Wada recorre e Sinner pode pegar até 2 anos de suspensão

Foto: Corinne Dubreuil/FFT

Lausanne (Suíça) – O caso de doping envolvendo Jannik Sinner ganhou novos contornos e o tenista italiano pode sofrer uma dura penalização. Neste sábado, a Agência Mundial Antidoping (Wada) emitiu um comunicado informando que apresentou um recurso ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) na última quinta-feira, apelando contra a decisão da Agência Internacional de Integridade do Tênis, que absolveu o tenista após ter dois testes positivos para a substância clostebol, no mês de março deste ano. Se o recurso for aceito, o atual número 1 do mundo pode levar suspensão de um a dois anos.

Na opinião da Wada, a constatação de que o atleta não teve “nenhuma falha ou negligência” não estava correta sob as regras aplicáveis. Ainda segundo a publicação oficial, a entidade não está buscando a desqualificação de nenhum resultado obtido pelo jogador ao longo da temporada, exceto o que já foi imposto pelo tribunal de primeira instância, com a perda dos 400 pontos referentes à semifinal em Indian Wells, onde os exames foram realizados. Por enquanto, não foram divulgados prazos para uma nova sentença e o recurso deverá ser analisado pelo TAS.

Veja o comunicado da Wada na íntegra:

“A Agência Mundial Antidoping (Wada) confirma que, na quinta-feira, 26 de setembro, apresentou um recurso ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) no caso do tenista italiano Jannik Sinner, que foi considerado por um tribunal independente da Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) como não tendo culpa ou negligência por ter testado positivo duas vezes para clostebol, uma substância proibida, em março de 2024. 

A opinião da Wada é que a constatação de “nenhuma falha ou negligência” não estava correta sob as regras aplicáveis. A Wada está buscando um período de inelegibilidade entre um e dois anos. A Wada não está buscando uma desqualificação de nenhum resultado, exceto o que já foi imposto pelo tribunal de primeira instância. 

Como este assunto está pendente no TAS, a Wada não fará mais comentários neste momento.”

Relembre o caso

Em dois testes realizados em março, durante e depois do torneio de Indian Wells, Sinner testou positivo para uma quantidade ínfima da substância clostebol, que contém anabolizante e portanto está na lista dos produtos proibidos para atletas profissionais.

A Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) suspendeu o atleta, mas ele obteve recurso imediato para seguir no circuito. Sua defesa foi que a substância entrou em seu organismo através do fisioterapeuta, que curou um próprio ferimento com um ‘spray’ comumente utilizado na Itália e que, ao realizar massagem no italiano, causou a contaminação cruzada.

A entidade ouviu todos os envolvidos e concluiu que a explicação era plausível, mas ainda assim retirou os pontos e a premiação obtidos em Indian Wells. Um tribunal independente concordou e o caso só foi divulgado no dia 15 de agosto, depois que Sinner conquistou Cincinnati. Pouco depois, Sinner demitiu o preparador físico Umberto Ferrara e o fisioterapeuta Giacomo Naldi.

Foi então que a Associação Mundial Antidopagem entrou no caso para analisar todos os documentos e decidir se entraria ou não com um novo recurso para questionar a absolvição do italiano. E foi o que aconteceu na última quinta-feira. Agora, caberá ao Tribunal Arbitral do Esporte analisar o recurso e decidir o futuro do tenista.

76 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Maroc Ponti
Maroc Ponti
1 mês atrás

Se fosse anglo-saxao nada seria feito.

Jeferson
Jeferson
1 mês atrás
Responder para  Maroc Ponti

Nada foi feito porque ele é Italiano, nacionalidade de quem manda na ITIA

Jorge Luiz
Jorge Luiz
1 mês atrás

Se aconteceu nas circunstâncias que a defesa alegou e se não houve ganho esportivo não acho que deve haver punição,se for oposto o que a defesa alegou ai a pena deve ser rigorosa, tudo ainda está no campo do “se”

Helton
Helton
1 mês atrás
Responder para  Jorge Luiz

Acho que se ele tivesse tomado a suspensão (igual a todos outros) ele provaria a inocência com um mês e já estaria de volta. O caso já teria sido resolvido.

