Cincinnati (EUA) – A grande campanha do francês Terence Atmane continua no Masters 1000 de Cincinnati. Depois de ter passado por Flavio Cobolli e João Fonseca no caminho para as oitavas, o jogador de 23 anos e 136º do ranking eliminou Taylor Fritz, número 4 do mundo, com parciais de 3/6, 7/5 e 6/3 em 1h59 de partida.
Esta é a primeira vitória contra top 10 na carreira de Atmane em sua quarta tentativa. Ele havia perdido do próprio Fritz no ano passado em Xangai, num duelo de dois tiebreaks. A vaga nas quartas em Cincinnati também garante um salto no ranking para o francês, que veio do quali em Cincinnati e entrará no top 100. Com os resultados de momento, ele está chegando ao 93º lugar.
O próximo adversário de Atmane nas quartas será o dinamarquês Holger Rune, número 9 do mundo, em confronto inédito no circuito. Mais cedo, Rune liderava a partida contra o norte-americano Frances Tiafoe, 14º do ranking, por 6/4 e 3/1, quando o tenista da casa se retirou por uma lesão nas costas.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Ainda que Fritz tenha vencido o primeiro set sem enfrentar break-points, Atmane reagiu no início do segundo set e saiu vencendo por 3/0. Ele permitiu o empate, mas voltou a quebrar no último game da parcial. Como já havia feito no jogo com Fonseca, o francês sacou muito bem e disparou 13 aces. Cinco deles foram no último set, em que não enfrentou break-points, além de voltar a quebrar para fazer 4/2 e sustentar a liderança até o fim do jogo. Ele se emocionou bastante depois de conseguir a maior vitória da carreira.
LOOK WHAT IT MEANS 😊
World No.136 Terence Atmane records his first Top-5 win and reaches his first Masters quarter-final, 3-6 7-5 6-3 over Fritz. #CincyTennis pic.twitter.com/rkaU5L13KY
— Tennis TV (@TennisTV) August 14, 2025
Aliassime será o rival de Sinner nas quartas
Também está definido o próximo de Jannik Sinner, líder do ranking mundial e atual campeão do torneio. O italiano enfrenta o canadense Félix Auger-Aliassime, ex-top 10 e atual 28º do ranking, que venceu o francês Benjamin Bonzi, 63º colocado, por 6/4 e 6/3. Aliassime venceu seus dois jogos contra Sinner, ambos realizados em 2022 em Madri e Cincinnati.
Vamos ver se tem algum homem aqui, para pedir desculpas aos ataques ao João Fonseca
Os ataques ao João não são apenas por essa derrota,e sim às últimas derrotas para jogadores abaixo do top 90 que estão acontecendo,perder alguns jogos para jogadores assim faz parte,mas João está perdendo acima do aceitável, e sem jogar bem,o que é pior
Acima do aceitável? Ele perdeu 2 jogos contando com esse.
Dois? Então foi campeão nos outros torneios?
Desde o início do ano (em 36 partidas) João perdeu para quatro tenistas de ranking inferior ao dele: De Jong, Jarry, Schoolkate e Atmane. Parece muito?
Acho que ele quis dizer abaixo de 90 no ranking, Luzi Fabriciano.
Cara, com o maior respeito.. o que quer dizer um ranking, quando falamos acima do Top 20 ?? pode aparecer qualquer um ali acima disso e jogar o que esse cara jogou, igual o João apareceu.. absurdo criticar o brasileiro. só quem não assitiu o jogo.. o que esse francês jogou contra o João foi absurdo. Apenas não deixou o João jogar. Mérito dele.
Uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa. Autoimune é o novo fenômeno do circuito.
Jogos bem diferentes. O Fonseca simplesmente não jogou nada, como já tinha acontecido contra o Fokina e mesmo no outro torneio. E não vi grandes ataques ao Fonseca, só o pessoal lamentando que ele não está apresentando evolução. Mas como a grande maioria aqui escreveu, ele é muito novo e pode evoluir muito ainda.
Para mim não muda nada. Acho q ele precisa trocar de técnico não pela derrota, e sim em razão de como ele jogou contra o francês e do nível apresentado nos jogos anteriores a esse. Perder faz parte.
