esta oscilando muito mal este ano que tenho dúvida se vai jogar assim contra a Iga , só no domingo saberemos.

Gustavo
Gustavo
1 mês atrás

Rybakina tem tênis pra ser top3 do mundo tranquilamente, negócio é ter constância e emocional

Edu Martins
Edu Martins
1 mês atrás
Responder para  Gustavo

Concordo total, tem potencial de sobra, uma pena tudo que aconteceu, mas está voltando, muito legal Torço por ela !!!!

Última edição 1 mês atrás by Edu Martins
Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
1 mês atrás
Responder para  Gustavo

Há algum tempo palpitei que na virada do ano Iga seria n° 2 e Rybakina top 5.
Na época dos palpites Swiatek era n° 8 e Elena estava fora do top 10.
As chances de eu acertar são grandes.
Na época, alguns duvidaram.

Flávio
Flávio
1 mês atrás
Responder para  Samuel, o Samuca

Como número 2, Iga, acho que você poderá acertar que é mais conveniente depois da vergonha da Gauff fez hoje, que cometeu 16 duplas faltas absurdas ou pior apresentou nível técnico top 100 hoje, pois a Gauff é assim ou quando ela acerta joga como top 3 ou pode performar como top 100 como foi hoje, mas dizer que a Ribakina possa ser número 5 ainda mais com toda oscilação apresentada por ela este ano com n altos e baixos,ou melhor mais baixo do que alto é complicado, então se você acertar eu o parabenizo aqui meu caro, mas se comprovar isso que você supõe vai comprovar a limitação absurda que vive o tênis feminino que as postulantes do top 10 (exceto as top 3 atuais) são muito frágeis fisicamente e emocionalmente.

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
1 mês atrás
Responder para  Flávio

Rybakina está a 548 pontos do 5° posto na corrida da temporada. Vencendo este torneio, já ocupa o 5° lugar da corrida.
Os torneios neste final de ano favorecem o estilo da casaque.
Quanto à Iga, se a sorte sorrir, a polaca pode ser mais que a número dois na virada do ano. Vencendo o US Open, assume a liderança da corrida da temporada.
Simples assim!!!

Flávio
Flávio
1 mês atrás
Responder para  Samuel, o Samuca

Para a polaca ser número 1 como você fala acho que não dar cara, pois a ir a Sabalenka vai precisar ser 100% errática até o fim do ano aí ela perderia o número, agora se ela continuar dividindo, ou seja, achar que é estupidamente mais modelo de internet do que atleta aí pode quebrar a cara, mas no atual momento é difícil perder o número 1,mas como o tênis feminino é inconstante, limitado ou com emoções frágeis não duvido disso acontecer, mas vamos aguardar para ver o que acontece. Abraço!

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
1 mês atrás
Responder para  Flávio

Iga vencendo Aryna na final do US Open, assume a liderança da corrida da temporada. Se no demais torneios elas conquistarem a mesma pontuação, a polaca termina o ano em primeiro lugar.
Para esse tipo de palpite a corrida é extremamente mais confiável que o ranking das 52 semanas.
Simples assim, como 2 + 2 = 4.
Ou seja, Sabalenka não precisa ir mal em torneio algum!!!

William
William
1 mês atrás
Responder para  Flávio

Sabalenka tem 2000 mil pontos à defender no US open;
1000 pontos em um torneio chinês que não lembro o nome;
E chegou as semi do Finals Feminino ( Acho que equivale a quase 1000 pontos).;
Iga está leve e solta. Se piscar, perde sim o número 01.

William
William
1 mês atrás

Não gosto de fazer previsões mas acho que quem passar de Iga X Rybakina vence o torneio.

Flávio
Flávio
1 mês atrás
Responder para  William

Se a Iga passar eu acho que pode acontecer isso aí com bom favoritismo sobre Paoline ou Kudermetova ,embora o tênis feminino esteja imprevisível, agora se for a Ribakina na final prefiro aguardar devido o ano fraco que ela apresentou até agora.

Marcos
Marcos
1 mês atrás

Sabalenka anda falando muito e jogando pouco…
Hoje tomou uma surra!!!
Se deu mal kkkkkk

José Tadeu
José Tadeu
1 mês atrás
Responder para  Marcos

Sei lá, creio que o calor forte de Cicinatti esteja afetando jogadores neste torneio !
Percebi claramente hoje em relação a Sabalenka !
Jogo em cima de jogo não é nada fácil competir em alto nível .

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.