Berlim (Alemanha) – Com uma grande atuação neste sábado, Marketa Vondrousova garantiu seu lugar na final do WTA 500 de Berlim. A tcheca de 25 anos e campeã de Wimbledon em 2023 eliminou Aryna Sabalenka, número 1 do mundo, com parciais de 6/2 e 6/4 em apenas 1h21 de partida.
Esta foi a quarta vitória de Vondrousova em oito jogos contra Sabalenka, mas a primeira desde que a bielorrussa assumiu a liderança do ranking. Vencedora de dois torneios da WTA, com evidente destaque para o Grand Slam londrino há duas temporadas, ela disputa a sétima final da carreira e pode enfrentar a chinesa Xinyu Wang ou a russa Liudmila Samsonova.
Ex-número 6 do mundo, Vondrousova operou o ombro no ano passado e também voltou a sofrer com a mesma lesão no início da temporada. Por isso, aparece atualmente apenas no 162° lugar do ranking da WTA. Com os resultados de momento, fica muito perto de voltar ao top 100.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Fiquei muito tempo sem jogar e já fico feliz por estar de volta saudável. Sou muito grata por jogar essas partidas. Quando vi a chave aqui, pensei: ‘OK, vamos tentar vencer a primeira rodada’. E então, agora isso está acontecendo”, comentou Vondrousova, que também venceu nomes como Madison Keys e Ons Jabeur no torneio.
Straight Sets & a Spectacular Performance by Marketa Vondrousova 👏#BTO pic.twitter.com/XnKriZyETh
— wta (@WTA) June 21, 2025
Já Sabalenka segue sem títulos na grama em sua carreira profissional e disputou seu único torneio preparatório para Wimbledon. A número 1 do mundo já disputou sete finais no ano, foi campeã em Brisbane, Miami e Madri e ficou com o vice no Australian Open, Stuttgart, Indian Wells e Roland Garros.
Tcheca usou variações e não deu ritmo para Sabalenka
Apesar de ter enfrentado dois break-points logo em seu primeiro game de serviço, Vondrousova conseguiu evitar a quebra e não teve mais o serviço ameaçado no set inicial. Reconhecida por sua variedade de recursos, a tcheca abusou das curtinhas e lobs para não dar ritmo a Sabalenka e conseguiu duas quebras no primeiro set. A bielorrussa fez um winner a mais, 12 a 11, mas cometeu 15 erros contra apenas 8.
So close, but it’s in! Marketa #Vondrousova paints the line. 🖌️#BTO pic.twitter.com/hhtut2MtPH
— Berlin Tennis Open (@berlin_tennis) June 21, 2025
O segundo set começou com uma quebra a favor de Sabalenka, que saiu vencendo por 2/0, mas Vondrousova buscou o empate de imediato. A tcheca ainda salvou um break-point no momento em que perdia por 3/2. Já quando o placar estava empatado por 4/4, voltou a quebrar.
Sacando para o jogo, Vondrousova enfrentou um 0-40 e se livrou, com direito a um ótimo segundo saque no último break-point. Apesar da pressão de Sabalenka, que salvou quatro match-points na partida anterior, contra Elena Rybakina, a tcheca manteve o serviço e consolidou a vitória em sets diretos. Ela fez menos winners, 22 contra 26 de Sabalenka, mas a número 1 do mundo cometeu 30 erros não-forçados contra apenas 12.
Vondrousova dá aula na grama! Escolhe seu vasto leque de golpes com muita precisão! É um deleite para os olhos!
Sim, vê-la jogar é muito prazeroso para quem gosta de tênis jogado com talento e variação de golpes. Muito bom mesmo tê-la de volta, jogando muito bem e saudável. Acho que vai causar algumas surpresas em Wimbledon.
Exatamente, mas prefiro jogo te habilidade técnica só que tem uns aqui que prefere grosseria ou jogo reativo de pouca técnica como a Iga faz aí é fazer o que ,né.
Pois é cara ela é uma grande jogadora de grama,mas á pergunta é a sua consistência porque se tiver terá chances em Winbledon, então não coloquei entre as 5 como postulantes na grama sagrada por causa disso.
Flavio, o que pode atrapalhar são as lesões recorrentes! Estando saudável, ela é uma das favoritas sim
Queria que essa menina não sofresse tanto com lesões. Certamente estaria no top 10. Gosto de vê -la jogar! Não imaginava uma vitória em sets diretos, imaginava um pouco mais de dificuldade.
Não sou muito chegada a temporada de grama, mas é preciso dizer que ela rende muitas surpresas nos resultados!
Moça a temporada na grama na minha opinião são os mais legais de se ver aliado ao Winbledom, slam mais importante de todos, que é o meu slam preferido. A Marketa joga com habilidade que poucas tem isso no tênis feminino atualmente, mas o problema dela é sua baixa consistência porque se tivesse o nível físico um pouco da Sabalenka ou da Iga aí certamente estaria no top 10 e também teria um leque de conquistas.
Sabalenka perde demais na hora do vamo ver. Tá vacilando demais. Eliminou Swiatek na semifinal de RG e Perdeu a final e ontem eliminou Rybakina e perdeu a semi. desequilibrio total.