Zheng chega à quinta final do ano e enfrenta Kenin em Tóquio

Foto: Toray Pan Pacific Open Tennis

Tóquio (Japão) – Em ótima temporada no circuito, Qinwen Zheng garantiu vaga em sua quinta final de 2024. Principal cabeça de chave no WTA 500 de Tóquio, a chinesa superou na madrugada deste sábado a jovem russa de 20 anos Diana Shnaider, 16ª do ranking, por 7/6 (7-5) e 6/3. A jovem de 21 anos volta à final em Tóquio depois de duas temporadas.

Atual número 7 do mundo, Zheng tem aproveitado muito bem os torneios realizados na Ásia, com 11 vitórias e apenas duas derrotas. Ela também foi finalista no WTA 1000 de Wuhan há duas semanas e fez semi em Pequim. Também em 2024, foi campeã olímpica em Paris, venceu o 250 de Palermo e chegou à final do Australian Open. Ela busca o quinto título da carreira.

Zheng teve um ótimo início de partida e chegou a liderar o set inicial por 4/0, mas não aproveitou quatro set-points que teve e perdeu as duas quebras de vantagem. Ainda assim, conseguiu definir a parcial no tiebreak. Já no segundo set, conseguiu duas novas quebras e definiu a disputa em dois sets.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

A adversária de Zheng na final marcada para 0h (de Brasília) deste domingo será a norte-americana Sofia Kenin, que conseguiu mais um grande resultado na semana. Depois de ter eliminado Daria Kasatkina nas quartas, ela também venceu a britânica Katie Boulter por duplo 6/4.

Kenin voltará ao top 100 com boa campanha

Ex-número 4 do mundo e campeã do Australian Open de 2020, Kenin aparece atualmente no 155º lugar do ranking, mas voltará ao top 100 com a boa campanha em Tóquio. Ela está subindo para o 87º lugar. E se for campeã, cola no top 60 do ranking. A jogadora de 25 anos tem cinco títulos e três vices no circuito. Sua final mais recente havia sido no fim do ano passado em San Diego.

Em 2024, Kenin teve maior destaque nas duplas, jogando ao lado de Bethanie Mattek-Sands, e isso trouxe uma boa variedade de recursos para a norte-americana, que sempre se destacava pela solidez do fundo de quadra. A tenista tem se mostrado cada vez mais segura nas subidas à rede, opção bastante usada durante a semifinal deste sábado e que rendeu pontos importantes. Kenin abriu 5/2 no primeiro set e se manteve à frente mesmo depois de perder uma das quebras de vantagem. Na segunda parcial, escpaou dos quatro break-points que enfrentou, todos no mesmo game, e ganhou confiança para conseguir a única quebra logo depois e vencer o jogo.

“Ela é uma jogadora muito agressiva e que saca muito bem. Tentei ser agressiva também e me movimentar bem em quadra”, disse Kenin, na entrevista. “Estou jogando um bom tênis nesta semana e ganhando confiança. A Zheng está fazendo um ótimo ano e vou tentar dar o meu melhor na final de amanhã”.

Final de duplas terá três japonesas

A final de duplas em Tóquio terá três jogadoras japonesas. Shuko Aoyama e Eri Hozumi venceram a canadense Gabriela Dabrowski e a neozelandesa Erin Routliffe, principais cabeças de chave, por 6/4, 2/6 e 10-5. Elas enfrentam Ena Shibahara e a alemã Laura Siegemund, que lideravam o placar contra Sofia Kenin e a também norte-americana Bethanie Mattek-Sands por 5/2 quando as rivais se retiraram da partida. Segundo a organização, Kenin alegou desconforto na coxa direita.

Subscribe
Notificar
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
João Sawao ando
João Sawao ando
5 horas atrás

Vamos Sofia ser campeã desse torneio.

Evandro
Evandro
4 horas atrás

Muito difícil tirar a Zheng antes da final. Verdadeira competidora, ela também estava na final do Elite Trophy contra a Bia no finzinho de 2023.

Lu Barros
Lu Barros
1 hora atrás

Sofia “Sonya” Kenin estava em ótima semana que implicará suba significativa no ranking simples. Porém, acabei de ler que no final da semi com Boulter sentiu a perna e quando foi jogar a semifinal de duplas abandonou no meio do primeiro set. Assim há dúvidas para final contra Qinwen “Queen” Zheng.
Não é bom sinal para enfrentar a chinesa medalha de ouro em Paris, 22 anos, top 7, que mora e treina em Barcelona, fã do Federer e é a tenista WTA com mais aces (373) em 2024.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.