Toronto (Canadá) – A mudança no calendário da ATP, que ampliou quase todos os Masters 1000 para 10 dias de competição, não vem agradando os tenistas. Em uma extensa entrevista ao podcast Nothing Major, o alemão Alexander Zverev abordou o assunto e não escondeu seu descontentamento com a situação.
“Adoraria regular meus esforços, focar nos Grand Slams e jogar muito menos torneios, mas é impossível. Você tem oito eventos obrigatórios do Masters 1000, quatro eventos do ATP 500 e os quatro Grand Slams. Isso já te obriga a competir em 16 semanas, além de Monte Carlo, o ATP Finals, a Copa Davis”, comentou Zverev.
“É impossível competir em menos de 20 torneios por ano. E a maioria deles tem duração de duas semanas. Os eventos favoritos de todos os tenistas e fãs são Monte Carlo e Paris, pois são os únicos Masters 1000 com duração de uma semana”, acrescentou o alemão, descontente com a organização atual do calendário.
O número 3 do mundo também reclamou do pouco tempo de descanso entre o fim de uma temporada e o começo da próxima. “Não gosto nem um pouco da situação atual. É inconcebível que, por exemplo, que (Alex) de Minaur tenha jogado sua última partida da temporada em 25 de novembro e a primeira da próxima em 27 de dezembro”, disparou.
“Com um mês de diferença, é impossível descansar, treinar bem e se preparar fisicamente para a temporada. A ATP precisa analisar isso com cuidado, porque não conheço um único tenista, e eu diria que nenhum fã que goste de Masters 1000 de duas semanas. Sei que tênis é um negócio, mas acho que esse negócio não está funcionando”, complementou.
Outro que mostrou preferir os Masters 1000 em uma semana é o norte-americano Ben Shelton, que após a vitória sobre o italiano Flavio Cobilli analisou seu desempenho no torneio e deixou a entender que os eventos de uma semana são melhores para entrar em ritmo.
“Nesses torneios de duas semanas, em que você joga partidas de melhor de três sets e tem um dia de folga entre elas, o nível do tênis sofre. O nível é definitivamente maior nos torneios de uma semana, quando você joga em dias consecutivos e consegue um ritmo de jogo consistente”, disse o norte-americano.
Eu como telespectador acho chato pra caramba tb! Prefiro M1000 de 1 semana.
Parabéns ao Zverev. Todos os tenistas têm que continuar reclamando. É a única maneira da ATP mudar. É muito chato realmente estes master 1000 de 2 semanas. Não acaba mais. Acaba chateando a gente.
Esse master do Canadá não acaba, parece que faz 3 semanas de torneio, tá arrastado, embora os jogos estejam bom
Esse é um dos motivos que acho que esta geração não vai aguentar 20 anos, se não voltarem atrás!
Não vai, vai aumentar,provavelmente vai ser criado o master nos emirados, e quase todos de 2 semanas,
Não é só essa geração que é contra. Praticamente todos acham que jogar duas semanas os levam a ficar mais tempo fora de casa.
Como torcedor acho péssimo os Masters de duas semanas. Atrapalha também a experiência de ritmo do expectador de assistir as partidas consecutivamente. Eu mesmo tenho dispersado do torneio de tão espaçadas que ficam as partidas de jogadores que acompanho.