Atual campeão, Baez vence de virada e volta à final no Rio

Sebastian Baez (Foto: Fotojump)

Rio de Janeiro (RJ) – O Rio Open conheceu o seu primeiro finalista da edição de 2025. Trata-se do atual campeão, o argentino Sebastian Baez, que voltará a disputar o título depois de eliminar o compatriota Camilo Ugo Carabelli, neste sábado, com uma virada por 3/6, 6/1 e 6/1, em 1h45 de partida.

Último cabeça de chave vivo no torneio, Baez se torna o terceiro tenista a jogar duas finais do ATP 500 carioca e tenta ser o primeiro bicampeão no Jockey Club Brasileiro. Antes dele, o também argentino Diego Schwartzman foi campeão em 2018 e vice em 2022. O algoz de ‘El Peque’ há três anos foi o espanhol Carlos Alcaraz, que voltou à decisão na temporada seguinte, mas acabou sendo derrotado pelo britânico Cameron Norrie.

Com seis troféus de ATP em sua galeria, Sebastian Baez não vence um torneio desde a dobradinha no Rio e Santiago no ano passado. Além disso, sua última semi havia sido no ATP 500 de Hamburgo, em julho. Ele disputará sua nona decisão da carreira e a quinta na América do Sul.

Ele aguarda agora pelo vencedor da partida entre o compatriota Francisco Comesana e o francês Alexandre Muller, que fazem a segunda semifinal do dia. Ambos os duelos serão inéditos no circuito da ATP, embora Baez já tenha enfrentado Comesana no ITF M15 de São Paulo em 2019, anotando uma vitória de virada.

Por sua vez, Carabelli disputou a primeira semifinal da carreira, tornando-se o oitavo lucky-loser da história a alcançar a penúltima rodada de um ATP 500 e o segundo no Rio de Janeiro, repetindo o feito do húngaro Attila Balazs em 2020. Atual número 91 do mundo, o tenista de 25 anos dará um salto de 22 posições e assumirá o 69º posto nesta segunda-feira, registrando seu novo recorde pessoal. Ele segue para Santiago, onde defende a primeira rodada do ano passado e estreia contra o chileno Nicolas Jarry.

Carabelli começa melhor, mas Baez engrena e vira

Estreante em uma semifinal, Camilo Ugo Carabelli pareceu sentir e momento e começou o jogo sendo quebrado por Baez. No entanto, ele reagiu rápido, devolveu a quebra e a partir daí tomou conta do primeiro set, pressionando bastante os games de serviço do adversário, que ganhou apenas 43% dos pontos com o primeiro saque em quadra. A quebra definitiva de Carabelli veio no sexto game e depois disso ele perdeu apenas um ponto sacando.

No entanto, o jogo mudou completamente de figura a partir da segunda parcial, com um Sebastian Baez muito mais firme e menos errático. Com duas quebras a seu favor, ele elevou o nível e venceu 75% dos pontos com o primeiro serviço e 100% com o segundo.

Do outro lado da rede, Carabelli pareceu sentir o golpe do empate e não se reencontrou mais. No terceiro set, ele acertou apenas 50% do primeiro saque e perdeu 77% dos pontos com o segundo serviço, tornando-se preza fácil para um adversário experiente e que se sentia cada vez mais confortável em quadra. Baez obteve duas quebras novamente e não foi mais incomodado, concretizando sua classificação à final.

Subscribe
Notificar
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
SANDRO
SANDRO
11 horas atrás

O Rio de Janeiro já pode se candidatar à Capital do Tênis Argentino, já que eles simplesmente tomaram conta do torneio de simples… Porém, nas duplas, Melo e Matos estão fazendo um excelente trabalho!!! E como joga esse Senhor Sebastian Baez, a primeira semifinal já valeu o ingresso da noite!!! E ainda tem muito mais espetáculo pela frente com Comesana, Muller, Melo, Matos, Munar e Martinez… Com exceção, infelizmente, da eliminação precoce dos brasileiros em simples, estou achando esta edição do Rio Open espetacular!!!

Vinícius
Vinícius
11 horas atrás

festa da Argentina no rio Open! eles sim sabem aproveitar os pontos dados pela organização. E o Brasil? vamos aplaudir os nossos hermanos.

Diego
Diego
8 horas atrás
Responder para  Vinícius

João Fonseca venceu em Buenos Aires,eles vieram em peso para cá

Maurício
Maurício
9 horas atrás

Aos corneteiros de plantão, lembrem se João Fonseca acabou de ganhar um ATP na argentina, e todo mundo sabe que a argentina está anos luz na frente do Brasil no tênis, assim como o Brasil está na frente no vôlei, Ginástica, surf, natação, atletismo, futsal, skate e vários outros esportes

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.