*Atualizado às 12h44, com a definição do primeiro adversário de Sell na chave principal
Genebra (Suíça) – O catarinense Karue Sell conquistou neste domingo uma vaga inédita na chave principal de um torneio da elite do circuito. Na rodada final do qualificatório do ATP 250 de Genebra, ele venceu o local Remy Bertola com uma virada por 3/6, 6/4 e 6/4, em 1h53 de partida, e garantiu seu lugar entre os 28 tenistas que disputarão o título no saibro suíço.
Aos 31 anos e atualmente 299º do ranking mundial, Sell avançou duas rodadas no quali, incluindo uma vitória sobre o francês Pierre-Hugues Herbert, ex-top 40, no sábado. Esta é a primeira vez que ele supera a fase prévia de um evento nível ATP, após três tentativas frustradas: no Brasil Open de 2011, em Winston-Salem 2018 e no Rio Open de 2025.
Os dois triunfos no quali valem 13 pontos no ranking, que neste momento seriam suficientes para levar Sell à 281ª posição na ATP. Sua melhor marca foi o 258º posto, obtida em novembro do ano passado.
O brasileiro terá como primeiro adversário na chave principal o húngaro Fabian Marozsan, ex-número 36 do mundo e atual 61º colocado. Embora nunca tenha sequer disputado uma final de ATP na carreira, o húngaro de 25 anos possui oito títulos como profissional, três deles em challengers e outros cinco de nível ITF. Ao todo, são seis conquistas no saibro e duas em piso duro.
Realizado na semana anterior ao início de Roland Garros, o torneio de Genebra contará com alguns nomes de peso como Novak Djokovic, que recebeu convite da organização, Taylor Fritz, Hubert Hurkacz, Karen Khachanov e Tomas Machac.
Natural de Jaraguá do Sul, Karue Sell chegou a competir no circuito universitário dos Estados Unidos, trabalhou na equipe técnica da japonesa Naomi Osaka e fez uma pausa na carreira para se dedicar ao seu próprio canal no YouTube. Ele voltou às quadras em 2024 e teve bom desempenho em torneios ITF e challengers. A classificação para Genebra representa, portanto, o ponto mais alto de sua trajetória até aqui.
Popyrin e Borges vencem em três sets
Neste domingo, duas partidas deram início à chave principal em Genebra. Cabeça 5, o australiano Alexei Popyrin teve trabalho, mas bateu o chileno Nicolas Jarry pelo placar de 6/4, 3/6 e 7/5. Ele agora aguarda pelo sérvio Dusan Lajovic, convidado da organização, ou o britânico Jacob Fearnley.
Quem também precisou ir ao terceiro set para avançar foi o português Nuno Borges, que aplicou uma virada por 4/6, 6/3 e 6/3 sobre o norte-americano Alex Michelsen, sétimo principal favorito do torneio. Borges já sabe que terá pela frente nas oitavas de final um oponente vindo do quali, que sairá do duelo entre o austríaco Sebastian Ofner e o russo Ivan Gakhov.
Sell, feito fantástico!
Taí uma agradável surpresa!
Incrível oque o tênis pode proporcionar!
Já maduro, com bom físico, está surpreendendo positivamente!
Se continuar na pegada poderá estar no Rio Open 2026. Mesmo por convite!
VQV Sell!
Sensacional muito bom, realizado o sonho
Parabéns Sell,agora é jogar solto e oque vier é lucro.
Tênis é incrível. Dois anos atrás ele era coach do Giron, em Halle.
Baita resultado! Quantos pontos ele está levando?
Boa Sell.
Sensacional Sell, torcer para pegar outro quali na primeira rodada
parabéns Sell!!!!! possibilidades de pegar outro quali, outro suíco wild card, ou até mesmo o Marozan! boa sorte querido!!!!
Grande resultado! E pra lá de surpreendente né, vinha num 2025 terrível até aqui: tinha vencido 2 jogos seguidos apenas uma vez na temporada e vinha de 5 derrotas seguidas.
Ele, Carol e o Daniel foram premiados pela boa visão de tentar qualy de ATPs 250/500 em uma semana q os permitia isso em função do esvaziamento pelo Qualy de RG..
