Wuhan (China) – Diante de uma arquibancada lotada na sexta-feira à noite, a tenista da casa Qinwen Zheng, aproveitou o embalo do público e garantiu uma grande vitória sobre a italiana Jasmine Paolini, derrotando a cabeça de chave número 5 em partida de três sets, com o placar final de 6/2, 3/6 e 6/3, anotado em 2h14 de confronto.
Será a segunda semifinal seguida de Zheng, que na semana passada foi até esta fase em Pequim e agora garantiu uma semi 100% chinesa no WTA 1000 de Wuhan, já que mais cedo a compatriota Xinyu Wang, de 23 anos, também se classificou para a penúltima rodada do torneio ao vencer a russa Ekaterina Alexandrova de virada, com o placar final de 4/6, 7/5 e 7/6 (8-6).
Atual campeã olímpica, Zheng disputará sua quinta semifinal na temporada, também chegando na penúltima rodada no Australian Open, em Palermo, nos Jogos Olímpicos e em Pequim, na semana passada. A boa campanha nesta semana está rendendo à chinesa uma ascensão na corrida para o WTA Finals, subindo para a sétima colocação.
“Esse resultado significa que temos grandes jogadoras na China. Nosso nível na base é mais alto do que antes, então isso é uma coisa boa”, avaliou Zheng. “Sei que nunca é fácil jogar contra uma adversária do mesmo país. Há uma pressão diferente. Eu sei disso. Acho que crescemos jogando os mesmos torneios desde o juvenil”.
Enfrentando Paolini pela terceira vez, a chinesa manteve sua invencibilidade no retrospecto, batendo novamente a italiana. Curiosamente, os três duelos aconteceram nos países das duas envolvidas, com uma vitória de Zheng na Itália (Palermo 2023) e duas vitórias dentro de casa (Zhengzhou 2023 e Wuhan 2024).
Zheng teve um bom desempenho com o saque, venceu 64% dos pontos disputados, sendo 10 deles em aces. Ela também conseguiu pressionar um pouco nas devoluções, teve 43% de aproveitamento e converteu quatro dos oito break-points que conseguiu no decorrer da partida. Do outro lado, Paolini teve seis chances de quebra e aproveitou duas.
Vamos wang
Eu sou fã da Xinyu Wang. Acho ela uma menina muito linda. Mas nesta semifinal não tenho preferência não. Que vença a melhor. As duas fizeram por merecer chegar na penúltima rodada do torneio. A Wang eliminou a Jessica Pegula e parabéns às chinesas pelas campanhas. As duas farão a festa da torcida.
Sou suspeito em falar, mas como fico feliz com tantas chinesas jogando bem!