Trocar de tecnico por conta de 4 jogos… O JF proximo do top 40, bem longe do melhor momento fisico (por conta da idade) e lemos isto.
Impressionante, né. O que a internet faz com alguns… Perdem totalmente o contato com a realidade…
Essa questão de troca de técnico é em si uma ilusão que se cria de uma falta de melhoras do João. E quando a pessoa pensa em falta de melhoras, parece que todo jogo ele já vai estar um pouco melhor que o anterior e, no fim, é um retrato de a impaciência no desenvolvimento. Todos aqui queriam que ele pudesse já vencer mais, mas simplesmente não é assim. Lá no início do ano, começava que quem não pudesse aguentar o João perder 3 ou 4 seguidas algumas vezes esse ano, voltasse no ano que vem, porque iria ocorrer. O desenvolvimento dele é tão absurdo (saindo de 140 do ranking e em 8 meses escalando 100 posições), que passa batido na percepção quando ele joga um mês mal, perde partidas seguidas ou comente erros bobos. Chegue no início do ano, quando ele era 140, e se pergunte: você toparia que essa comissão técnica e o João em 8 meses estivessem 100 posições à frente, com terceiras rodas em GS e masters 1.000? Aí, a pessoa fecha o olho, acorda hoje, e vê um tanto de gente mandando a comissão embora e falando que ele estagnou. O desenvolvimento de um jogador na fase dele é como renda variável, grandes saltos de qualidade e depois inconsistências terríveis. Alguém parou para ver como o Mensik produziu depois de vencer Miami? Falei que ele tinha uma direita deficiente e a ascenção dele ao top10 seria mais trabalhosa. Desde então, não teve resultados expressivos, mas está lá também ganhando experiência. Muitos já colocam ele no top5 esse ano. Não é assim. Horizonte para saber o que o João pode ou não ser é 2027, vendo como terminará em 2026. Até lá, montanha russa mesmo.
Ok ok!
Desculpe Fonseca!
Eu tinha bebido, o motor do meu voyage 92 fundiu, perdi o dinheiro do vale no tigrinho e meu time está caindo para a série C…
Dai acabei descontando em vc… Prometo me controlar e não fazer mais isso…
E ai? Ficou bom?!?! Será que o Fonseca vai se sentir melhor agora???
Que eu saiba não mudou nada… Por acaso João deixou de jogar mal a última partida???
Perfeito Maurício kkkkkk!
Fonseca,18 anos, não pode perder para o Atmane, mas o Fritz perdendo tá tudo normal kkkkk
Queria pedir perdão pro Fonseca pelas críticas.
Na verdade tava assistindo um jogo de basquete e na hora do touch down o adversário deu um ipon e o juiz marcou pênalti.
Foi mal!
Fonseca indiscutivelmente é um grande jogar e uma grande promessa mas precisa de muita orientação e treino. Orientação técnica que está deixando a desejar.
Pela técnica que tem, ainda pode surpreender, mesmo com a falta de constância, o que precisa para se tornar um jogador excepcional.
A mudança de jogo que teve Artmane com o Cobolli e com Fonseca foi crucial para as vitórias, 2 tenistas de estilos diferentes onde com o Fonseca, aplicou seus ataques de forma consciente com muita potência, velocidade e movimentação, devidamente orientado e colocado em pratica em muitos treinos para enfrentar grandes sacadores e suas técnicas, independente dos erros.
Tem o Ditado que Fogo se combate com fogo e foi isso que fez Autmane um vencedor.
Neste tipo de encontro você tem que dar pouco ou mundo mais no saque para não dar tempo do adversário respirar. Venceu com muita potencia, por sua eficiência e dedicação.
Joãozinho FOgo de Palha Seca também está muito mal na assessoria de comunicação. KKK Que ridículo.
Ridículo é esse seu comentário. Chamar um jogador que chega ao top 50 de fogo de palha, só mostra que vc não entende nada de tênis. Nessa fase todos oscilam muito. Só como referência, Sinner na mesma idade tava perdendo no quali de Cincinatti.
