Melbourne (Austrália) – Um dia depois de conquistar o título de duplas do torneio juvenil de tênis em cadeira de rodas do Australian Open, Vitória Miranda também foi campeã em simples, garantindo assim o quinto Grand Slam para o tênis brasileiro na modalidade. A mineira de 17 anos venceu na final a norte-americana Sabina Czauz por 0/6, 6/3 e 7/6 (10-4).
“Obrigada a todos que acompanharam a gente nessa jornada. Ainda estou em choque. A gente vem trabalhando muito para isso, com minha equipe, a minha psicóloga. O tênis é uma montanha russa”, disse Vitória na cerimônia de premiação. A final foi uma revanche para a brasileira, que havia sido superada pela rival durante a fase de grupos.
Vitória já havia vencido nas duplas, ao lado da belga Luna Gryp. Este foi o quarto Grand Slam que a brasileira disputa no tênis em cadeira de rodas. Ela foi finalista em simples e duplas do US Open no ano passado e também jogou a final de duplas de Roland Garros na última temporada. Além disso, disputou a chave juvenil em Nova York também no ano de 2023.
+ História, chaves, prêmios, recordes: clique aqui e saiba tudo do Australian Open
“É a realização de um sonho. Consegui dar o meu melhor aqui na Austrália e sair com o título de simples e de duplas. Estou muito feliz em ver que toda a minha dedicação está dando resultado. Agora, é hora de voltar para casa, analisar o que posso melhorar e seguir trabalhando para os próximos torneios”, afirmou a jovem tenista.
Cinco Grand Slam para o Brasil no tênis em cadeira de rodas
Líder do ranking juvenil no tênis em cadeira de rodas, Vitória Miranda ocupa a 39ª posição entre as profissionais. Ela repete o feito da brasiliense Jade Lanai, hoje de 20 anos, que ganhou os dois primeiros títulos de Grand Slam do Brasil na modalidade, em simples e duplas do US Open juvenil em 2022. Na Austrália, o veterano catarinense Ymanitu Silva já foi finalista de duplas da divisão Quad em 2023.
Também em Melbourne, o também mineiro Luiz Calixto foi campeão de duplas na última sexta-feira, jogando ao lado do norte-americano Charlie Cooper. Os dois jovens tenistas brasileiros treinam com o técnico Leo Butija, em Belo Horizonte.
“A cada campeonato que a Vitória disputa, fica mais madura e vai aprendendo mais com os jogos. Ela vai jogar Júnior nos Grand Slam este ano e quer vencer. E já vamos mesclar com torneios profissionais, à medida que os resultados forem aparecendo”, disse o técnico em recente entrevista a TenisBrasil em dezembro. “E o desenvolvimento do Luiz tem me surpreendido também. Com pouco mais de dois anos no tênis, já é o sétimo do mundo no juvenil e 150 na categoria profissional”.
Leia mais:
Após título nas duplas, Vitória Miranda quer também triunfar em simples
Vitória Miranda e Luiz Calixto disputam o Australian Open pela 1ª vez
Parabéns pela luta e dedicação!!! Tenis já um esporte difícil, imagina em cadeira de rodas…Show!!!
Tenista top demais! Parabéns ao time e a todos os envolvidos no crescimento dessa incrível atleta.
emporiodotenista.com.br
Vitoria Miranda fecha o juvenil de forma perfeita! Agora começa um novo ciclo na carreira. Sucesso para o novo fenômeno do tênis brasileiro!
Parabéns.
Fez jus ao nome (Vitória).
Vida longa no tenis para vc.
Que maravilha! Depois de sair de um primeiro set dificílimo!!! Parabens grande vitoria!!!!