Santos (SP) – O paulista Matheus Pucinelli venceu seu terceiro jogo no challenger de Santos e será o representante brasileiro nas semifinais do torneio disputado nas quadras de saibro do Tênis Clube. Pucinelli, de 24 anos e 306º do ranking, superou nesta sexta-feira o argentino Lautaro Midon, jovem de 21 anos e 316º colocado, por duplo 6/2 em 1h17 de partida.
Esta foi a segunda vitória de Pucinelli sobre Midon, repetindo o resultado da semana passada em Porto Alegre. Ele disputará sua terceira semifinal da temporada e a segunda consecutiva. Em sua carreira profissional, tem um título e um vice em torneios de nível challenger.
A boa campanha no litoral paulista rende 14 pontos na ATP para Pucinelli, que voltará ao top 300 e chegará à 283ª posição. O melhor ranking de sua carreira é o 190º lugar, alcançado em setembro de 2022. O torneio em Santos dá 50 pontos na ATP ao campeão e 25 para o vice. Se vencer mais uma, se aproxima do 270º lugar, enquanto o título o recolocaria entre os 250 melhores. Mas o ranking só será atualizado após o Masters 1000 de Roma.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O adversário de Pucinelli na semifinal deste sábado, por volta de 12h30 (de Brasília) será o experiente argentino Nicolas Kicker, ex-número 78 do mundo e atualmente apenas no 454º lugar do ranking aos 32 anos. Kicker lidera o histórico de confrontos por 2 a 1, mas eles não se enfrentam desde 2022. A outra semifinal será às 11h entre o equatoriano Alvaro Guillen Meza, principal cabeça de chave e 216º do ranking, e o uruguaio Franco Roncadelli, 367º colocado.
Boscardin tenta vencer seu 4º challenger nas duplas
Ainda nesta sexta-feira, o catarinense Pedro Boscardin garantiu vaga na final de duplas, jogando ao lado do argentino Gonzalo Villanueva. Eles venceram o argentino Lorenzo Rodriguez e o uruguaio Franco Roncadelli por 4/6, 6/1 e 10-2. Os adversários na final, que encerra a rodada deste sábado, serão os bolivianos Boris Arias e Federico Zeballos, principais cabeças de chave.
Boscardin, de 22 anos, tem três títulos de duplas em nível challenger, conquistados em Santiago, Florianópolis e Santo Domingo em 2023. Ele ocupa apenas o 620º lugar no ranking de duplas da ATP. Já em simples, está na 398ª posição e chegou às oitavas em Santos.
Como é bom ver o Pucinelli jogar, que habilidade para executar os golpes, para este nível de torneio apresentou um vasto repertório. Falta ainda velocidade na bola pra ele, apesar de ter melhorado o saque.
Parabéns Pucinelli, dá pra chegar a final,o veterano Kicker vem jogando desde o quali, ótima semana
Bela campanha,espero que consiga esse título
Parabéns Pucinelli, vc merece. Na torcida pra final. Para o qualy de RG conta a semana anterior ou já foi feita a lista?
Já foi fechada a lista no início da semnana passada: Vão jogar Wild, Meligeni, Heide e Laura
A lista de Wimbledon já foi fechada?
Ainda não
Puccinelli já foi 190 no ranking. Ele tem condições de voltar a ser top 200 e estar nos qualys de Slam. Boa sorte pra ele.
Outro Puccinelli que tô vendo. Aquele sono anterior parece que acabou. Tá ligado no 220. Antes era ligado no 110. Agora vai. Voltando pra ser top 200 igual Heide.
Pucinelli vem jogando bem. 3° semifinal de Challenger no ano. Jogo duro na semifinal contra o experiente Kicker, que fez final recente em Challenger. Na torcida para Matheus chegar a sua 3° final de Challenger na carreira. Pelo que está jogando esse ano, da pra ficar entre 200 e 250 do mundo e tentar voltar aos qualis de GS
Que consiga manter a tônica e em agosto estará disputando o qualy em NYC
Sim, mas se ele ganhar esse torneio, já fica entre os 250 do ranking, aí se isso acontecer dá para sonhar em jogar o quali de Wimbledon. Tem que estar entre os 230 primeiros para quali de Slams.