Nova York (EUA) – Abrindo a segunda rodada da chave feminina do US Open, as veteranas Victoria Azarenka e Anastasia Pavlyuchenkova mediram forças para ver quem seguiria em frente na competição. Ex-número 1 do mundo, a bielorrussa prevaleceu em sets diretos, derrotando a russa com duplo 6/3 anotado em 1h27 de confronto.
Esta foi a 100ª vitória da carreira de Vika em Grand Slam disputados quadras duras, se tornando apenas a quinta mulher desde a Era Aberta a atingir tal marca. Além da bielorrussa, as outras quatro que marcaram pelo menos uma centena de vitórias nesta condição são as norte-americanas Lindsay Davenport, Venus e Serena Williams e a alemã Steffi Graf.
De volta à terceira rodada de Grand Slam depois de um ano inteiro, igualando a campanha da temporada passada em Nova York, a três vezes vice-campeã do torneio espera agora pela vencedora do duelo entre a norte-americana Jessica Pegula, cabeça de chave número 4, e a russa Anna Blinkova.
Eliminada nas estreias do Australian Open e de Wimbledon e na segunda rodada em Roland Garros, a bielorrussa de 36 anos mostrou uma enorme capacidade de recuperação no primeiro set contra Pavlyuchenkova, que vence os três primeiros games da partida e depois sofreu três quebras seguidas para amargar um “pneu” moral, perdendo seis games em sequência.
Pavlyuchenkova também começou na frente na segunda parcial, abrindo a disputa com quebra no primeiro game, mas novamente permitiu a reação de Vika, que faturou os próximos quatro games, com dois breaks consecutivos. A bielorrussa então precisou apenas administrar a vantagem para garantir a vitória.