PLACAR

Wang desafia Linette em casa e busca seu 1º título

Xiyu Wang (Foto: Galaxy Holding Group Guangzhou Open)

Guangzhou (China) – Aproveitando o fator casa, a chinesa de 22 anos Xiyu Wang vai disputar sua primeira final de WTA no 250 de Guangzhou. Nesta sexta-feira, ela surpreendeu a belga Greet Minnen, cabeça de chave número 7, vencendo em sets diretos, com o placar final de 6/3 e 6/4, depois de 1h29 de confronto.

Wang já havia chegado a uma final de WTA 125, caindo para a compatriota Qinwen Zheng em Valência 2022. Sua adversária na maior decisão da carreira será a polonesa Magda Linette, que fez valer a condição de principal favorita ao título e derrotou a cazaque Yulia Putintseva na outra semi com parciais de 6/2 e 6/3.

Será a segunda vez que as duas finalistas em Guangzhou medirão forças. O primeiro duelo foi disputado em Hua Hin, na Tailândia, no ano de 2020, com Linette triunfando de virada.

Sexta finalista em casa na história do torneio, Wang se junta às campeãs Na Li (2004), Zi Yan (2005), Shuai Zhang (2013 e 2017) e Qiang Wang (2018) e à vice-campeã Shuai Peng, que foi superada pela russa Vera Zvonareva na decisão.

Além disso, a chinesa é a 16ª jogadora a chegar à sua primeira final WTA em 2023. Sete conquistaram o título: Lin Zhu em Hua Hin, Alycia Parks em Lyon, Marta Kostyuk em Austin, Katie Boulter em Nottingham, Maria Timofeeva em Budapeste, Arantxa Rus em Hamburgo e Ashlyn Krueger em Osaka.

Embora a atual 88 do mundo esteja jogando em casa, para Linette também é uma espécie de retorno ao lar. A polonesa treinou em Guangzhou entre 2014 e 2018, conhece bem o ambiente e até conseguiu cantar um verso de uma música chinesa para encerrar sua entrevista na quadra.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Karlovic oficializa aposentadoria e recebe homenagem da ATP

O melhor duelo entre Djokovic e Murray? Reveja Qatar em 2017

PUBLICIDADE