Alcaraz tem primeira boa chance de recuperar nº 1

Sem que os dois melhores do mundo tenham competido por pontos no Canadá, a disputa pelo número 1 do ranking estará aberta para Cincinnati e o US Open. O italiano Jannik Sinner defende a partir desta quinta-feira os dois títulos – e portanto 3.000 pontos -, enquanto o espanhol Carlos Alcaraz teve campanhas pífias nos dois eventos em 2024, caindo na estreia de Cincy e na segunda de Flushing Meadows.

Na matemática mais simples possível, Alcaraz assumirá a liderança se ganhar os dois torneios. Ponto final. Mesmo que Sinner chegue nas duas decisões, não conseguirá pontos suficientes para impedir a retomada de Carlitos, já que nessa hipótese ele terá 10.780 pontos contra 11.540. Se quisermos adicionar alternativas, Alcaraz pode até ser vice ou semi em Cincinnati, desde que o italiano não seja campeão, mas o título no US Open será essencial.

Esse saboroso ingrediente apimentará o retorno dos grandes nomes da temporada, que acabam de decidir dois Grand Slam consecutivos, um para cada lado, e optaram por esticar o período de descanso e readaptação ao piso sintético, que comandará o calendário pelos próximos seis meses.

É fato que a quadra dura mais veloz dá favoritismo para Sinner sobre Alcaraz, o que parece ser o caso desses dois próximos torneios, embora a velocidade da superfície em Nova York nunca seja uma certeza antecipada. De qualquer forma, vale lembrar que Alcaraz fez final de Cincinnati em 2023, superado numa disputa milimétrica por Novak Djokovic, e ganhou o US Open de 2022, tirando do caminho o próprio Sinner em cinco sets.

Caso não consiga imediatamente recuperar a liderança, Alcaraz precisará lutar ao menos para sustentar a vantagem atual de 1.540 no ranking da temporada, o que manteria ainda suas chances de brigar pela ponta mais à frente. Cheio de confiança após Wimbledon, Sinner pode muito bem reduzir drasticamente essa contagem caso vença outra vez Cincinnati e US Open. Seriam 1.050 pontos recuperados em cima do espanhol, o que reduziria a distância para 490 pontos mesmo que Alcaraz chegue nas duas finais.

Claro que os dois terão concorrência de respeito nos dois torneios. Alexander Zverev e Taylor Fritz são os possíveis adversários de semi e Djokovic, Ben Shelton, Alex de Minaur e Jack Draper podem dar trabalho nas quartas. Nesse grupo, Nole também optou por descanso prolongado e seguirá incógnita, enquanto o canhoto britânico não conseguiu se recuperar da contusão sentida em Wimbledon e o australiano ganhou Washington e segue bem em Toronto, tendo jogado o melhor tênis de sua carreira.

Para ser muito sincero, se mantiverem o padrão do primeiro semestre, é difícil imaginar que qualquer outro tenista do circuito possa impedir novas finais entre Sinner e Alcaraz. E portanto a luta pelo número 1 tende a ser direta e emocionante.

Subscribe
Notificar
guest
13 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Marcelo
Marcelo
13 horas atrás

Sei que é cedo, mas pelas conquistas que já obtiveram, será que Sinner e Alcaraz já superaram nomes como Andy Murra e Stan Warwrinka?

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
13 horas atrás
Responder para  Marcelo

Acredito que o Stan já foi superado. Quanto ao Andy, vamos esperar mais tempo.

Julio Marinho
Julio Marinho
1 hora atrás
Responder para  Marcelo

Só uma opinião, mas acho que já passaram os dois com vantagem. Eu sei, Andy e Stan viveram sob o reinado do big3, mas jamais dominou como Sinner e Alcaraz já o fazem por mais que um ano.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
12 horas atrás

Sequei a Iga! Começou mal o set1, se recuperou e afundou no tiebreak. O segundo set foi ainda pior.
Errou demais no FH e no BH e o segundo serviço foi uma lástima.
A dinamarquesa por seu lado foi sempre sólida e agressiva. Venceu com méritos.

Alcaraz começa nessa semana sua jornada final p recuperar o número 1. Creio q tem uma boa chance, pois, como exposto na matéria, teve campanhas pífias nos dois próximos grandes eventos.

José Alexandre
José Alexandre
12 horas atrás

Sinner não perde na quadra dura para alguém que não seja Alcaraz já deve ter quase 2 anos, deve ser o maior domínio sobre uma superfície na atualidade.

SDR
SDR
3 horas atrás
Responder para  José Alexandre

Mas todo domínio acaba. E tem muita gente na cola deles, treinando duro para tentar fazer frente.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
11 horas atrás

Segundo Ex-Tenistas ( vários) : ” Sinner vai demorar bom tempo para se recuperar destes match-points perdidos (3) para Alcaraz” , em RG . Pat Cash : “Carlos provavelmente é o melhor jogador que já jogou na Grama “. As 4 partidas de Jannik Sinner, jogadas contra Djokovic e Alcaraz ( 2 pra cada ), no Saibro e na Grama , botam o jovem Italiano favoritissimo para terminar a Temporada no TOPO do Ranking. Alcaraz tem mais nomes , que podem surpreende-lo nas duras , que Jannik Sinner. Ao menos, a meu ver . Abs !

Joselito
Joselito
40 minutos atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Primeira coisa sensata (sem viés de torcedor) que dizes em relação ao Sinner.
Porém, na corrida ele está 1540 atrás, quase um Grand Slam.
Tenho dito que o Sinner tem tudo para atingir os 15000 pontos em uma temporada, mas como ficou de fora de vários M1000, Alcaraz está com a faca e o queijo na mão para tomar o No 1 no fim do ano.

Gustavo M.
Gustavo M.
11 horas atrás

Dalcim, eu tenho certo receio de concordar que o Alcaraz é provável candidato à final do US. Eu adoro vê-lo jogar e torço pra ele, mas desde o US que venceu, não vem tendo resultados consistentes no piso sintético. Tirando IW, não venceu nenhum grande torneio no piso de lá pra cá, tendo, inclusive, amargado derrotas inesperadas, partidas em que normalmente apresentou um tênis bem abaixo do que dele se espera. Acredito que ele tenha retomado a confiança, vem de ótima sequência de vitórias e títulos, mas ainda não me surpreenderia se não chegasse a nenhuma das finais nos EUA.

Zacarias Venâncio
Zacarias Venâncio
11 horas atrás

Alcaraz é o GOAT do tênis

Ronildo
Ronildo
9 horas atrás

Eles decidirão praticamente todos os torneios, por enquanto. Que Alcaraz continue vencendo a maioria dos slans, enquanto Sinner vai conquistando muitos masters mil e ficando a maior parte do tempo como líder do ranking. É uma conta que agrada muito os fãs de tênis.

SDR
SDR
3 horas atrás
Responder para  Ronildo

Verdade. A impressão que dá é que por hora não há quem possa bater os dois, mas pode ser somente impressão, o esporte é dinâmico e as coisas mudam. Temos bons jogadores “um degrau” abaixo que podem surpreender. E a diferença de Slams agora é somente de um né. Se levar o US Open, Sinner empata. Vamos ver como será. Não acredito em jogo nenhum ganho na véspera, mesmo que seja Alcaraz ou Sinner.

Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br
Paulista de 63 anos, é jornalista especializado em esporte há mais de 45 anos, com coberturas em Jogos Olímpicos e Copa do Mundo. Acompanha o circuito do tênis desde 1980, tendo editado a revista Tênis News. É o criador, proprietário e diretor editorial de TenisBrasil. Contato: joni@tenisbrasil.com.br
plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.