Federer eterno GOAT
Federer eterno GOAT
1 mês atrás

isso aí, Sinner, não dê bola aos críticos… vc é uma pessoa acima de qualquer suspeita, ao contrário de um certo espanhol e um certo iugoslavo…

Profeta do Kaos
Profeta do Kaos
1 mês atrás
Responder para  Federer eterno GOAT

Se for chorar manda áudio rs

Jeferson
Jeferson
1 mês atrás
Responder para  Federer eterno GOAT

Conheça toda a vida de um certo espanhol e de um certo iugoslavo para fazer julgamento. Sobre o Sinner, ótima pessoa, mas não foi suspenso porque os italianos mandam na ITIA.

André Aguiar
André Aguiar
1 mês atrás

Se o gancho vier, provavelmente será de 6 meses, pouco mais, pouco menos, o que será justo. O Bellucci pegou 5 meses.
Para o bem do tênis, espero que o Sinner faça do limão uma limonada, isto é, aproveite o afastamento para tratar devidamente o quadril a fim de voltar ainda melhor.

Thiago Silva
Thiago Silva
1 mês atrás
Responder para  André Aguiar

Que tratar quadril? Quem acredita que um atleta que tá com lesão no quadril vai ganhar um Masters 1000 e um slam em sequência? Isso aí era pra desviar o foco do doping.

Ricardo
Ricardo
1 mês atrás
Responder para  Thiago Silva

Concordo plenamente, Thiago.

Oscar Riote
Oscar Riote
1 mês atrás
Responder para  Thiago Silva

Federer, Nadal, Djokovic são lendas, mas todos ganharam títulos também com lesões, isso é fato.
Tenis é assim, raro é quem está 100%…

Waldemar Mendes
Waldemar Mendes
1 mês atrás
Responder para  Thiago Silva

Também acho muito estranho isso e acho estranho também um atleta com aquelas perninhas e aqueles bracinhos igual a um cabo de vassoura ser tão agressivo e forte em todos os jogos de todos os torneios que ele participa!

Marcelo
Marcelo
1 mês atrás
Responder para  André Aguiar

A Maurren Maggi pegou 2 anos de suspensão após o uso da mesma substância, clostebol, agora o Sinner teve julgamento secreto sem suspensão alguma, muito injusto com os outros tenistas e sendo privilegiado pq outros atletas já foram suspensos e ele não.

JClaudio
JClaudio
1 mês atrás

O jogador é responsável por aquilo que é encontrado no seu corpo.
Não interessa a quantidade, nem como a substância entrou no corpo.
Estamos falando de jogadores que recebem milhões de dólares, a única obrigação do atleta é estar limpo, ele pode jogar fora de forma, pode jogar machucado, pode jogar com um convite, não pode jogar dopado.
Chama atenção, pessoas respeitadas no mundo no tênis, fazendo o popular “deixa pra lá”, é uma “bobagem”.
O que vale para todos, deveria valer para o Sinner (lembrando que foi pego no dopping, na sua melhor fase no tênis, sintomático).

Haroldo Guimarães
Haroldo Guimarães
1 mês atrás
Responder para  JClaudio

Uma das melhores respostas. A regra tem que ser igual pra todos

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás
Responder para  JClaudio

Com certeza. Tem que ser suspenso como foi a simona até tudo ser muito bem esclarecido. Acabaram com a carreira da halep

Renato B
Renato B
1 mês atrás
Responder para  João Sawao ando

Só pq acabaram com a carreira da Halep tem que acabar com a do Sinner? A Simona recorreu e ganhou, claramente houve “mão pesada” no gancho dela, mas o erro não precisa se repetir. E os casos não são os mesmos, cada caso tem sua caraterística. O que está faltando é critério e, principalmente, bom senso.

Jeferson
Jeferson
1 mês atrás
Responder para  Renato B

Amigo, ele só não foi punido por ser italiano.