Todos conseguiram ao menos 1 vitória, pontuações maiores doq avançando 2-3 rodadas em challengers e certamente prize moneys maiores doq dos CHL.. q sirva de aprendizado para outros BRs: sempre vale a pena tentar aproveitar essas janelas de oportunidades de disputar torneios maiores.. CHLs esses tem o ano todo pra tentar, ATPs/WTA n é todo dia q esses oportunidades, parabéns aos 3!
Não tem nem uma semana que ele perdeu na 1a rodada do Challenger de Bogotá, que foi a primeira partida voltando de uma contusão na panturrilha, e, em seguida, fez um vídeo desabafo no seu canal. Parecia esgotado mentalmente, pronto para desistir. Não ganhava uma partida desde Fevereiro e, antes da semana passada, não ganhava um set desde o Q1 no Rio Open contra o Ugo Carabelli. O fantástico do tênis é isso. Cada semana vc tem uma nova chance. E vou te falar: Se cair contra o Stricker tem total chance de avançar.
O Sell merece
Um self made man sem grande apoio e estrutura, não desistiu e tentou um recomeço
Parabéns
Espero q tenha oportunidade de um quali de Slam em algum momento
Acho que se ele entrar num ranking bom pra pegar vários Qualis de slam vai dar uma rebobinagem pra ele. Mesmo que muitos falem de ir lá pegar o cheque mas é estimulante ver seu nome entre os jogadores de slam. É sensação de conquista enorme.
Praticamente, quase todos tenistas brasileiros que conseguem seguir no circuito merecem. Apoio e estrutura é algo que poucos têm. Sell, Sakamoto, Daniel Dutra Silva, o Monteiro chegar onde chegou saindo do zero. Todos merecem aplausos e reconhecimento. Ser tenista no Brasil não é fácil.
Eu acho errado ficar romantizando o tenista, achando que merece pq é um caminho dificil. Futebol também é difícil. Parece fácil pq tem um monte lá no campo, mas milhares e milhares ficaram para trás nas peneiras ao longo dos anos. A vida normal como a nossa de não esportitas também é extremamente difícil e tortuosa, a não ser que tenha nascido herdeiro. Os caras estão apenas fazendo seus trabalhos, assim como nós ou futebolistas e outros esportes.
Não romantizei nada. Vencer na vida é difícil, ganhar a vida não é fácil, pra ninguém. Só comentei que vários outros tenistas passam dificuldades como o Sell passou. E todos que passam são merecedores
É curioso que vc, que reconhecidamente admira o que há de pior, admire o Sell que parece ser muito gente boa e batalhador, talvez vc tenha informações de bastidores que não temos. Mas eu acabo ficando com o pé atrás com o tenista pq é impossível que vc esteja do lado certo de alguma coisa….
Kkkk. Excelente!
Eu quase deixo de torcer pelo Sell por causa do cidadão aí.
Parabéns Sell, foco no processo, Wimbledon já aparece no horizonte, firme no propósito que o qualy de WC chega. Torcer agora para n pegar o Marozsan
Incrível! Torcer pra que não seja o Marozsan rs!
Pois será. Vai encarar o húngaro no R1.
Parabéns Sell.
Acreditando e trabalhando, o resultado aparece. A idade não é problema, está conquistando melhor resultado já após os 30 anos.
Foi uma pena o Luz ter desistido de Simples muito cedo.
Completamente diferente da situação do Luz. O Sell tem 260 partidas na carreira, enquanto o Orlandinho 569. Outra bagagem.
Na segunda rodada poderia pegar Djokovic. No caso que vença seria o segundo brasileiro a vencer um ex-número 1 da ATP
Que resultado espetacular do Sell. Conseguiu sua maior vitória da carreira contra o Hugues-Herbert, a primeira contra um TOP150, e agora vai disputar a chave principal de um ATP pela primeira vez. Muito legal. Estreia dura contra o húngaro Marozsan. Mas só de furar o quali já está bom demais. O que vier daqui pra frente agora é lucro e aprendizado. Parabéns Sell.
É… Será o Marozsan. Sell não terá folga…rs. Nada a perder. Solta o braço e o que vier é lucro.
Se escapar do Marozsan no sorteio dá até pra avançar uma rodada
Caracas!
Que azar pegar o Marozsan logo na primeira rodada. Lembrando que o Marozsan detonou o Fonseca recentemente.
Bom demais,merece muitos parabéns
Parabéns pro Sell. Retornou ao circuito e colheu resultados melhores do que antes.