Workshop Internacional de Tênis acontece no fim de semana no Esperia

São Paulo (SP) – Nos dias 14 e 15 de junho, o Clube Esperia, em São Paulo, será palco do principal evento de capacitação do tênis brasileiro: o Workshop Internacional de Tênis 2025. A iniciativa da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) reúne treinadores, professores, estudantes e profissionais da área para dois dias de intenso aprendizado, troca de experiências e network.

Com 175 participantes confirmados, o Workshop trará 15 apresentações focadas na preparação física, aspectos técnicos e metodologias de ensino modernas. O evento contará com tradução simultânea, certificado com carga horária, pontuação para o SNGP, créditos para o CPD da ITF Academy, além de benefícios como almoços, coffee breaks, material pedagógico e uma valiosa rede de contatos.

Entre os palestrantes estão nomes de referência no tênis mundial, como:

Merlin van de Braam (ING) – Chefe de Treinamento e Oficial de Desenvolvimento da LTA (Federação Inglesa de Tênis) e ex-ITF, com experiência internacional em capacitação e psicologia do esporte.

Enrique Pérez (URU) – Com mais de 50 Grand Slams e Olimpíadas no currículo, foi treinador de nomes como Corretja, Lapentti e Costa, e capitão da Copa Davis do Uruguai por 20 anos.

Cesar Kist (BRA) – Coordenador de Capacitação da CBT e Oficial de Desenvolvimento da ITF na América do Sul, com histórico como tenista, treinador e educador.

Eduardo Eche (BRA) – Head Coach do Esporte Clube Pinheiros há 21 anos, formador de grandes atletas como Alexandre Simoni, Thomaz Bellucci e Bia Haddad Maia.

Eduardo Faria (BRA) – Especialista em treinamento físico de elite, com atuação na Copa Davis e criador do programa TFI.

Luiz Peniza (BRA) – Capitão da equipe brasileira na Billie Jean King Cup, técnico de destaque e coordenador do programa de desenvolvimento da CBT.

Suzana Silva (BRA) – Educadora, autora e criadora de um método próprio de ensino, com forte atuação em programas sociais e escolares da CBT.

Marina Danzini (BRA) – Formada em Educação Física e pós-graduada em Gestão do Esporte. Atuou como atleta de tênis, conquistando títulos importantes em diversas fases de sua carreira. Marina integra o projeto de desenvolvimento do tênis feminino da CBT.

Para Alexandre Farias, presidente da CBT, capacitar os treinadores, gestores e profissionais é investir diretamente no futuro do esporte no Brasil. “O Workshop Internacional de Tênis representa mais um passo concreto da Confederação Brasileira de Tênis no compromisso com a formação continuada, a inovação metodológica e a conexão com as melhores práticas do tênis mundial. Capacitar nossos treinadores, gestores e profissionais é investir diretamente no futuro dos nossos atletas e no fortalecimento sustentável do esporte em todo o país.” Afirmou Farias.

Cesar Kist, coordenador de Capacitação da CBT, falou sobre as importantes conexões que podem ser feitas durante o evento. “Este é o evento mais importante do nosso Programa de Capacitação. Vamos oferecer conteúdo de altíssimo nível, com especialistas do Brasil e do exterior. Além disso, o Workshop também é uma grande oportunidade de reencontros, conexões e troca de experiências entre profissionais que compartilham a paixão pelo tênis”, destacou Kist.

O Workshop será aberto às 7h30 do sábado com o credenciamento dos participantes e segue com uma grade extensa de conteúdos até o domingo. Entre os temas abordados estão, abordagens práticas para motivação e ensino baseado em jogos, treinamento mental, foco, concentração, controle emocional e confiança, preparação física para tenistas profissionais e amadores, estratégias táticas, transição de fases e trabalho com o público feminino, metodologias para desenvolvimento de atletas desde a base até o alto rendimento.

Informações úteis para os participantes:

Local: Clube Esperia – São Paulo (SP)

Credenciamento: A partir das 07h30 do dia 14 de junho

Início das atividades: 08h00

O que está incluso: palestras, certificado, refeições, material didático, tradução consecutiva, pontuação para SNGP e créditos ITF Academy.

O evento é voltado para professores, treinadores, técnicos, profissionais do tênis, preparadores físicos, estudantes de educação física e todos que buscam aprofundar seus conhecimentos na modalidade. É uma oportunidade única de capacitação e networking com alguns dos maiores especialistas do tênis mundial.

Subscribe
Notificar
guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Lucas Miranda Faria
Lucas Miranda Faria
24 dias atrás

Alguém sabe a: localização?!?! Quem puder: compareça!!!!!

JClaudio
JClaudio
24 dias atrás

A inscrição custa 1.536,00, com desconto pode chegar a 1.224,00.
(faltou os valores na matéria)

José Nilton Dalcim
Admin
23 dias atrás
Responder para  JClaudio

As inscrições terminaram há uma semana e isso foi noticiado no dia do encerramento. Portanto, neste texto, não teria sentido falar disso.

JClaudio
JClaudio
23 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Sim, Dalcim.
Lendo a matéria, fica a impressão que é uma iniciativa, sem custo, feita pela CBT para evolução de profissionais da área (tênis).
O que não ocorre, é um evento pago, organizado pela Confederação Brasileira de Tênis, sendo, que o ex presidente da entidade (Rafael Westrupp), numa entrevista na ESPN, afirmou que o caixa da CBT estava sanado, com uma boa quantia para a popularização do esporte.
Eventos assim, confina o tênis numa bolha, apenas para os bem nascidos.
A entidade deveria buscar caminhos melhores.

José Nilton Dalcim
Admin
23 dias atrás
Responder para  JClaudio

Cursos de especialização são pagos em qualquer lugar do mundo, José Cláudio, seja nos EUA, na Espanha ou na China. E se você acompanhar nosso noticiário, verá que as chamadas de inscrição, com valores bem explicados, sempre foram publicados.

JClaudio
JClaudio
23 dias atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Sem querer ser chato e já sendo chato.
Apenas para citar uma entidade (até a CBF Academy, tem), o COB, através do Instituto Olímpico Brasileiro oferece cursos de especializações grátis, desde saúde mental no esporte, até gerenciamento administrativo (são vários cursos).
Entidades que recebem dinheiro público, no caso a CBT, deveria oferecer em cursos de especializações grátis, direcionados a várias camadas da sociedade, afinal, o tênis deve ter profissionais que não conseguem pagar o valor de um salário minino para um curso de especialização.
Acompanho sempre com interesse as publicações do site Tênis Brasil, um dos melhores sites de esporte que conheço.

Última edição 23 dias atrás by JClaudio

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.