Michele
Michele
1 mês atrás
Responder para  Jeferson

Você está completamente mal informado. Houve casos parecidos com o dele e o resultado foi o mesmo, sem suspensão e punição. Ele não foi culpado pelo que aconteceu e por isso foi absolvido. Espero que você também se veja em uma situação que não teve culpa e seja punido. Quero ver como se sente. Vão querer quota puni-lo apenas para mostrar a torcedores ignorantes e aos outros tenistas igualmente ignorantes que os órgãos punem tanto os realmente dopados e aqueles inocentes.

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás
Responder para  Renato B

O gancho tem que ser dado até tudo ser esclarecido…simples assim

gilmar
gilmar
1 mês atrás
Responder para  João Sawao ando

verdade

Fernando
Fernando
1 mês atrás
Responder para  JClaudio

“a única obrigação do atleta é estar limpo”.

Basicamente, todo atleta de elite usa substâncias dopantes.

Lance Armstrong passou por mais de 500 testes na carreira. A eficácia dos sistemas de controle permite isso como ele bem explicou. Sabendo disso, é inevitável neste nível.

Renato B
Renato B
1 mês atrás
Responder para  Fernando

Aproveitando o gancho do caso do Armstrong, quando o Djokovic se negou a fazer o teste antes do jogo um diretor de uma equipe de ciclismo questionou muito, dizendo que tem substâncias que se diluem ao longo da prova ( ou partida no caso do tênis) e quando o atleta vai fazer o antidoping já está “limpo”.

Carlos
Carlos
1 mês atrás
Responder para  Renato B

Então todo atleta é suspeito, gênio.

Marcelo Costa
Marcelo Costa
1 mês atrás
Responder para  Renato B

Qto tempo dura esse seu “doping ” vamos supor que o atleta que você está acusando opte por fazer o tal exame pós jogo, pra dar tempo da substância desaparecer, conforme suas palavras, então no começo do set o adversário se machuca e o jogo se encerra, como a substância iria sumir?
Perdão mas se tem tanta teoria pra nada de conspiração

Luiz Afonso
Luiz Afonso
1 mês atrás
Responder para  JClaudio

“O jogador é responsável por aquilo que é encontrado no seu corpo. Não interessa a quantidade, nem como a substância entrou no corpo.”
Você dizer que “não interessa como a substância entrou no corpo” e “nem a quantidade”, não faz sentido. É claro que interessa, tanto a quantidade como de que forma ocorreu”. Principalmente para definição do tipo e do tempo de punição.
Imagina no caso de contaminação em laboratório, como já ocorreu em outros casos? Que o atleta não tem o menor controle.
Especificamente no caso do Sinner, eu acho que a alegação de que a contaminação se deu por causa do fisioterapeuta, é insuficiente. Não o exime. Agora, considerando ainda a quantidade ínfima, como dizem os especialistas, já dá para enxergar uma presunção real de inocência.
Por fim, no caso do Sinner, e que eu considero mais relevante, nunca vi alguém parar de se dopar e melhorar seu próprio rendimento, como aconteceu depois do episódio.

SANDRO
SANDRO
1 mês atrás
Responder para  JClaudio

Injustiças não podem ser repetidas! Não é porque a HALEP foi perseguida injustamente que o SINNER também deve ser… Sinner não é culpado e não deve ser punido!

Marcelo Costa
Marcelo Costa
1 mês atrás
Responder para  SANDRO

Sandro qual o limite? Vamos poupar sinner, mas se houver outro caso? Um atleta top 100, longe dos chefoes da atp, temos também que ser tão complacentes?
O próximo atleta poderá culpar o fisioterapeuta, o creme de massagem, a falta de luva ou a pequena quantidade.
Qual o limite

José Afonso
José Afonso
1 mês atrás
Responder para  Marcelo Costa

Não houve intenção nem melhora de performance?

Não pune, simples assim. Independentemente de ranking.

Paulo Mala
Paulo Mala
1 mês atrás

Estão querendo fazer ele de boi de piranha.
Ele não é tão carismático como um Alcaraz, um Nadal, ou rentável como um Djokovic.