Que semana do Atmane. A semana da vida. Está entrando no TOP 100 e pode ser TOP70 com uma hipotética semifinal. É apenas o 3º tenista do mundo da geração 2002 a fazer uma quartas de final de Master 1000, depois de Ben Shelton e Lorenzo Musetti. Pega o dinamarquês Holger Rune, que fará sua 10º quartas de final de Master1000 na carreira, a 2º em Cincinnati. A outra semifinal já definida coloca frente a frente Sinner e Aliassime. Sinner disputará sua 17º quartas de Master 1000, a segunda em Cincinnati, enquanto o canadense fará sua 10º quartas de Master1000, a 3º em Cincinnati. Uma possível semifinal para o Aliassime o colocaria de volta ao TOP20. E o canadense tem vantagem no H2H contra o italiano, com 2 a 0, sendo uma dessas vitórias em Cincinnati, nas oitavas de final de 2022. Será que o canadense mantém a invencibilidade contra o Sinner?? Acho difícil. Aposto em Sinner e Rune na semifinal
Autoimune é o novo fenômeno do circuito.
E agora haters?
O que mudou?
Fritz precisa repensar a carreira, trocar de equipe, talvez focar em duplas…
Boa
Kkkkkkkkkk
Kkkkk
Pois é, né?
Pessoal é muito emotivo nas análises…
Sinto cheiro de ironia no ar!!!!
Muito boa kkkk
Hahah perfeito comentário.
Por isso que o Tênis é maravilhoso .
Dois dias depois de um resultado ruim, jogando abaixo do que pode , eis que o mundo está começando a entender que este francês joga muito . Joao podia estar jogando bem e não levaria , como Fritz não levou hoje . E não jogou mal . O francês demorou o 1o set para achar o caminho e depois foi jogando cada vez melhor . Deu literalmente Show no 3o set , quando ganhou todos os pontos longos com winners incríveis .
Licao para a turma hater e vira lata , que hoje irão passar longe daqui . A maioria , como sempre , exagerou na dose e partir para ataques ao Joao e reduzindo ou ignorando o adversário . Era o tal 130 do mundo . Um lixo , não é mesmo . Só que o francês completou a 2a vitória sobre too 20 e jogando um absurdo .
Lição do dia : quando o cara tá na semana dele , esqueçam ranking , favoritismo , tabu , histórico , ODDs .
Vários jogadores surgiram numa semana como essa do francês . Não me esqueço do Shapovalov , que não era ninguém . Ganhou do Monteiro e depois de mais uma renca . Dali em diante virou top 20 e não saiu mais .
O bater é o vira lata deveriam aprender com as lições que o tênis ensina . Mas ….esqueçam . Faltam neurônios e inteligência emocional .
Menos… Se Fokina não tivesse passado mal, João sequer teria jogado contra o Auto-Imune…
Vá dizer uma bobagem dessas ao Sinner , que só ganhou Wimbledon por que Dmitrov se lesionou .
Leia mais , Lara escrever algo inteligente . O espanhol não desistiu por lesão . Foi apenas cansaço . Significa que Joao teve todo o mérito por se manter em quadra . E mais do que isso : o espanhol ainda deu tudo no 0/4 , 1/4 e 2/4 , antes de começar a sentir o cansaço de forma mais definitiva .
Então baixe a bolinha ! Ajoelhe e peça desculpas ! Kkkk
Longe de mim ser hater de alguém, mas tu não poupou críticas a JF após a derrota para o francês e agora está com postura contrária.
Disse que o jogo foi ruim, faltou tática, pois ataca o forehand do francês ao invés do backhand. Ainda chegou a mensurar a velocidade dos golpes do cara.
Detonou a opção de saques do JF e as trocas como inexplicáveis e injustificáveis.
Finalizou com inteligência tática ZERO ! Um horror e uma porcaria de jogo.
De que lado estás?
Para supresa de zero pessoas , mais um que não sabe distinguir uma crítica pontual a um jogo de um ataque !
Joao jogou abaixo do que sabe ! Falei isso inúmeras vezes . Só que hoje está claro que poderia jogar o seu melhor que não ia ganhar do francês !
Não há demérito algum . Esta semana tanto Alcaraz quanto Sinner fizeram partidas ruins , bem abaixo do que podem . Mas estão tão lá em cima que venceram mesmo assim .
