Dubai (Emirados Árabes) – A WTA emitiu um comunicado nesta quarta-feira dizendo que expulsou do estádio e baniu do circuito um homem que assediava a britânica Emma Raducanu.
Ele foi identificado pela própria tenista durante o jogo da última terça contra a tcheca Karolina Muchova pela segunda rodada do WTA 1000 de Dubai. Ao ver este homem tão perto dela, Raducanu entrou em pânico e se escondeu atrás da cadeira da árbitra. A própria adversária foi uma das primeiras pessoas a oferecer apoio para Raducanu e conversar com ela.
A britânica, campeã do US Open em 2021 e ex-top 10 do ranking, foi superada por Muchova com parciais de 7/6 (7-4) e 6/4. Ela vinha de vitória na estreia sobre a grega Maria Sakkari no último domingo. Aos 22 anos, Raducanu ocupa atualmente o 61º lugar do ranking mundial. Muchova já volta a jogar nesta quarta, contra a norte-americana Mccartney Kessler.
WTA explains why Emma Raducanu was in tears during her second-round match at the #DDFTennis.
A clip showed her explaining the situation to the umpire. Before hiding behind the umpire seat. https://t.co/hw1P1pEYAz pic.twitter.com/YuqfLO4odq
— Victor Okechukwu (@Uzochuwu1) February 19, 2025
“Na segunda-feira, 17 de fevereiro, Emma Raducanu foi abordada em uma área pública por um homem que exibia comportamento obcecado. Esse mesmo indivíduo foi identificado nas primeiras fileiras durante a partida de Emma na terça-feira no WTA 1000 de Dubai e posteriormente expulso. Ele será banido de todos os eventos do circuito enquanto aguarda uma avaliação de ameaça”.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“A segurança das jogadoras é nossa maior prioridade e os torneios são aconselhados sobre as melhores práticas de segurança para eventos esportivos internacionais. A WTA está trabalhando ativamente com Emma e sua equipe para garantir seu bem-estar e fornecer qualquer suporte necessário. Continuamos comprometidos em colaborar com torneios e suas equipes de segurança em todo o mundo para manter um ambiente seguro para todas as jogadoras”.
WTA statement on the security incident in Dubai:
On Monday, February 17, Emma Raducanu was approached in a public area by a man who exhibited fixated behavior. This same individual was identified in the first few rows during Emma’s match on Tuesday at the Dubai Duty Free Tennis…
— wta (@WTA) February 19, 2025
Por meio das redes sociais, Raducanu agradeceu a todos que enviaram mensagens de apoio e também a Muchova, que a amparou no momento mais difícil. “Obrigada pelas mensagens de apoio. Experiência difícil ontem, mas vou ficar bem e orgulhosa de como voltei e competi, apesar do que aconteceu no início da partida. Obrigada à Karolína por ser uma ótima esportista e boa sorte para ela no resto do torneio”.
A própria Raducanu e Simona Halep já sofreram com isso
Esta não é a primeira vez que Raducanu sofre com esse tipo de situação por parte de pessoas que se dizem fãs e começam a apresentar um comportamento obsessivo. Em 2022, ela conseguiu uma ordem de restrição contra um homem que cercava a casa de sua família em Londres e roubava objetos pessoais sem valor comercial. Ele foi identificado pelas câmeras de segurança e passou a ser monitorado por tornozeleira eletrônica.
Outra jogadora que já passou por situação parecida foi Simona Halep, durante a temporada 2015, com um homem que iniciou a importunação nas redes sociais e depois passou a persegui-la em torneios, hospedando-se nos mesmos hotéis e adotando um tom ameaçador nas mensagens quando soube que a tenista iria se casar.
Ser mulher neste planeta é não ter um minuto de paz, pqp! Tem que ser banido de todos os torneios mesmo, todos! E tomara que tome um processo pesado!
>:(
Marcelo é o seguinte filho, então há homens e mulheres ruins e sem caráter, é o DNA da atual sociedade infelizmente.
Basta estar vivo para se ter uma falha de caráter ou outra. Mas uma certeza clara e induvidosa, embasada de pesquisas estatísticas com grande amostragem e diversas vertentes, é que homens sim, lideram os casos de perseguição, agressão, homicídio e qualquer outro viés “ruim” quando correlacionados de relações heterossexuais.
Só não pode quere generalizar. Existem tanto homens como mulheres problemáticos(Stalker) em todos os lugares do mundo amigo. Só pra lembrar um caso ocorrido aqui em Brasília de uma policial que perseguia o ex namorado.
https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2021/12/02/policial-stalker-e-presa-pela-4a-vez-por-perseguir-ex-namorados-no-df.ghtml
E outra coisa isso não é um mal desse século como muitos querem colocar também, sempre ocorreu e infelizmente vai continuar ocorrendo. O que se deve é proteger e dar assistência as vitimas e punir os agressores. Um caso emblemático foi o da Tenista Monica Seles que em 1993 teve a sua carreira abreviada(sobreviveu, mas nunca mais foi a mesma tenista) por uma ataque a faca, por um perseguidor(Stalker) que gostava mais da rival Steffi Graf.
https://www.uol.com.br/esporte/ultimas-noticias/2024/05/21/tenista-esfaqueada-monica-seles.htm
Comportamento fixo ??
Raducanu e wta precisão esclarecer melhor a situação!
Precisão, para que?
Não basta ameaça, tem que agredir (de fato) primeiro?
Já foi esclarecido. O cara estava seguindo desde o dia anterior
“Fixated behavior” = comportamento obsessivo em relação a ela. O colega André abaixo já explicou.
Stalker (perseguidor).
Um tipo doentio que pode querer vingança, retribuição, punição ou ganho sexual. Apresenta um ou mais dos seguintes comportamentos:
Pensamentos obsessivos: pensar constantemente na pessoa e encontrar maneiras de alcançá-la.
Expectativas irrealistas: acreditar que a vítima sente o mesmo por ele ou que lhe deve algo.
Ilusão: ter falsas crenças sobre um relacionamento ou conexão que na verdade não existe.
Perseguição persistente: continuar a contatar ou seguir a vítima, mesmo depois de ela ter deixado claro que não está interessada ou ter rejeitado o perseguidor.
Precisa ser punido judicialmente também, esses caras são as escoria….
Marco
Me lembrou da Mônica Seles que em 1993 foi esfaqueada na quadra “por um fã ” da Steffi Graff. Aquele criminoso destruiu a carreira da Seles.