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás
Responder para  Paulo Mala

Não. Tem que ser tratado igual como todos os outros atletas foram .nao há porque ter desigualdade.

Oscar Riote
Oscar Riote
1 mês atrás
Responder para  João Sawao ando

Mas não é a mesma situação ou doping igual outros como Halep, Sharapova, Bia…
Situações diferentes, são resultados diferentes.
E se erraram com algum desses, um erro não justifica outro.

André Aguiar
André Aguiar
1 mês atrás
Responder para  Oscar Riote

Não erraram com nenhum desses (acrescentaria ainda o Jarry, Bellucci, Cañas, Coria, Puerta, Chela). A questão não é a intencionalidade ou a quantidade detectada, cujo julgamento acontece algum tempo depois da confirmação do teste. Nesse meio tempo, há a aplicação de uma suspensão automática (1 ano, salvo engano), como vimos em todos os casos citados. O tribunal, reunido no tempo devido, levando em conta as provas apresentadas pela defesa do atleta, poderá manter, aumentar ou reduzir o tempo da suspensão.
O Sinner foi o primeiro nos últimos anos a escapar dessa sanção automática. Fizeram uma espécie de julgamento expedito e extemporâneo para livrá-lo de um afastamento, por menor que fosse. Isso é que causou espanto e mal-estar no meio tenístico.
O caso do Agassi, nos anos 90, foi ainda pior, pelo fato da ATP encobrir o resultado positivo (ainda que de uma droga recreativa), para, segundo ela, não “manchar a imagem do esporte”. Preferiu negociar direta e secretamente com o tenista um curto período de afastamento camuflado. Os cartolas da ATP da época devem ter ficado furiosos quando o norte-americano revelou a tramóia anos depois na sua autobiografia.

Oscar Riote
Oscar Riote
1 mês atrás
Responder para  André Aguiar

Só que todos esses outros casos tiveram uma diferença gritante com a do Sinner: o caso dele não foi uma substância ingerida, dosagem ínfima e nem é utilizada pra fins de ganhos de performance no mundo esportivo.
As características do caso dele é muito mais branda do que a dos outros suspensos. Então seria injusto dar a ele o mesmo tipo de punição.

Michele
Michele
1 mês atrás
Responder para  André Aguiar

Não houve nada de anormal no caso do Sinner. Houve casos no passado que envolveram a mesma substância e situações parecidas e o atleta também foi absolvido. Não compare o caso dele com o de outros atletas em que a substância e a quantidade era outra. Situações diferentes, sentenças diferentes.

Renato B
Renato B
1 mês atrás
Responder para  Oscar Riote

Exatamente

Jeferson
Jeferson
1 mês atrás
Responder para  Oscar Riote

Mas não erraram com ele, tanto que deu positivo nos dois testes. O erro foi a ITIA, comandada por italianos proteger um compatriota.

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás
Responder para  Oscar Riote

Não houve erro a substância foi encontrada dentro do corpo dele.

Waldemar Mendes
Waldemar Mendes
1 mês atrás
Responder para  Paulo Mala

Nenhum desses tenistas são carismáticos ….
Todos são rentáveis!
Elegante, simpático,educado e carismático , já se aposentou!
Roger Federer!
Esse é o cara!!!!!

Haroldo Guimarães
Haroldo Guimarães
1 mês atrás

O que me chamou atenção aqui, porquê ele demitiu o fisioterapeuta e o preparador? Tornou os dois réus sem absolvição. Então se foram culpados , que seja por negligência, o Sinner merece a punição, que seja de 6 meses. Talvez se não tivesse demitido e assumido que iriam tomar mais cuidados, a Wada não fizesse nada.

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás
Responder para  Haroldo Guimarães

Não. Tem que ser suspenso até tudo ser esclarecido assim como foi no caso da halep .maggi.bellucci .bia maia.