Se vc não aguenta estas oscilações e também as derrotas , o melhor remédio é vc desistir . Desista cara pálida ! Tênis não é para os fracos . Jogador é torcida têm de ter um negócio chamado resiliência . E vc não tem ! Vc é um Maguila da vida , famoso queixo de vidro !
Desceste a lenha no JF porque perdeu para o #136 do ranking.
Mas o #136 do ranking está fazendo fila, então, automaticamente, tu elevou JF novamente.
E eu é que sou o que não aguenta?
JF jogou o que sabe. Vai aprender bastante ainda. Só isso.
E a derrota/vitória dele, em mim, até o momento, não causa absolutamente nada.
E faço uma ressalva de desculpas, caso o Rodrigues que falou outra coisa, não seja exatamente a mesma pessoa que falo aqui agora.
Boa, gostei bastante do estilo desse francês, falei aqui que dava pra ele ganhar do Fritz e teve um cara que debochou de mim, agora tá aí, nas quartas, e olha que dá pra ganhar do rune TB ein, tô torcendo pra ele
Aí sim, deve mudar tudo!
Parabéns!
Pàrece que o João não está dando muita sorte tem hora, pega uns cara que entram num torneio da vida ou que será o único da vida por muito tempo ou talvez único na vida toda em que vai acertar a mão deste jeito, onde está por ex. o Mensik que tirou ele embalado, sumiu, chegaram a dizer que seria o Big3 com ele! Tem os veteranos também, o Sonego foi outro que tirou o embalo do Joao, mas sumiu das finais! De menor até está dando caldo, mas enfim, é o tenis! Melhor sorte João, que conta agora sem experiência antes dos 21 anos para os impacientes!
Onde esta o Mensik? Sumiu? Sério que vc acompanha tênis? O cara é simplesmente 17° do ranking.
O João perdeu os últimos jogos jogando mal, se tivesse jogado bem creio que estaria sendo tão criticado.
A pergunta que não quer calar: Afinal, foi o João que jogou mal, ou foi o francês que “voou” em quadra?
As duas coisas podem ser verdadeiras.
O encaixe perfeito, como Lego, das duas possibilidades.
Quando o francês sacava segundo serviço e JF devolvia mal, era a primeira, mas quando o francês espancava, produzindo winners de forehand, era a segunda.
Não esqueçam que se um nao jogou bem as vezes é pelo vencedor não ter deixado jogar.. Atmane fazendo fila.
Ultimamente essa é a alegria do torcedor brasileiro: comemorar quando o eliminador avança rodada e/ou ganha título. Ja vi isso várias vezes no ano, inclusive com as derrotas da Bia.
Já vc com certeza não tem alegria em nada na vida né amigão……
E quem tem alegria com nossos atuais tenistas? Kkkk
Convenhamos, projetar alegria na vitória de um tenista é de uma pequenez…
Muita gente. A dimensão e exposição que o esporte está tendo a partir dos resultados da Bia e do João, e de outros tenistas trazem mais empregos, gera maior interesse para jogadores amadores o que cria uma indústria ao redor do tenis muito mais forte. É muito mais gente conseguido viver do esporte e sustentar lares. Mas isto não interessa a gente mesquinha é egoísta.
Boa
Térence Atmane:
“Possuir um alto QI me ajuda a criar efeitos surpresa na quadra”.
“Não tenho agente e nem patrocinadores, exceto para raquete (Tecnifibre). Ano passado, a Asics me abandonou. Desde então, compro as roupas e os tênis que uso”.
Que bom saber isso.
Espero que isso trabalhe sua humildade, permanentemente.
Não vi o jogo do francês contra o Fritz, mas contra o Fonseca a diferença de intensidade era absurda.
Fonseca também é um fenômeno, mas vai precisar evoluir muito fisicamente (intensidade e mobilidade), em devolução de saque (maior buraco dele) e no backhand.
A meu ver, as análises estão equivocadas, estão focando no jogo do francês, quando algumas das críticas bem fundamentadas eram sobre o jogo do João. Não importa quem está do outro lado da rede, o mais importante é apresentar um bom padrão de jogo, com variações quando o plano A não funcionar e isso é o que não vemos hoje no Fonseca.
