Cincinnati (EUA) – No encontro entre duas jogadoras vindas do quali, a francesa Varvara Gracheva levou a melhor sobre a jovem alemã de 20 anos Ella Seidel para chegar às quartas de final do WTA 1000 de Cincinnati. Atual 103ª do ranking, a francesa de 25 anos marcou as parciais de 2/6, 6/1 e 6/1 para fazer sua melhor campanha em torneios deste nível.
“É muito especial para mim. Esse é um torneio que eu costumava furar o quali e até vencer a primeira rodada, mas depois perder para uma cabeça de chave”, disse Gracheva, que nos últimos anos havia sido eliminada por Daria Kasatkina e Iga Swiatek na segunda rodada de Cincinnati. “Estou muito orgulhosa de mim mesma e sou muito grata ao meu time que me trouxe até aqui”.
Com os resultados de momento, Gracheva volta ao top 100 e está chegando ao 83º lugar. Seu melhor ranking é o 39º lugar. A campanha da francesa tem duas vitórias contra cabeças de chave, a norte-americana Sofia Kenin e a tcheca Karolina Muchova. Ela também havia vencido a convidada Katie Volynets na estreia. Já Seidel, 125ª do ranking, havia derrotado as também anfitriãs Emma Navarro e McCartney Kessler.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Gracheva fez mais que o dobro de winners, 26 a 12, e cometeu 41 erros contra 51 de Seidel, que sofreu muito fisicamente em um dia de calor. “No começo jogo não executei tão bem o plano que havia traçado com meu técnico. Estava muito quente e, no fim do primeiro set, ela estava jogando muito bem, com uma bola muito rápida com o saque e o forehand”, comentou a francesa. “Tentei fazer o básico, porque antes estava cometendo muitos erros e duvidando muito. Voltar ao básico funcionou e tentei manter isso o máximo possível. Super feliz com o resultado”.
Kudermetova se emociona com a classificação
A última vaga nas quartas de final é da russa Veronika Kudermetova, ex-top 10 e atual 36ª do ranking, que venceu a polonesa Magda Linette, 40ª colocada por 6/4 e 6/3. A experiente russa venceu os dois duelos anteriores contra Gracheva, realizados em 2021 e 2022. “Foi um jogo difícil, porque eu queria muito vencer. E às vezes, quando você quer muito, acaba não jogando seu melhor. Mas tentei manter o foco, jogar ponto a ponto e seguir meu plano de jogo. Foi uma partida muito sólida da minha parte”, disse Kudermetova, que fez 19 a 10 nos winners e cometeu 39 erros contra 43.
A russa tenta alcançar sua terceira semifinal de WTA 1000 e igualar as campanhas de 2023 em Roma e Madri. Ela reconhece que não vinha repetindo os mesmos resultados das últimas temporadas e que pensou até mesmo em parar de jogar. “Os dois últimos anos foram muito difíceis. Não joguei meu melhor tênis e não tive nenhum bom resultado. Às vezes eu estava tão frustrada que pensava até em parar de jogar. Tentei ter mais positiva esse ano, minha irmã mais nova [Polina] foi finalista em Brisbane e isso me deu muita motivação”.