Michele
Michele
1 mês atrás
Responder para  Haroldo Guimarães

Porque tanto o fisioterapeuta e o preparador físico erraram ao utilizar um produto proibido. Após usar o produto, o preparador fez massagem no Sinner e nesse momento foi a contaminação. Você manteria empregados dois funcionários que cometeram um erro gravíssimo que pode custar a sua carreira? Manteria? Eu não.

José Afonso
José Afonso
1 mês atrás
Responder para  Haroldo Guimarães

Eles erraram, o Sinner não.

Logo eles mereceram punição e o Sinner não.

É difícil de entender?

José Alexandre
José Alexandre
1 mês atrás

Pensando bem: uma coisa é ele não ter se dopado dolosamente, outra coisa é não ter tomado todas precauções para que essa substância não fosse parar no seu organismo.

Rodrigo Affonso Silveira Guerr
Rodrigo Affonso Silveira Guerr
1 mês atrás
Responder para  José Alexandre

Eu não concordo em “crucificar” o Sinner. O problema do doping no esporte (não só no tênis) é muito maior do que o “caso o Sinner”. O Sinner até tentou vencer um Grand Slam sem se dopar.

Guilherme
Guilherme
1 mês atrás

Doping é crime e precisa ser punido. A imensa maioria dos jogadores joga limpo. Pode ser primeiro ou último do ranking, não deixa de ser trapaça grosseira

Djair
Djair
1 mês atrás

Trapaceiro! Isso é o que ele é! Todo mundo foi suspenso. Ele não. A trapaça está aí!

Michele
Michele
1 mês atrás
Responder para  Djair

Ele não foi suspenso porque não teve culpa. Tente se informar antes de dar opinião. Os que foram suspensos tinham culpa. Aí está a diferença.

Evandro
Evandro
1 mês atrás

Acho que o recurso é correto, pois restabelece a credibilidade dessas instituições, que é o que precisa ser sempre preservada. Sinner também ganha com isso, porque todos ganham. Acaba essa aura de privilégio.

hyrata hykeno abe
hyrata hykeno abe
1 mês atrás

Até que enfim a WADA se manifesta coerente com o que faz contra todos que caem no mesmo caso que Sinner: suspensão apesar de não ser responsável direto. Esse caso deixou de ser sobre o atleta, Sinner, e, sim, sobre a WADA. Puna um como pune a todos, simples assim.

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás
Responder para  hyrata hykeno abe

Concordo com você abe

José Afonso
José Afonso
1 mês atrás
Responder para  hyrata hykeno abe

Cada caso é um caso.

Pela sua brilhante lógica, teriam a mesma punição uma pessoa que atropelou e matou alguém:
– porque quis matar;
– porque estava mexendo no celular enquanto dirigia;
– porque a pessoa pulou na frente do carro de repente.

Alexandre
Alexandre
1 mês atrás

É o certo igual pra todos

Sergio Senaga
Sergio Senaga
1 mês atrás

Eu acho que essa atitude da WADA de pedir a suspensão
do Sinner por 1 a 2 anos, após ter sido julgado e
declarado inocente é descabida, desproporcional e mal
intencionada.
A WADA, órgão mundial de regulação de doping,
deveria ser a primeira a entender o que é doping e ter no
seu comando pessoas de bom senso para exercer essa
função. Doping esportivo por definição, em qualquer
dicionário, é o uso de substâncias, drogas ou métodos
ilícitos para melhorar o rendimento esportivo.
Ora, no caso do Sinner claramente não houve a intenção
de tirar vantagens esportivas e devido a quantidade
ínfima da substância encontrada, houve uma explicação
plausível para a sua contaminação. Lembro ainda que o
clostebol também é encontrado em muitas pomadas
ginecológicas e qualquer atleta pode se contaminar em
relações sexuais, sem saber.
Considero, essa atitude da WADA, uma apunhalada nas
costas do Sinner como foi a apunhalada nas costas da
Mônica Seles, há 30 anos, quando era número 1 do
mundo e com 19 anos, por um fã alemão da Steffi Graf e que, com
certeza, mudou a história do tênis feminino.
Para finalizar, pergunto qual a intenção da WADA em
tentar reabrir algo que já foi julgado e considerado
inocente.
Será que é para aparecer por se tratar do número 1 do
mundo?
Ou, à quem a WADA quer beneficiar? Neste caso, não
seria um ´´doping judicial para trazer vantagens
esportivas a outrem fora das quadras esportivas?

