Melbourne (Austrália) – Marcada para começar às 5h30 de domingo, a final masculina do Australian Open entrará para a história do tênis seja com o título de Carlos Alcaraz ou de Novak Djokovic. Isso porque se o espanhol vencer ele se tornará o mais jovem a fechar o Grand Slam de carreira e se o sérvio triunfar ele baterá o recorde absoluto de títulos neste nível.
Djokovic já é o homem com mais conquistas de Grand Slam na história, com 24, e no geral está empatado com a australiana Margaret Court, podendo se isolar como o tenista com mais títulos neste nível justamente na casa dela.
Alcaraz já se tornou o mais jovem a disputar as finais nos quatro principais torneios do circuito e tenta agora ser o mais jovem e vencer em todos eles. O espanhol de 22 anos e 272 dias tenta quebrar a marca de Don Budge, que completou o Grand Slam de carreira em Roland Garros 1938, quando tinha 22 anos e 363 dias.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Será a décima vez que os dois medirão forças e o sérvio leva uma pequena vantagem, com seis vitórias e cinco derrotas. Contudo, nos confrontos em Grand Slam, quem lidera o retrospecto é o espanhol por 3 a 2. Djokovic venceu o único duelo entre eles em Melbourne, nas quartas de final do ano passado. Em finais, cada um venceu duas vezes.
Algoz de Jannik Sinner nas semifinais, Djokovic tenta quebrar o duopólio entre o italiano e o espanhol, que venceram todos os Slam nos últimos dois anos. O sérvio é um dos quatro jogadores que disputou finais neste nível durante o período, junto com o russo Daniil Medvedev, o alemão Alexander Zverev e o norte-americano Taylor Fritz.
Caso o título vá para Alcaraz, ele manterá o domínio com Sinner, que será então o segundo maior da história, empatado com os nove títulos seguidos de Djokovic e Rafael Nadal entre Roland Garros 2010 e Roland Garros 2012. A maior sequência é entre Nadal e Roger Federer com 11 (entre Roland Garros 2005 e US Open 2007).
Confronto direto – Djokovic lidera por 5 a 4
2022 Master 1000 de Madrid (saibro) – semifinal – Alcaraz, 6/7(5) 7/5 7/6(5)
2023 Roland Garros Clay (saibro) – semifinal – Djokovic, 6/3 5/7 6/1 6/1
2023 Wimbledon (grama) – final – Alcaraz, 1/6 7/6(6) 6/1 3/6 6/4
2023 Masters 1000 de Cincinnati (sintético) – final – Djokovic, 5/7 7/6(7) 7/6(4)
2023 ATP Finals (sintético coberto) – semifinal – Djokovic, 6/3 6/2
2024 Wimbledon (grama) – final – Alcaraz, 6/2 6/2 7/6(4)
2024 Jogos Olímpicos de Paris (saibro) – final – Djokovic, 7/6(3) 7/6(2)
2025 Australian Open (sintético) – quartas de final – Djokovic, 4/6 6/4 6/3 6/4
2025 US Open (sintético) – semifinal – Alcaraz, 6/4 7/6(4) 6/2













Na torcida pro Alcaraz. Nem era pro Djokovic estar aí, ele perderia as oitavas pro Mensik ou quartas para o Musetti
kkkkk,Pro Musset até faz sentido a sua afirmação; agora pro Mensik, sem nem ter jogado,é risível. Se ele conseguiu vencer o quase imbatível Sinner, por que não poderia vencer o tal do Mensik? É cada uma.
Pois é. O povo esquece que no jogo anterior, Alcaraz vencia por 2 sets a 0 e cedeu o empate. Começou a sentir cãibras e pediu atendimento em quadra, o que não poderia. Mas, foi concedido.
Força Djoco.
Se o Alcaraz tiver inteiro não vai nem ter jogo, vai ser um três a zero com pneu ou bicicleta.
Ah é, que nem se falava antes do jogo contra o Sinner rsrsrs.
jamais conseguirá superar o GOAT no AO (15 semis)
Tem certeza que você está querendo exaltar Federer? Kkkkkkkkkkkkk
Pro Alcaraz seria legal ganhar amanhã. Com 22 anos e estaria com 7 Slams. Rapazzz, muita coisa. Mas a parada amanhã será difícil.
Problema que quando o Alcaraz tiver com uns 26 anos ele ja vai começar a ter uma queda de rendimento provavelmente ele vai estar com uns 14 slams ate la mas depois ele vai começar a ter problemas pois dificilmente tera a longevidade de um big 3 e dificilmente vai ganhar slam depois dos 30 anos o fisico dele nao vai aguentar.
Eu sempre torço pro tenista que menos raquetes quebrou ao longo da carreira.
Então você não gosta de tênis
Agora a conversa mudou nos comentários. Agora é:
– “O Djokovic jamais vencerá o Alcaraz”
– “Zero chances para o Djokovic”
– “Nadal voltará no próximo Grand Slam e mostrará que é capaz de vencer o Djokovic e ultrapassá-lo em número de conquistas…”
Seguimos..
Djoko merece muito vencer. Até onde sei, foi concedido atendimento indevido ao Alcaraz no jogo anterior. Qualquer outro jogador não teria o consentimento.
Na torcida pelo Goat.
Tá cheio de haters do GOAT, aqui nesse site. Lembrando que ele nunca perdeu uma final na Austrália. Se tiver bem fisicamente,teremos um jogo. No aguardo pra esse tal massacre do Alcaraz…
Verdade. Isso deve estar na cabeça do Alcaraz também. Eu coloco o Djokovic como favorito amanhã. Vamos ver!