O torneio juvenil de Wimbledon começa neste sábado e terá quatro brasileiros. A paulista Nauhany Silva e o paranaense João Pedro Bonini já estreiam no primeiro dia de competições, enquanto a potiguar Victória Barros e o goiano Guto Miguel aguardam até o próximo domingo para entrar em quadra.
Na história, o Brasil tem um título de duplas com Orlando Luz e Marcelo Zormann em 2014. Na ocasião, eles venceram o norte-americano Stefan Kozlov e o russo Andrey Rublev na final. Em simples, dois brasileiros foram finalistas na década de 50, Ivo Ribeiro em 1957 e Ronald Barnes em 1959. Já Ricardo Schlachter tem um vice-campeonato de duplas em 1994, ao lado do eslovaco Vladimir Platenik.
Entre os resultados recentes, o carioca João Fonseca chegou às quartas de final em 2023, mesma campanha do brasiliense Gilbert Klier em 2018. Nas chaves femininas, Gisele Miró foi semifinalista em 1986, enquanto Niege Dias foi às quartas em 1984. A última nas oitavas foi Beatriz Haddad Maia, em 2013. Bia também foi semifinalista de duplas, ainda em 2011. Já a vitória mais recente foi de Thaísa Pedretti em 2017.
As estreias dos brasileiros

Naná, de 15 anos e 45ª do ranking, enfrenta a norte-americana de 18 anos e 47ª do ranking Maya Iyengar na quadra 6, por volta de 11h30 (de Brasília). “Estou muito feliz por estar jogando pela primeira vez aqui na ‘grama sagrada’. Disputar um Grand Slam é sempre muito especial e espero ir bem aqui”, disse a jovem paulista.
Durante a preparação, Naná venceu a norte-americana Thea Frodin, 22ª do ranking, durante o Giorgio Armani Tennis Classic, prestigiada série de exibições do Hurlingham Club. A atleta da Rede Tênis também disputou o ITF J300 de Roehampton, em Londres, avançando uma rodada. Se vencer, pode desafiar a cabeça 9 tcheca Jana Kovackova ou a convidada local Allegra Davies.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
João Bonini, de 17 anos e 27º do ranking, joga por volta das 10h na quadra 11 e desafia o polonês de 18 anos Alan Wazny, 16º colocado. Recuperado de uma lesão no punho, que o afastou do circuito por três meses, o paranaense pode enfrentar o britânico William Moxon ou o norte-americano Dominick Mosejczuk, caso supere a estreia.
Guto, de 16 anos e 24º do ranking, vem de uma grande semana no ITF J300 de Roehampton, também em quadras de grama, onde venceu quatro jogos na semana e chegou à semifinal. Seu adversário de estreia será o sul-africano Connor Doig, de 17 anos e número 60 do mundo, vindo do qualificatório. A estreia de Victória Barros será contra uma rival experiente. A potiguar de 15 anos e número 20 do ranking enfrenta a búlgara Rositsa Dencheva, de 18 anos e 18ª do ranking. Ano passado, Victória disputou o quali em Wimbledon.
Um dado relevante sobre Victória Barros é que ela é a segunda jogadora da chave com mais vitórias em torneios J300 ou maiores. A brasileira venceu 26 jogos e perdeu 9. Ela só fica atrás da norte-americana Julieta Pareja, com 30 vitórias e 4 derrotas.
Acredito que o Guto e Naná tem as estreias mais acessíveis. Acho o Guto até favorito. Bonini tem adversário difícil e Victória tem parada duríssima contra a búlgara que já está entre as 450 do mundo da WTA.