Beto
Beto
1 mês atrás

Piada esta revisao

Marcelo Krebs
Marcelo Krebs
1 mês atrás

Demorou né Wada. Suspensão já!

AMAURI FREITAS
AMAURI FREITAS
1 mês atrás

É bem isso mesmo as regras tem valer pra todos,Sharapova,Halepe e outros foram condenados,o Siner tem que ser também,justiça seja feita.

José Afonso
José Afonso
1 mês atrás
Responder para  AMAURI FREITAS

Cada caso é um caso.

Pela sua brilhante lógica, teriam a mesma punição uma pessoa que atropelou e matou alguém:
– porque quis matar;
– porque estava mexendo no celular enquanto dirigia;
– porque a pessoa pulou na frente do carro de repente.

Alberto
Alberto
1 mês atrás

Na minha opinião, o caso deve ser de simples defesa. O jogador deve provar que a pomada que ele alega, tinha a substância proibida, não influenciou nos resultados. Já perdeu os 400 pontos relativos aos testes da WADA. O que não pode acontecer é deixar a dúvida tomar conta deste caso. Ele vai perder muito mais com isto. Respeito, credibilidade, amizades e vai ser acusado o resto dos seus dias.

Paulo Almeida
Paulo Almeida
1 mês atrás

O que a WADA decidir estará decidido. A regra vale para todos.

eduardo schebuk
eduardo schebuk
1 mês atrás

Só tentando entender, se o cara é inocente, por que demitiu os fisioterapeutas? Caracas, senhor Sinner, você acaba de assumir a culpa e deu de bandeja para a a tal WADA argumentos necessários para lhe suspender, merecidamente, pelo erro de ter demitido os caras, se estava com a inocência provada.-

Luiz Afonso
Luiz Afonso
1 mês atrás
Responder para  eduardo schebuk

Serio que você está questionando a demissão?
Olha o prejuízo que o fisioterapeuta deu para ele. O cara tem a obrigação de saber que o produto que ele está manuseando pode contaminar o atleta.
Corretíssima a demissão.

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás
Responder para  Luiz Afonso

A partir do momento que ele demite dois integrantes da equipe 5 meses depois do teste ela coloca a cabeça dele na forca

Marcelo Reis
Marcelo Reis
1 mês atrás

Se ficar comprovado por A + B que a pomada, através do fisioterapeuta, entrou em seu corpo, e ainda assim ele for punido, considerarei esta decisão um retrocesso civilizatório e um desserviço ao mundo dos esportes.

Essa conversa de que o atleta é responsável pelo que entra no seu corpo é muito bonita na teoria, mas há variáveis que não se controlam, como PARECE ser este o caso. Um doping INADVERTIDO, causado por OUTRA pessoa e com uma quantidade RIDÍCULA não deveria gerar punição em nenhuma hipótese. Nenhuma.

Marcelo Costa
Marcelo Costa
1 mês atrás
Responder para  Marcelo Reis

Lembra da nossa atleta Maurren que usou um creme depilatorio, ali foi um atraso também?
Sinner precisa ser duramente investigado como halep, Bia, bellucci etc foram.

Marcelo Reis
Marcelo Reis
1 mês atrás
Responder para  Marcelo Costa

O caso dela é mais uma aberração, assim como dezenas de outros.

Ninguém honesto é contra investigações. Toda suspeita deve ser investigada. Mas leia com atenção: eu disse que se ficar comprovado a não-intencionalidade do Sinner, levando em conta o que sabemos até então, ele não merece ser punido. Minha opinião. Mesmo assim, já o foi com a retirada dos pontos + premiação, além de ter sido achincalhado nas redes.