Se ele tivesse perdido de 6/2, 6/2, mas jogando bem, sem insistir numa única tática no estilo Rublev, eu o cumprimentaria ao final do jogo, mas infelizmente não é o que está acontecendo nos últimos jogos. Espero que melhore.
É isso PH.
Se os dois jogam bem, a tendência é irem ao famoso game desempate, ou se ambos, jogam mal.
Não foi o caso.
Essa crítica faz sentido e é pertinente. Não essas cataclísmicas de troca tudo, estagnou geral ou é fake. Efetivamente, é um ponto a melhorar. O João está perdendo oportunidade de sentir a bola antes de aumentar uns 20% de potência a mais. Já vai bem próximo ao máximo, muito cedo, então fica com pouco tempo de bola ali.
A turminha do ódio vai passar essa vergonha do débito ou no crédito?
Autoimune fzr o Quê?!
Imagino o que esses brasileiros estariam falando de Guga, decorrente da sua performance no segundo semestre de 1998, época em que ele oscilou e caiu de 8o para 27o colocado no ranking. Na época Guga ficou praticamente 09 meses acima da 20a colocação. Para decolar novamente no ranking a partir de Março de 1999.
Não estou comparando jogadores, mas somente pegando o melhor brasileiro da história para demonstrar que, mesmo com um cara fora da curva, oscilações existentes, e essas, são ainda maiores quando um jogador está em formação e crescimento profissional.
Não temos como prever o futuro, tampouco podemos condenar o presente de um cara que, na atualidade, é simplesmente o melhor jogador com 18 anos do mundo. Incrível como brasileiro perde essa noção e faz cobranças totalmente infundadas.
Fonseca realmente não está jogando muito bem, mas daí a dizer que é fogo de palha, entre outros, há uma distância muito grande. João tem potencial para ir longe, agora só o tempo e o seu aprimoramento técnico + mental + físico dirá onde ele conseguirá chegar.
Torçam para o sucesso do cara, entendam que derrotas fazem parte do amadurecimento, que temos dias e semanas ruins onde não conseguimos entregar o nosso melhor e que o cara está prestes a completar somente 19 anos.
O francês tem muitas qualidades e está jogando muito bem este master 1000, aproveitando a chance. Nos faz refletir sobre alguns aspectos importantes do tenis. Ninguém perde pra si mesmo, sempre tem um adversario preparado do outro lado com exatamente o mesmo objetivo, vencer. Você só perde pra si mesmo quando joga paredão. Outro dito importante, só peru morre na véspera. Tem muitos mais, mas para aqueles que menosprezaram o jogador baseados unicamente no ranking fica a reflexão.
Eu quando o vi jogar com cobolli fiquei assustado, saque excelente, direita melhor ainda, jogo de pernas bom, bacjhand bom, e mais do q td isso força de vontade, força ate o limite, força porque ele nao tem patrocinador, esse dinheiro q ganhou ate agora ele mesmo falou, nunca ganhei tanto dinheiro….è bonito isso, ver um cara da europa classe media,, lutar lutar lutar
esse francês é uma inspiraçao, não tem patrocinio, sem dinheiro, e luta como se fosse o ultimo dia da vida dele.Parabéns
Tudo bem que criticar é muito mais fácil do que fazer acontecer, mas o Fonseca realmente não vem jogando bem. Observando o francês jogar, notei que ele recebe o saque bem recuado, no fundo da quadra e nao avança muito para receber o 2° serviço, o João recebe da mesma forma em quadra rápida ou lenta e acho que nas quadras rápidas a postura deve ser mais parecida com a do frances, esre toque poderia ser dado pelo técnico, no entanto ele nao mudou a postura em toda partida
Dizer agora que o francês jogou muito e por isso esta na semi é chover no molhado. O João precisa rever o seu jogo, ser mais paciente e jogar conforme o tipo de quadra é do adversário, ficava puro vendo o João dar piorada na bola enquanto seu adversário estava lá no paredão, faltou mais deixadinhas próximo a rede para forçar o adversário a mudar seu jogo, ou pelo menos se preocupar.