Doha (Qatar) – Campeã do Australian Open, a cazaque Elena Rybakina vinha de nove vitórias seguidas até cruzar com a jovem Victoria Mboko nesta quinta-feira. Em duelo válido pelas quartas de final do WTA 1000 de Doha, a canadense levou a melhor, triunfando com parciais de 7/5, 4/6 e 6/4 para encerrar a invencibilidade da número 3 do mundo.
A canadense de 19 anos dá um passo enorme para fazer sua estreia no top 10. Ela está subindo provisoriamente do 13º para o décimo lugar no ranking, atingindo a melhor marca da carreira, mas ainda pode ser superada se perder na próxima partida e a tcheca Karolina Muchova terminar o torneio com o título.
“Esta semana está sendo insana. Eu não esperava um resultado assim. Estou pensando em um dia de cada vez. Foi uma grande partida contra a Elena, ela está em ótimo momento, então é uma honra dividir a quadra com ela e espero jogar com ela mais vezes”, disse Mboko na entrevista em quadra. Ela marca sua segunda vitória em quatro jogos contra Rybakina no circuito profissional.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Para garantir sua vaga entre as 10 melhores do mundo sem depender de ninguém, Mboko precisa vencer a imprevisível letã Jelena Ostapenko, que abriu o dia na quadra central batendo a italiana Elisabetta Cocciareto em sets diretos, com o placar final de 7/5 e 6/4. Será a primeira vez que as duas medirão forças pelo circuito profissional. Ostapenko, de 28 anos e 24ª do ranking, busca sua terceira final em Doha e a segunda consecutiva. “Acho que ela jogando muito bem durante toda a semana e vou precisar do meu melhor tênis”, avaliou a canadense.
Calm, cool, and collected 😮💨
Vicky Mboko takes out Rybakina on her fourth match point 🦾 #QatarTotalEnergiesOpen pic.twitter.com/6LsxqzdzYs
— Tennis Channel (@TennisChannel) February 12, 2026
Apesar dos 11 aces de Rybakina no jogo desta quinta-feira, Mboko criou 12 break-points diante da cazaque e conseguiu seis quebras, permitindo cinco quebras à sua adversária. Rybakina fez mais winners, 34 a 33, e até cometeu menos erros, 38 contra 41.
No primeiro set, a canadense também mostrou poder de reação, já que estava perdendo pro 5/3 e fez quatro games seguidos. Ela recebeu atendimento para o punho direito no intervalo entre os sets.
Rybakina reagiu na segunda parcial, com duas quebras e enfrentando somente um break-point. Ela fez cinco aces no set. A cazaque esteve muito próxima de consolidar a virada e chegou a liderar o último set por 4/2, mas Mboko devolveu a quebra no oitavo game e venceu os últimos quatro games da partida.












Que maravilha ver essa rápida ascensão dessa garota. Joga o fino o tênis com uma frieza glacial.
Parabéns, Vitória, por essa bela vitória!
Essa canadense é diferenciada. Chegou p ficar.
Gosto do jogo dela, muita personalidade.
Essa lindinha vai dar o que falar.
Certamente!!!
Conforme previsto, um jogo muito disputado….bela vitória da Mboko. Mas ainda aposto na Ostapenko campeã. Vai ser um duelo bem equilibrado….final antecipada.