Vondrousova tem grande atuação e derruba Sabalenka na grama

Marketa Vondrousova (Foto: Berlin Tennis Open)

Berlim (Alemanha) – Com uma grande atuação neste sábado, Marketa Vondrousova garantiu seu lugar na final do WTA 500 de Berlim. A tcheca de 25 anos e campeã de Wimbledon em 2023 eliminou Aryna Sabalenka, número 1 do mundo, com parciais de 6/2 e 6/4 em apenas 1h21 de partida.

Esta foi a quarta vitória de Vondrousova em oito jogos contra Sabalenka, mas a primeira desde que a bielorrussa assumiu a liderança do ranking. Vencedora de dois torneios da WTA, com evidente destaque para o Grand Slam londrino há duas temporadas, ela disputa a sétima final da carreira e pode enfrentar a chinesa Xinyu Wang ou a russa Liudmila Samsonova. A decisão será às 7h (de Brasília).

Ex-número 6 do mundo, Vondrousova operou o ombro no ano passado e também voltou a sofrer com a mesma lesão no início da temporada. Por isso, aparece atualmente apenas no 164° lugar do ranking da WTA. Com os resultados de momento, fica muito perto de voltar ao top 100.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

“Fiquei muito tempo sem jogar e já fico feliz por estar de volta saudável. Sou muito grata por jogar essas partidas. Quando vi a chave aqui, pensei: ‘OK, vamos tentar vencer a primeira rodada’. E então, agora isso está acontecendo”, comentou Vondrousova, que também venceu nomes como Madison Keys e Ons Jabeur no torneio.

Já Sabalenka segue sem títulos na grama em sua carreira profissional e disputou seu único torneio preparatório para Wimbledon. A número 1 do mundo já disputou sete finais no ano, foi campeã em Brisbane, Miami e Madri e ficou com o vice no Australian Open, Stuttgart, Indian Wells e Roland Garros.

Tcheca usou variações e não deu ritmo para Sabalenka

Apesar de ter enfrentado dois break-points logo em seu primeiro game de serviço, Vondrousova conseguiu evitar a quebra e não teve mais o serviço ameaçado no set inicial. Reconhecida por sua variedade de recursos, a tcheca abusou das curtinhas e lobs para não dar ritmo a Sabalenka e conseguiu duas quebras no primeiro set. A bielorrussa fez um winner a mais, 12 a 11, mas cometeu 15 erros contra apenas 8.

O segundo set começou com uma quebra a favor de Sabalenka, que saiu vencendo por 2/0, mas Vondrousova buscou o empate de imediato. A tcheca ainda salvou um break-point no momento em que perdia por 3/2. Já quando o placar estava empatado por 4/4, voltou a quebrar.

Sacando para o jogo, Vondrousova enfrentou um 0-40 e se livrou, com direito a um ótimo segundo saque no último break-point. Apesar da pressão de Sabalenka, que salvou quatro match-points na partida anterior, contra Elena Rybakina, a tcheca manteve o serviço e consolidou a vitória em sets diretos. Ela fez menos winners, 22 contra 26 de Sabalenka, mas a número 1 do mundo cometeu 30 erros não-forçados contra apenas 12.

Subscribe
Notificar
guest
13 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Fernando Venezian
Fernando Venezian
21 dias atrás

Vondrousova dá aula na grama! Escolhe seu vasto leque de golpes com muita precisão! É um deleite para os olhos!

Paulo A.
Paulo A.
21 dias atrás
Responder para  Fernando Venezian

Sim, vê-la jogar é muito prazeroso para quem gosta de tênis jogado com talento e variação de golpes. Muito bom mesmo tê-la de volta, jogando muito bem e saudável. Acho que vai causar algumas surpresas em Wimbledon.

Flávio
Flávio
21 dias atrás
Responder para  Paulo A.

Exatamente, mas prefiro jogo te habilidade técnica só que tem uns aqui que prefere grosseria ou jogo reativo de pouca técnica como a Iga faz aí é fazer o que ,né.

Flávio
Flávio
21 dias atrás
Responder para  Fernando Venezian

Pois é cara ela é uma grande jogadora de grama,mas á pergunta é a sua consistência porque se tiver terá chances em Winbledon, então não coloquei entre as 5 como postulantes na grama sagrada por causa disso.

Fernando Venezian
Fernando Venezian
21 dias atrás
Responder para  Flávio

Flavio, o que pode atrapalhar são as lesões recorrentes! Estando saudável, ela é uma das favoritas sim

Flávio
Flávio
21 dias atrás
Responder para  Fernando Venezian

N grama é verdade, mas como eu disse antes ela é oscilante por isso não coloquei entre as 5 postulantes à Winbledom.

Vivi
Vivi
21 dias atrás

Queria que essa menina não sofresse tanto com lesões. Certamente estaria no top 10. Gosto de vê -la jogar! Não imaginava uma vitória em sets diretos, imaginava um pouco mais de dificuldade.
Não sou muito chegada a temporada de grama, mas é preciso dizer que ela rende muitas surpresas nos resultados!

Flávio
Flávio
21 dias atrás
Responder para  Vivi

Moça a temporada na grama na minha opinião são os mais legais de se ver aliado ao Winbledom, slam mais importante de todos, que é o meu slam preferido. A Marketa joga com habilidade que poucas tem isso no tênis feminino atualmente, mas o problema dela é sua baixa consistência porque se tivesse o nível físico um pouco da Sabalenka ou da Iga aí certamente estaria no top 10 e também teria um leque de conquistas.

Marcio Xavier
Marcio Xavier
21 dias atrás

Sabalenka perde demais na hora do vamo ver. Tá vacilando demais. Eliminou Swiatek na semifinal de RG e Perdeu a final e ontem eliminou Rybakina e perdeu a semi. desequilibrio total.

Ramiro
Ramiro
21 dias atrás
Responder para  Marcio Xavier

verdade…
No entanto, ela ganhou da Rybáquina “por um milímetro”, jujstamente “na hora do vamo ver”

Flávio
Flávio
20 dias atrás
Responder para  Ramiro

A tal” Rybáquina” que você fala não existe mais amigo, pois o seu mental esta em frangalhos por culpa dos problemas pessoais dela mesma e o título que venceu no saibro este ano, há poucos dias antes de RG, parece que foi acidente de percurso.

Anderson Barbosa Paim
Anderson Barbosa Paim
21 dias atrás

n 162 ganha da n 1! Isso é o tênis feminino.

pedrofalme@gmail.com
pedrofalme@gmail.com
20 dias atrás
Responder para  Anderson Barbosa Paim

Tênis é um contra um, não sei se já jogou tênis, meu caro, mas é assim que funciona…
Também não entendi o comentário sobre o tênis feminino, ficou meio dúbio, mas, espero que tenha sido num contexto positivo…

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.