Osaka se impõe contra Svitolina e faz seu melhor WTA 1000 em três anos

Foto: Tennis Canada

Montréal (Canadá) – Com mais uma atuação consistente, Naomi Osaka garantiu seu lugar na semifinal do WTA 1000 de Montréal. A ex-número 1 do mundo superou a ucraniana Elina Svitolina, 13ª do ranking, por duplo 6/2 em apenas 1h03 de partida. Esta é a quinta vitória da japonesa em oito jogos contra Svitolina, campeã do torneio em 2017.

Aos 27 anos, Osaka já faz sua melhor campanha em um WTA 1000 desde o vice-campeonato de Miami em 2022. Ela tem dois títulos nesse nível, o primeiro ainda em 2018 em Indian Wells e o segundo no ano seguinte em Pequim. Além disso, também alcançou a final de Cincinnati em 2020, num ano em que o torneio aconteceu em Nova York devido à pandemia.

A próxima adversária de Osaka será a dinamarquesa Clara Tauson, que mais cedo derrotou a norte-americana Madison Keys, número 8 do mundo e campeã do US Open, por 6/1 e 6/4. A japonesa só enfrentou Tauson uma vez, na final de Auckland em janeiro. Na ocasião, estava vencendo o jogo, mas se retirou por lesão muscular na região abdominal. A rodada começa às 19h (de Brasília) com a partida entre a cazaque Elena Rybakina, número 12 do mundo, e a jovem canadense de 18 anos Victoria Mboko, 88ª colocada.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

De volta ao circuito depois de se tornar mãe, Osaka aparece atualmente no 49º lugar do ranking. Com os 390 pontos conquistados em Montréal, a japonesa está voltando ao top 30 e fica em posição confortável para ser cabeça de chave no US Open, torneio que já venceu duas vezes. Se vencer mais uma, chegará à 25ª posição, com chance de ficar bem perto do top 20 se for campeã.

Em Montréal, a japonesa disputa seu primeiro torneio desde a troca de treinador, com a saída do francês Patrick Mouratoglou e a chegada do polonês Tomasz Wiktorowski, ex-técnico de Iga Swiatek. Ela já eliminou duas cabeças de chave, a russa Liudmila Samsonova e a letã Jelena Ostapenko.

Japonesa tentou jogar com mais margem de segurança

Reconhecida por seu estilo de jogo agressivo e de muita potência nos golpes, Osaka tentou jogar com mais paciência nos ralis contra Svitolina, outra jogadora sólida do fundo de quadra, e teve sucesso. No primeiro set, fez só um winner a mais, 8 a 7, e cometeu 14 erros não-forçados contra 20 da ucraniana.

A japonesa chegou a abrir 5/1, foi quebrada quando sacava para o set, mas fechou a parcial logo depois. Já no segundo set, a ex-líder do ranking não enfrentou break-points e cedeu apenas dois pontos em seus games de serviço. Ela conseguiu duas novas quebras e definiu a partida. Osaka fez 13 a 11 nos winners e cometeu 22 erros contra 36.

Subscribe
Notificar
guest
8 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Ramiro
Ramiro
1 dia atrás

Vamos Naomi!!!
Continua voltando… cada vez melhor.

Flávio
Flávio
23 horas atrás
Responder para  Ramiro

A Svitolina estava lenta aí não conseguiu suportar a pancada chata da Osaka, agora a japonesa esta mais rápida que parece ser frutos da nova comissão técnica só que ainda joga o mesmo jogo burocrático de sempre que se limita a só pancadaria porque ela não sabe jogar o jogo técnico, agora a Svitolina cometeu um erro ao disputar força com a Osaka aí não tem jeito, pois se variasse mais o jogo teria dado mais trabalho para a Osaka.

Marco Aurelio
Marco Aurelio
21 horas atrás

Para mim, esse foi um jogo tipo o filme escolha de Sofia… admiro muito as 2 tenistas. Assim, Go, Naomi Osaka.

Droga!!!

Lembrei que tem a Tolson, que também admiro pacas!!! Rsrsrsrsrs

Vivi
Vivi
13 horas atrás

Acho que a mudança de treinador já está rendendo frutos. Nunca achei o Mouratoglou tudo isso, mas enfim. Fico feliz de ver a Naomi voltando a boa forma, que continue assim.

Vicentina
Vicentina
10 horas atrás
Responder para  Vivi

O jogo dela é feio, né miga, mas fico feliz que ela esteja se encontrando.

Lara
Lara
12 horas atrás

Boa sorte Naomi Osaka! Vamos lá!

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
11 horas atrás

Torço para que a Naomi consiga se manter com a cabeça tranquila nos jogos para conseguir jogar o seu melhor tênis. Se isso acontecer, ela tem condições de ganhar de qualquer jogadora do circuito. Gosto de todas as jogadoras que chegaram nas semifinais, mas vou torcer para a Rybakina sair campeã. No entanto, qualquer das semifinalistas que conseguir o título, terá feito por merecer a conquista.

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
10 horas atrás

Muitos dizem que o tênis feminino não atrai o público, mas em Motreal onde está sendo disputado apenas o WTA 1000, os estádios parece que estão ficando com a lotação praticamente completa.

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.