Marcelo Costa
Marcelo Costa
1 mês atrás
Responder para  Marcelo Reis

Se você achar um jeito de devolver a carreira vitoriosa da halep estarei de acordo.

Marcelo Reis
Marcelo Reis
1 mês atrás
Responder para  Marcelo Costa

Você deseja que o sistema continue errando para castigar um atleta, só porque outros tantos foram castigados injustamente no passado? Se sim, esse raciocínio é bem cruel.

Alexandre
Alexandre
1 mês atrás

É o certo

SANDRO
SANDRO
1 mês atrás

Voltamos à época das “TREVAS DA INQUISIÇÃO”??? Só falta agora acusar SINNER de bruxaria e queimá-lo em uma fogueira em plena praça pública!!! Que perseguição totalmente descabida dessa WADA contra o SINNER !!!

Alex
Alex
1 mês atrás

Como creio que todos nós, admiro o tênis bem jogado. Sinner joga muito.
É agradável vê-lo jogar.
Sua técnica exibida envolve muita dedicação, cuidados alimentares, cuidados com o corpo, treinamentos exaustivos, agendas crucificantes, tudo para atingir performances absurdas e constantes, necessárias para que qualquer atleta individual ganhe títulos.
Uma simples negligência em qualquer dos requisitos básicos pode rapidamente levar um campeão ao mais completo fracasso.
E Sinner se descuidou em algo condenável. Responsável direto ou indireto? Falta culposa ou dolosa? Não é o caso. É o único responsável perante as regras de igualdade competitiva.
Não irá se livrar do rótulo de atleta privilegiado em face do tratamento desigual que lhe foi proporcionado.
O fato do organismo de controle ser gerido por italianos é imediatamente vinculado como pretexto/justificativa para tal desigualdade.
Essa mácula já foi criada. Se permanecerá ou não sendo citada a todo momento não se sabe.
Talvez esse fato da WADA ter se manifestado de forma contundente possa enfim dar a clamada transparência que todo esse imbróglio causou.
Claro que o tempo decorrido, e em especial as diversas manifestações, vem conspirando para a ampliação desse caso.
O que se deseja é a isonomia de tratamento. A WADA, ao tomar para si as rédeas do caso, certamente tem isso em mente.
Tomara que ajam visando o retorno da isonomia. Que não visem exclusivamente saciar a vontade de uns em detrimento de outros, mas que finalmente julguem o caso dentro do regramento geral, por todos conhecido, e devedamente respeitado.
E que, em caso de comprovada transgressão, dolosa ou não, que as eventuais penalidades, caso venham a ocorrer, sejam aplicadas sem qualquer vestígio de parcialidade ou privilégios.
É o que eu sinceramente gostaria que veisse a ocorrer.

Jader
Jader
1 mês atrás

Fosse Russo seria condenado a prisão perpétua

José Airton
José Airton
1 mês atrás

Gosto muito do Sinner, mas se ele não for suspenso, vai ficar p sempre essa sensaçao de impunidade e ele é jovem, vai superar…

Renato
Renato
1 mês atrás

Cada um tem q assumir seus erros. Se foi encontrada substância proibida, tem q ser punido. O complexo de vira-lata de alguns brasileiros dá nojo.

José Afonso
José Afonso
1 mês atrás
Responder para  Renato

Se um atleta, por exemplo, consome suplemento contaminado com fração ínfima de substância proibida e sem nenhuma consequência na performance, ele tem que ser punido? Quanta inteligência.

Marcos
Marcos
1 mês atrás

O tenista Kyrgios, embora habilidoso e já está fora do circuito, deveria procurar algo de mais útil para fazer como, por exemplo, uma expedição ao outback australiano a fim de conhecer melhor a vida dos cangurus e, quem sabe, se manifestar em público com um tema mais interessante do que uma mera opinião sobre o assunto sem o conhecimento dos respectivos detalhes, pois mais se parece com inveja do equilíbrio psicológico de um menino de 22 anos, equilíbrio esse que nunca teve em sua carreira.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.